por Renatinha » Qua Nov 17, 2010 19:09
a)Escreva uma equação do segundo grau, na forma ax²+bx+c=0, com a, b e
c inteiros, e que tenha raízes -2/3 e 4/5.
b) Recorde a definição da razão áurea e descubra qual a relação que a
equação x²?x?1=0 tem com este conceito. (exercício retirado do Material de Apoio,
disciplina 2, tema 3, tópico/página 6)
c) Obtenha dois números ímpares consecutivos e positivos cujo produto seja
igual a 195.
2.
( Resolva a inequação
x²?x?2
x?x²
?0 , sendo x?? . Sugestão: Use figuras
para encontrar as regiões onde cada um dos trinômios é positivo, negativo e onde o
trinômio no numerador é nulo, e então os coloque convenientemente, um em baixo do
outro para localizar as regiões onde a inequação é satisfeita.
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por DanielFerreira » Qua Nov 17, 2010 20:06
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por ricardoorpinelli » Sáb Nov 20, 2010 21:04
Que coisa feia em Renatinha............
Uma matemática formada........ com duvidas deste nivel no curso de pós graduação???
Será que seu orientador do REDEFOR sabe disso???
Quer um conselho.... faça faculdade de novo... pois vc está prejudicando os alunos que infelizmente tem uma professora tão vazia como vc.
Está ai mais um dos motivos pelos quais a educação publica é horrivel.
Professores formados aos montes.. e sem preparo nenhum.
LAMENTÁVEL
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por MarceloFantini » Sáb Nov 20, 2010 21:27
Ricardo Pinelli, se o seu propósito aqui no fórum é apenas criticar destrutivamente, sua presença não é bem-vinda. Isto não leva a nada, além de estar ofendendo às pessoas que vem aqui procurar ajuda.
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por ricardoorpinelli » Sáb Nov 20, 2010 22:55
Me desculpe ilustre colaborador.
Mas isso não é pedido de ajuda, é outra coisa. sinto muito se nossa concepções sobre o que é ajudar e o que é fazer o trabalho de alguém que deveria estar buscando pelo conhecimento, é completamente diferente.
Citarei aqui a regra 1 deste fórum, e que no caso em questão não foi em momento algum seguida.
"Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;"
A minha indignação está somente nisso. Como alunos que se dizem pós graduandos não conseguem ao menos iniciar o raciocinio dedutivo destes exercícios de COLEGIAL.
Se ter um espírito crítico não faz parte deste fórum, e se este fórum é um mero resolvedor de listas. Realmente não serei bem vindo aqui.
Fiz uma crítica construtiva, só isso.
meu nome é Ricardo Orpinelli.
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por MarceloFantini » Dom Nov 21, 2010 01:10
Então acredito que você se indignará com o fórum inteiro, pois posso afirmar que em quase 100% dos casos essa regra não é seguida (infelizmente). Eu concordo com a sua crítica, apenas acho que a maneira como a colocou é muito ofensiva e desrespeitosa.
Futuro MATEMÁTICO
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por ricardoorpinelli » Dom Nov 21, 2010 09:38
ok.... a mesma resposta que dei no outro tópico.
abraços
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por Renatinha » Dom Nov 21, 2010 10:02
Bom Dia!
Sei quem é você e não é da área,é o Paulo Cezar
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por ricardoorpinelli » Dom Nov 21, 2010 12:07
Cara Renatinha, se é que esse é mesmo o seu nome.
Não perca seu tempo tentando adivinhar quem sou, pois ao contrário de muitos, escrevo aqui o meu verdadeiro nome RICARDO ORPINELLI. Sou da área sim, formado em Matemática (bacharelado) pela Federal Fluminense (UFRJ) e pós graduado em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Apesar de não necessitar aqui decorrer sobre minha vida acadêmica.
Direcione o seu tempo em preencher as lacunas que a sua fraca graduação lhe proporcionou. Como por exemplo tentar resolver seus exercícios de "pós graduação(?)" e ai sim postar aqui suas duvidas, e não se esqueça, no seu curso da REDEFOR vc irá fazer uma avaliação sobre tudo isso que vc anda copiando daqui e ai minha querida, sinto muito lhe informar, mas não vai ter fórum no dia da prova.
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por Erasmo Magalhaes » Seg Nov 22, 2010 01:23
Caro ricardoorpinelli
Achei um absurdo as asneiras que escreveu para a renetinha, pode até saber um pouco de matemática, mais , não sabe respeitar as pessoas, não adianta nada saber matemática, se propor a ajudar e ser um estúpido como assim demonstrou. Deveriam excluí-lo deste tão sério fórum.
