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Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores

Mensagempor Tibinhas » Seg Jun 25, 2012 19:24

\frac{2+\sqrt[]{3}}{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2+\sqrt[]{3}}}+\frac{2-\sqrt[]{3}}{\sqrt[]{2}-\sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}}

O exercício pede para simplificar essa expressão, na resposta esta \sqrt[]{2}
tentei raciona-la fazendo a diferença de dois quadrados, mas cai em uma conta muito dificil
Tibinhas
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Re: Racionalização de denominadores

Mensagempor emsbp » Sáb Jul 07, 2012 18:13

Boa tarde.
Também tentei racionalizar e não cheguei à solução indicada.
Explico o meu raciocínio:
1º racionalizei as duas parcelas, utilizando o conjugado do denominador.
2º simplifiquei ao máximo o numerador, ficando com denominador igual a 3.
Seguiu o mesmo processo?


Obrigado
emsbp
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Re: Racionalização de denominadores

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Jul 07, 2012 22:29

Boa Noite.
Há um tempo atrás tentei resolver esta mesma questão e consegui com o auxílio do Luiz Aquino.
Vou postar a resolução que recebi (com algumas alterações).

\displaystyle\frac{[(2+\sqrt3)(\sqrt2-\sqrt{2-\sqrt3})]+[(2-\sqrt3)(\sqrt2+\sqrt{2+\sqrt3})]}{(\sqrt2+\sqrt{2+\sqrt3})(\sqrt2-\sqrt{2-\sqrt3})}
Denominador:
2-\sqrt2\sqrt{2-\sqrt3}+\sqrt2.\sqrt{2+\sqrt3}-1

1-\sqrt2\sqrt{2-\sqrt3}+\sqrt2.\sqrt{2+\sqrt3}

1-\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)

Racionalizando:
\left[{1-\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\right]\left[{1+\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\right]=

= 1^2-\left[\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\right]^2

=1 - 2\left(2-\sqrt{3} - 2\cdot 1 + 2+\sqrt{3}\right)

=-3

Numerador: 2\sqrt2-2\sqrt{2-\sqrt3}+\sqrt{6}-\sqrt{3}\cdot\sqrt{(2-\sqrt3)}+2\sqrt2+2\sqrt{2+\sqrt3}-\sqrt6-\sqrt{3}\cdot\sqrt{(2+\sqrt3)}

4\sqrt{2}-2\sqrt{2-\sqrt3}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt3}+2\sqrt{2+\sqrt3}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt3

"Racionalizando":
\left(4\sqrt{2}-2\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right. \left.+\,2\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\left[{1+\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\right]
Parte 1)
\left(4\sqrt{2}-2\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right. \left.+\,2\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\cdot 1 =

\left(4\sqrt{2}-2\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right. \left.+\,2\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)

Parte 2)

\left(4\sqrt{2}-2\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right. \left.+\,2\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)\cdot\sqrt{2}\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)=

8\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right) -2\sqrt{2}\left(2-\sqrt{3}-1\right) -\sqrt{6}\left(2-\sqrt{3}-1\right) +2\sqrt{2}\left(1-2-\sqrt{3}\right) -\sqrt{6}\left(1-2-\sqrt{3}\right)=

8\left(\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{2+\sqrt{3}}\right) + 2\sqrt{2}

Somando a Parte 1) com a Parte 2), temos que:

6\sqrt{2} + 6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}} -\,6\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}

Dessa forma, por enquanto temos que a expressão original é equivalente a:

\frac{6\sqrt{2} + 6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}} -6\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}}{-3}

Essa expressão é igual a um número. Vamos chamar esse número de c.

c = \frac{6\sqrt{2} + 6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}} -6\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}}{-3}

Vamos arrumar essa equação de outra forma.

-3c - 6\sqrt{2} = 6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}} \,-6\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}

Elevando ao quadrado ambos os membros, temos que:

\left(-3c - 6\sqrt{2}\right)^2 = \left(6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right. \left.\,-6\sqrt{2+\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)^2

9c^2 + 36\sqrt{2}c + 72 = \left(6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right)^2

-2\left(6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right)\left(\,6\sqrt{2+\sqrt{3}}+\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)

\left(\,6\sqrt{2+\sqrt{3}}+\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)^2

Vamos resolver separadamente cada parte do segundo membro.

Parte 1)

\left(6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right)^2 = 36\left(2-\sqrt{3}\right) - 12\sqrt{3}\left(2-\sqrt{3}\right) + 3\left(2-\sqrt{3}\right)

= 114 - 63\sqrt{3}

Parte 2)

-2\left(6\sqrt{2-\sqrt{3}}-\sqrt{3}\sqrt{2-\sqrt{3}}\right)\left(\,6\sqrt{2+\sqrt{3}}+\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)=

= -2\left(36 + 6\sqrt{3}\right -6\sqrt{3} - 3) = -66

Parte 3)

\left(\,6\sqrt{2+\sqrt{3}}+\sqrt{3}\sqrt{2+\sqrt{3}}\right)^2 = 36\left(2+\sqrt{3}\right) + 12\sqrt{3}\left(2+\sqrt{3}\right) + 3\left(2+\sqrt{3}\right)

= 114 + 63\sqrt{3}

Substituindo essas três partes na equação anterior, temos que:

9c^2 + 36\sqrt{2}c + 72 = 114 - 63\sqrt{3} - 66 + 114 + 63\sqrt{3}

9c^2 + 36\sqrt{2}c -90 = 0

c^2 + 4\sqrt{2}c - 10 = 0

Resolvendo essa equação, obtemos c_1 = -5\sqrt{2} e c_2 = \sqrt{2} .

Analisando a expressão numérica original, percebemos que ela deve ser positiva. Portanto, a única possibilidade válida é c = \sqrt{2}.
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Re: Racionalização de denominadores

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Jul 07, 2012 22:29

Tempo depois, consegui resolver de uma maneira menos trabalhosa utilizando uma fórmula de transformação de radicais duplos:
\sqrt{a\pm\sqrt{b}} = \sqrt{\frac{a+\sqrt{a^2-b}}{2}}\pm\sqrt{\frac{a-\sqrt{a^2-b}}{2}}
Assim, no denominador teríamos:
\sqrt{2\pm\sqrt{3}} = \frac{\sqrt{6}}{2} \pm \frac{\sqrt{2}}{2}
Da expressão original:
\frac{2+\sqrt3}{\sqrt2+\frac{\sqrt{6}}{2}+\frac{\sqrt{2}}{2}} + \frac{2-\sqrt3}{\sqrt2+\frac{\sqrt{6}}{2}-\frac{\sqrt{2}}{2}}

\frac{4+2\sqrt3}{3\sqrt2+\sqrt6} + \frac{4-2\sqrt3}{3\sqrt2-\sqrt6}

\frac{12\sqrt2 - 4\sqrt6 + 6\sqrt6 - 2\sqrt18}{12} + \frac{12\sqrt2 + 4\sqrt6 - 6\sqrt6 - 2\sqrt18}{12}

\frac{24\sqrt2 - 4\sqrt{3^2.2}}{12}

\frac{12\sqrt12}{12}

\sqrt2
:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?