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Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor leticiamarinho_ » Dom Mar 13, 2011 14:16

Eu estava fazendo uma equação, a principio consegui fazer boa parte dela, por soma e produto, mas o problema mesmo apareceu bem no finalzinho:

A soma dos quadrados das raizes da equação x²-12+m=0 é igual a 90. O numero real de m é tal que:

RESP) m é divisivel por 9.

Bom,eu comecei fazendo uma condição de existencia, onde m é diferente de zero
depoois fiz soma e produto, onde S= 12 e P=m,
depois eu fiz o que o enunciado diz, a soma dos quadrados das raizes:

12²+m²=90
144+m²=90
m= ?54

pronto, foi ai que eu parei, raiz de 54 nao é divisivel por 9, e agora?
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor Molina » Dom Mar 13, 2011 14:28

Boa tarde, Letícia.

Você está se confundindo na parte que define que S e P. Veja que realmente S = 12 e P = m, porém, 12 e m não são as raízes da equação. O que você busca no artifício de Soma e Produto é realmente achar números que somados dão 12 e multiplicados dão m. Esses números que estamos procurando é que são as raízes, que você posteriormente elevaria ao quadrado, somaria e igualaria a 90.

Minha sugestão é você fazer o desenvolvimento por Báskara desta equação. Você vai encontrar duas raízes, por exemplo, a e b. Daí então que você faz:

a^2+b^2=90

Ficou claro agora? :y:
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor leticiamarinho_ » Dom Mar 13, 2011 14:54

Eu pensei nisso, e tentei desenvolver, mas como vou desenvolver baskara numa equação com a incognita m? simplesmente travei.
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor Molina » Dom Mar 13, 2011 15:18

leticiamarinho_ escreveu:Eu pensei nisso, e tentei desenvolver, mas como vou desenvolver baskara numa equação com a incognita m? simplesmente travei.


Vamos lá:

x^2-12+m=0

\Delta = b^2 - 4ac

\Delta = 144 - 4m

x=\frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}

x=\frac{12 \pm \sqrt{144 - 4m}}{2} \Rightarrow x=\frac{12 + \sqrt{144 - 4m}}{2} e x=\frac{12 - \sqrt{144 - 4m}}{2}

Essas são as raízes. Acredito que elevando-as ao quadrado, e depois somando, ao igualar 90 você chegará ao gabarito que m é multiplo de 9.

Caso não consiga, me informe que depois tento para você.

Bom estudo!
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 13, 2011 15:20

leticiamarinho_ escreveu: A soma dos quadrados das raízes da equação x^2-12+m=0 é igual a 90. O numero real de m é tal que:

RESP) m é divisivel por 9.


A equação do exercício é essa mesma que você escreveu ou seria x^2-12x+m=0 ?

Dica
Lembre-se que a^2+b^2 = (a+b)^2- 2ab.
Editado pela última vez por LuizAquino em Dom Mar 13, 2011 15:34, em um total de 2 vezes.
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor Molina » Dom Mar 13, 2011 15:27

LuizAquino escreveu:
leticiamarinho_ escreveu: A soma dos quadrados das raízes da equação x^2-12+m=0 é igual a 90. O numero real de m é tal que:

RESP) m é divisivel por 9.


A equação do exercício é essa mesma que você escreveu ou seria x^2-12x+m=0 ?

Dica
Lembre-se que a^2+b^2 = (a+b)^2- 2ab.

Bem observado, Luiz.

Mas considerei que não passou de um erro de digitação.

Vamos aguardar a confirmação dela.

Abraços.
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor leticiamarinho_ » Seg Mar 14, 2011 14:08

Molina, consegui fazer o exercicio usando as raizes que voce me mostrou, Obrigada *-* Nem acredito que consegui, OBRIGADA
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Re: Finalizando uma Eq do 2ºGrau

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 14, 2011 14:30

Olá leticiamarinho_,

Afinal de contas, a equação do exercício é x^2-12x+m=0 ou x^2- 12 +m=0 ?

Em qualquer um dos casos, a forma mais simples de resolver o exercício é usando o produto notável: x_1^2 + x_2^2 = (x_1 + x_2)^2-2x_1x_2.

Vejamos como ficaria para cada equação.

Equação 1: x^2-12x+m=0

Sabemos pelos dados do exercício que: x_1+x_2 = 12, x_1x_2 = m e x_1^2+x_2^2 = 90.

Usando o produto notável indicado acima, temos que 90 = 12^2-2m, de onde obtemos que m = 27.

Equação 2: x^2-12+m=0

Sabemos pelos dados do exercício que: x_1+x_2 = 0, x_1x_2 = -12+m e x_1^2+x_2^2 = 90.

Novamente usando o produto notável indicado acima, temos que 90 = 0^2-2(-12+m), de onde obtemos que m = -33.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?