por leticiamarinho_ » Dom Mar 13, 2011 14:16
Eu estava fazendo uma equação, a principio consegui fazer boa parte dela, por soma e produto, mas o problema mesmo apareceu bem no finalzinho:
A soma dos quadrados das raizes da equação x²-12+m=0 é igual a 90. O numero real de m é tal que:
RESP) m é divisivel por 9.
Bom,eu comecei fazendo uma condição de existencia, onde m é diferente de zero
depoois fiz soma e produto, onde S= 12 e P=m,
depois eu fiz o que o enunciado diz, a soma dos quadrados das raizes:
12²+m²=90
144+m²=90
m= ?54
pronto, foi ai que eu parei, raiz de 54 nao é divisivel por 9, e agora?
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por Molina » Dom Mar 13, 2011 14:28
Boa tarde, Letícia.
Você está se confundindo na parte que define que S e P. Veja que realmente
S = 12 e
P = m, porém,
12 e
m não são as raízes da equação. O que você busca no artifício de Soma e Produto é realmente achar números que somados dão
12 e multiplicados dão
m. Esses números que estamos procurando é que são as raízes, que você posteriormente elevaria ao quadrado, somaria e igualaria a 90.
Minha sugestão é você fazer o desenvolvimento por Báskara desta equação. Você vai encontrar duas raízes, por exemplo,
a e
b. Daí então que você faz:

Ficou claro agora?

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por leticiamarinho_ » Dom Mar 13, 2011 14:54
Eu pensei nisso, e tentei desenvolver, mas como vou desenvolver baskara numa equação com a incognita m? simplesmente travei.
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por Molina » Dom Mar 13, 2011 15:18
leticiamarinho_ escreveu:Eu pensei nisso, e tentei desenvolver, mas como vou desenvolver baskara numa equação com a incognita m? simplesmente travei.
Vamos lá:





e

Essas são as raízes. Acredito que elevando-as ao quadrado, e depois somando, ao igualar 90 você chegará ao gabarito que m é multiplo de 9.
Caso não consiga, me informe que depois tento para você.
Bom estudo!
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por LuizAquino » Dom Mar 13, 2011 15:20
leticiamarinho_ escreveu: A soma dos quadrados das raízes da equação

é igual a 90. O numero real de m é tal que:
RESP) m é divisivel por 9.
A equação do exercício é essa mesma que você escreveu ou seria

?
DicaLembre-se que

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Dom Mar 13, 2011 15:34, em um total de 2 vezes.
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por Molina » Dom Mar 13, 2011 15:27
LuizAquino escreveu:leticiamarinho_ escreveu: A soma dos quadrados das raízes da equação

é igual a 90. O numero real de m é tal que:
RESP) m é divisivel por 9.
A equação do exercício é essa mesma que você escreveu ou seria

?
DicaLembre-se que

.
Bem observado, Luiz.
Mas considerei que não passou de um erro de digitação.
Vamos aguardar a confirmação dela.
Abraços.
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por leticiamarinho_ » Seg Mar 14, 2011 14:08
Molina, consegui fazer o exercicio usando as raizes que voce me mostrou, Obrigada *-* Nem acredito que consegui, OBRIGADA
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por LuizAquino » Seg Mar 14, 2011 14:30
Olá leticiamarinho_,
Afinal de contas, a equação do exercício é

ou

?
Em qualquer um dos casos, a forma mais simples de resolver o exercício é usando o produto notável:

.
Vejamos como ficaria para cada equação.
Equação 1:

Sabemos pelos dados do exercício que:

,

e

.
Usando o produto notável indicado acima, temos que

, de onde obtemos que
m = 27.
Equação 2:

Sabemos pelos dados do exercício que:

,

e

.
Novamente usando o produto notável indicado acima, temos que

, de onde obtemos que
m = -33.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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