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por danidinizz » Seg Nov 22, 2010 09:39
oi
Mas que saco ... ele vai em todas pra criticar ! Não acredito que eu podia estar estudando e estou aqui indignada com as barbaridades que este cidadão fica escrevendo .. caro amigo , vai lavar louça ,ja que não tem nada mais importante para fazer
Desculpe , mais não aguentei
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por DanielFerreira » Seg Nov 22, 2010 18:00
Ricardo,
como vc afirma ser formado por um Instituição e não sabe a sigla?!
UFRJ # UFF!!!
entenda # (diferente)
Cara Renatinha, se é que esse é mesmo o seu nome.
Não perca seu tempo tentando adivinhar quem sou, pois ao contrário de muitos, escrevo aqui o meu verdadeiro nome RICARDO ORPINELLI. Sou da área sim, formado em Matemática (bacharelado) pela Federal Fluminense (UFRJ) e pós graduado em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Apesar de não necessitar aqui decorrer sobre minha vida acadêmica.
Direcione o seu tempo em preencher as lacunas que a sua fraca graduação lhe proporcionou. Como por exemplo tentar resolver seus exercícios de "pós graduação(?)" e ai sim postar aqui suas duvidas, e não se esqueça, no seu curso da REDEFOR vc irá fazer uma avaliação sobre tudo isso que vc anda copiando daqui e ai minha querida, sinto muito lhe informar, mas não vai ter fórum no dia da prova.
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por Molina » Seg Nov 22, 2010 23:47
Boa noite!
Tentamos trabalhar num ambiente democrático, onde quem tem dúvidas entra para saná-las e quem tem o prazer de ajudar os outros usuários assim o faça. Procuro ajudar tanto alguém que cria um tópico perguntando quanto é 2 + 2 quanto aquele que faz perguntar de nível superior (limite, derivada, integral, etc.)
Confesso que o propósito do site (
AjudaMatematica.com! Discutindo caminhos, compartilhando idéias: - resoluções, + ajudas) muitas vezes não é seguido. É difícil "dar uma aula" por aqui, através de um comentário. O que eu tento fazer é mostrar não só a resposta, mas sim, toda a resolução da forma mais detalhada possível. As vezes falta paciência; as vezes falta tempo; e as vezes não tem como fazer a não ser dar a resposta que a pessoa deseja obter.
Quando um dia navegando pela internet achei o fórum e me registrei, não estava buscando uma explicação de algum problema. O que eu queria mesmo era o resultado! Mas não bastava o resultado por si só, precisava saber como chegar até lá. Acredito que 99% entra aqui pelo mesmo objetivo: obter a solução num menor tempo possível. Até que ponto vale apena eu dar uma aula de trigonometria aqui e a pessoa que colocou a pergunta não se manifestar nem em "entendi", "não entendi", "obrigado", "foi um lixo sua explicação", etc.
Não sei se a discussão aqui do fórum é algo pessoal ou não. Mas coisa do tipo: "vai estudar" eu não gostaria de ler quando eu postasse alguma dúvida. É um assunto chato de se tratar e garanto que preferia estar respondendo as
mensagens sem respostas do que tendo que tratar desse assunto. É raro ver um tópico com 10+ respostas e este que tem é só discussão.
Quem frequenta aqui a algum tempo sabe que sou uma pessoa super acessível e sempre me coloco a disposição para ajudar em qualquer sentido. Ninguém é dono da verdade e estamos "reunidos" por sermos semelhantes na questão matemática.
Obrigado a todos! O funcionamento do fórum depende de vocês.

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por caseveras » Ter Nov 23, 2010 10:04
Quando maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada. [ Adolf Hitler ]
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por Maria Helena » Ter Nov 15, 2011 21:12
MarceloFantini escreveu:Então acredito que você se indignará com o fórum inteiro, pois posso afirmar que em quase 100% dos casos essa regra não é seguida (infelizmente). Eu concordo com a sua crítica, apenas acho que a maneira como a colocou é muito ofensiva e desrespeitosa.
Estou perplexa com uma pessoa que nem o Ricardo... Realmente ele não leu a citação de Shakespeare no ínicio, que fala sobre os tolos... E com certeza ele não deve conhecer a ilustre frase de Eisten, onde diz " que o ignorante afirma a sua ignorância através de suas palavras e indignações e o verdadeiro sábio fica calado." Não estamos aqui pra julgar ninguém, e sim se possível ajudar. Agora lhe pergunto Ricardo vc tem PHD em Matemática, Física nuclear ou algo desse tipo? Com certeza não...
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por rubronegro » Qui Mai 26, 2011 21:41
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Qui Mai 26, 2011 21:41
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por Zanatta » Qua Abr 24, 2013 20:42
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Qua Abr 24, 2013 20:42
Conjuntos
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por angeloka » Qui Out 21, 2010 21:17
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Seg Nov 22, 2010 10:29
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por angeloka » Ter Nov 02, 2010 15:32
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Ter Nov 02, 2010 18:31
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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