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funçao quadratica

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Mensagempor stanley tiago » Qua Abr 20, 2011 16:12

considere a funçao f\left(x \right)= ax^2+bx+c .
Sabendo que f\left(1 \right)= 4 , f\left(2 \right)=0 ,  f\left(3 \right)=-2,
diga quanto vale o produto abc


eu acho q é assim q deselvolve isso ;

f\left(1 \right)= a(1)^2+1b+c --- a+b+c=4

f\left(2 \right)= a(2)^2+2b+c --- 4a+2b+c=0

f\left(3 \right)= a(3)^2+2b+c --- 9a+3b+c=-2

\begin{vmatrix}
   a+b+c=4 &   \\ 
4a+2b+c=0 \\  
9a+3b+c=-2  \\ 
    
\end{vmatrix} mas apartir daqui nao saiu mais nada !
stanley tiago
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Re: funçao quadratica

Mensagempor NMiguel » Qua Abr 20, 2011 19:49

\begin{vmatrix}
   a+b+c=4 &   \\ 
4a+2b+c=0 \\  
9a+3b+c=-2  \\ 
    
\end{vmatrix}

fazendo L1 <- L1-L2 e L2 <- L2-L3

\begin{vmatrix}
   -3a-b=4 &   \\ 
-5a-b=2 \\  
9a+3b+c=-2  \\ 
    
\end{vmatrix}

fazendo L1 <- L1-L2

\begin{vmatrix}
   2a=2 &   \\ 
-5a-b=2 \\  
9a+3b+c=-2  \\ 
    
\end{vmatrix}

Da primeira linha da matriz obtemos a=1;
Da segunda linha e de a=1 obtemos b=-7;
Da terceira linha, de a=1 e de b=-7 obtemos c=10;
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Re: funçao quadratica

Mensagempor stanley tiago » Qua Abr 20, 2011 22:05

desculpa eu acho q te confundi esse exercicio é de função do 2° grau e não de matriz

considere a funçao f\left(x \right)= ax^2+bx+c .
Sabendo que f\left(1 \right)= 4 , f\left(2 \right)=0 ,  f\left(3 \right)=-2,
diga quanto vale o produto abc
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Re: funçao quadratica

Mensagempor NMiguel » Qui Abr 21, 2011 10:53

Não me confundiste. Eu simplesmente peguei no sistema de 3 equações que colocaste e resolvi-o da forma matricial. Qualquer matriz representa um sistema de equações lineares e qualquer sistema de equações lineares pode ser escrito como uma matriz.

Quando eu obtive a=1, b=-7 e c=10, isto significa que a tua função do segundo grau é f(x)=x^2-7x+10.

Assim, a resposta à tua pergunta, "quanto vale o produto abc", é -70.
NMiguel
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?