por Janffs » Seg Dez 24, 2012 01:07
Se a expressão

independe de x, com a e b reais, então a + b vale
A) -4
B) -6
C) -8
D) -10
E) -12
A solução da equação

é
A)
![\left[log\frac{1}{10} \right] \left[log\frac{1}{10} \right]](/latexrender/pictures/ef995d0821e8f981e7cb5bbcd76d73c0.png)
B)
![\left[log\frac{1}{20} \right] \left[log\frac{1}{20} \right]](/latexrender/pictures/5f9dfa7381b392da373415e274c9c0b9.png)
C)
![\left[log\frac{1}{30} \right] \left[log\frac{1}{30} \right]](/latexrender/pictures/658aa4e990e1cf774bfb61401fd6a87d.png)
D)
![\left[log\frac{3}{2} \right] \left[log\frac{3}{2} \right]](/latexrender/pictures/34fdc31cc7d05decbc136334f8474b02.png)
E)
![\left[log\frac{2}{3} \right] \left[log\frac{2}{3} \right]](/latexrender/pictures/ff01d25f1a6f58bad35c88bc63782bd9.png)
Se

e

, onde
![i=\sqrt[]{-1} i=\sqrt[]{-1}](/latexrender/pictures/7dc91cc10f3c198f0d5943cc25d7dc57.png)
, então o módulo de

é igual a:
A)

B)
![\frac{\sqrt[]{2}}{2} \frac{\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/3e7a67a6d458831b40b1454b389ed266.png)
C)
![\frac{\sqrt[]{3}}{2} \frac{\sqrt[]{3}}{2}](/latexrender/pictures/21682d7c1e802e9b52a99c01850489c4.png)
D)
![\frac{\sqrt[]{3}}{3} \frac{\sqrt[]{3}}{3}](/latexrender/pictures/80dc3f3832b00aa8da65bd3ac29edf6d.png)
E)
![\sqrt[]{3} \sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/b84ccc0f808c82dca2d7b0f887c64445.png)
Será que alguem me ajuda por favor........
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Janffs
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por e8group » Seg Dez 24, 2012 11:30
Dada uma função

, ela é dita "independente de x " quando ela é constante,isto é ,qualquer valor real que

assumir temos que o resultado de

é o mesmo .
Vamos supor que

.
Onde :

é uma constante real para qualquer

real .
Agora multiplicando ambos lados por

(Claro que (

)segue ,

.
Perceba que esta igualdade de polinômios só será verdadeira quando os seus respectivos coeficientes forem iguais . Portanto ,

.
Tente concluir ....
No segundo exercício ,note que:

.
Ora , se as bases são diferentes e seus repectivos expoentes são iguais . Quando esta igualdade é verdadeira ? Qual o valor que

deve assumir ?
OBS.: Próxima vez post apenas um exercício por tópico ,além disso seria muito importante expor sua dúvida .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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