por fernandocez » Qui Mar 03, 2011 17:26
Caro amigos do Forum, essa eu pensei que ia matar fácil mas quebrei a cara.
36. Na igualdade
![\frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}} \frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}}](/latexrender/pictures/95b8a75f8aca11ef58a959554c3bfec0.png)
= a +
![\sqrt[]{b} \sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/04e4a0edfdc90ab30c231d6b8a1b623f.png)
, o valor de a² - b é:
Resposta: 1
Eu tentei assim:
![\frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}} \frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}}](/latexrender/pictures/95b8a75f8aca11ef58a959554c3bfec0.png)
.
![\frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}} \frac{\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{7}-\sqrt[]{5}}](/latexrender/pictures/95b8a75f8aca11ef58a959554c3bfec0.png)
=
![\frac{7+2\sqrt[]{5} \sqrt[]{7}+5}{7-2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}+5} \frac{7+2\sqrt[]{5} \sqrt[]{7}+5}{7-2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}+5}](/latexrender/pictures/d7b71f4c7b9a3e6b8423dd14cfdda37e.png)
=
![\frac{12+2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}}{12-2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}} \frac{12+2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}}{12-2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}}](/latexrender/pictures/d38312bcaee83c8a3d2366ee2ec32fe7.png)
E ai não consegui desenvolver mais.
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fernandocez
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 17:32
DicaSe o objetivo é racionalizar uma fração do tipo

, com
a e
b positivos, então você precisa fazer a operação

.
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LuizAquino
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por fernandocez » Qui Mar 03, 2011 19:46
Valeu Luiz, eu racionalizei errado. Mas agora travei mas na frente se é que esse é o caminho.
![\frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left(7-5 \right)} \frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left(7-5 \right)}](/latexrender/pictures/e0fa90b9a7847b774919723f59a07383.png)
= a +
![\sqrt[]{b} \sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/04e4a0edfdc90ab30c231d6b8a1b623f.png)
=
![\frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left2 \right} \frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left2 \right}](/latexrender/pictures/4f5a88e1911fe236a50d186ddba6d282.png)
= a +
![\sqrt[]{b} \sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/04e4a0edfdc90ab30c231d6b8a1b623f.png)
=
=
![{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}=2\left(a+\sqrt[]{b} \right) {\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}=2\left(a+\sqrt[]{b} \right)](/latexrender/pictures/e0e03c19c65e86e67098a5df3eb662bd.png)
=
![\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right) = \sqrt[]{2a+2\sqrt[]{b}} \left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right) = \sqrt[]{2a+2\sqrt[]{b}}](/latexrender/pictures/0c42cfd2d0e13f277a4e8c1c1dae2bbc.png)
Daqui não consigo mais.
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por LuizAquino » Qui Mar 03, 2011 23:53
Desenvolva a expressão
![\frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left(7-5 \right)} \frac{{\left(\sqrt[]{7}+\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{\left(7-5 \right)}](/latexrender/pictures/e0fa90b9a7847b774919723f59a07383.png)
o máximo possível para encontrar um número que esteja no formato

.
Aqui vai outra dica: lembre-se do produto notável

.
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por fernandocez » Sex Mar 04, 2011 00:49
Obrigado Luiz, consegui fazer.
![\frac{{\left(\sqrt[]{7}\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{7-5} \frac{{\left(\sqrt[]{7}\sqrt[]{5} \right)}^{2}}{7-5}](/latexrender/pictures/55de7905f7b3568ade6c98dd42460e45.png)
=
![\frac{7+2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}+5}{2} \frac{7+2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}+5}{2}](/latexrender/pictures/9bbec5fb152b5762d40bcbbd7b84f5e6.png)
=
![\frac{12}{2}+\frac{2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}}{2} \frac{12}{2}+\frac{2\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}}{2}](/latexrender/pictures/b16a00d3db1988c5ca65d5025935deb7.png)
=
=
![6+\sqrt[]{5}\sqrt[]{7} 6+\sqrt[]{5}\sqrt[]{7}](/latexrender/pictures/4a8a5d690250c46db39612a465033d9b.png)
=
![a+\sqrt[]{b} a+\sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/ddbc8350c53903fd11e6759c8979e30e.png)
a = 6

a² = 36
![\sqrt[]{b} \sqrt[]{b}](/latexrender/pictures/04e4a0edfdc90ab30c231d6b8a1b623f.png)
=
![{\left(\sqrt[]{b} \right)}^{2}={\left(\sqrt[]{5}\sqrt[]{7} \right)}^{2} {\left(\sqrt[]{b} \right)}^{2}={\left(\sqrt[]{5}\sqrt[]{7} \right)}^{2}](/latexrender/pictures/6a557a904a8df7afb94064b300070506.png)

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por fernandocez » Sex Mar 04, 2011 12:48
Valeu Luiz. Correção feita.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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