• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Problema com ''soma'' de variáveis com diferentes padrões

Problema com ''soma'' de variáveis com diferentes padrões

Mensagempor guilunesp » Qui Fev 17, 2011 10:49

Olá. Estou querendo compara empresas com relação a qualidade de seu portfólio de patentes. Suponha que a qualidade do portfólio de patentes seja determinada pela combinação de quatro variáveis: escopo tecnológico (número de classes da Classificação Internacional de Patentes nas quais as patentes da empresa está classificada), escopo internacional (número absoluto de patentes concomitantemente depositadas em EUA, Europa e Japão), número total de citações recebidas por patentes de outras empresas e número total de artigos científicos citados pelas patentes da empresa. Eu classifiquei as empresas com relação a qualidade do seu portfólio de patentes a partir de dois passos: 1) para cada uma das quatro variáveis, construi um número indice. Dei à principal empresa ''nota'' 100 e calculei a ''nota'' das demais a partir desta. Assim, por exemplo, se a empresa A recebeu 50 citações no período, e ela foi quem mais recebeu, e a empresa b recebeu 25, a empresa A tem ''nota'' 100 nesse quesito e b ''nota'' 50. Ao final, somo todas as 4 notas de cada empresa e assim tenho a qualidade do seu portfólio. Por consequencia, a ''nota'' máxima que uma empresa pode ter é 400. Acontece que estou somando variáveis com diferentes padrões de comportamento. O escopo tecnológico, por exemplo, parece ter ''rendimento decrescente'' conforme aumente o n, ou seja, o número de patentes. A derivada primeira é positiva, mas a segunda é negativa. Já o escopo internacional tem comportamento linear. Como corrigir ?

Abraços
guilunesp
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 17, 2011 10:25
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: política científica e tecnológica
Andamento: cursando

Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}