por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 15:17
Um pêndulo simples de massa m = 0,3 kg e comprimento L = 0,80 m é abandonado na posição A , passando pela posição B com velocidade Vb = 3 m/s . Sabendo que cos = 0,8 calcule:
a) a velocidade na posição C;
b)a tração no fio na posição C;
resposta a ) 3,5
b)7,6 N
eu consigueria fazer a segunda se conseguisse fazer a primeira. pois sei que a tração no ponto mais baixo vai ser a peso + força centrípeta porém não consigo axar a velocidade no primeiro exercício,
No primeiro exercício não consigo é achar a altura A ou B como procedo? coloco na forma da energia mecânica , sabendo que energia potencial em c é nula pois é o ponto mais baixo. e fica
Ecc = Ecb + ecpb ou ecc = epa
não consigo achar nenhuma energia potencial , alguém em ajuda ?

desenho tá um pouco desproporcional,
alguém pode me ajuda ?
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por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 18:37
Adotando o ponto C como referência, temos que a altura no ponto B será

. Usando energia mecânica:

Energia potencial no final (ponto C) é zero, logo:

De onde sai que

. Substituindo numericamente, encontramos

.
Para o item b), no ponto mais baixo da trajetória temos que a soma resultante é

, e assim

. Substituindo numericamente, encontramos

.
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por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 19:52
desculpa mais porque altura vai ser L - Lcosteta ???
Não intendi
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por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 20:05
Medido do teto, a altura da bolinha na posição C é o comprimento do fio, L. Quando a bolinha está na posição B, a altura em relação a sua posição será a componente vertical do fio, que é

. Assim, a distância menor que está embaixo, que é a que nós queremos, será a altura da posição C menos a altura da posição B.
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por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 20:13
Quando a bolinha está na posição B, a altura em relação a sua posição será a componente vertical do fio, que é L
tem alguma explicação para isso ?
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por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 23:28
Trace uma paralela a horizontal que passa pela bolinha e pela vertical da posição C. Você tem um triângulo retângulo de hipotenusa L e um dos angulos

tal que

. Seja h o cateto na vertical, então temos

. Tente desenhar e visualizará melhor.
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por gustavoluiss » Qua Set 07, 2011 01:55
que isso amigo não sei se é falha minha mais não consegui imaginar esse plano que você falo, eu intendi o que você falo mais não me veio a imagem a cabeça pode desenhar no paint ? e posta no imageshak
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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