por Renatinha » Qua Nov 17, 2010 19:09
a)Escreva uma equação do segundo grau, na forma ax²+bx+c=0, com a, b e
c inteiros, e que tenha raízes -2/3 e 4/5.
b) Recorde a definição da razão áurea e descubra qual a relação que a
equação x²?x?1=0 tem com este conceito. (exercício retirado do Material de Apoio,
disciplina 2, tema 3, tópico/página 6)
c) Obtenha dois números ímpares consecutivos e positivos cujo produto seja
igual a 195.
2.
( Resolva a inequação
x²?x?2
x?x²
?0 , sendo x?? . Sugestão: Use figuras
para encontrar as regiões onde cada um dos trinômios é positivo, negativo e onde o
trinômio no numerador é nulo, e então os coloque convenientemente, um em baixo do
outro para localizar as regiões onde a inequação é satisfeita.
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por DanielFerreira » Qua Nov 17, 2010 20:06
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por ricardoorpinelli » Sáb Nov 20, 2010 21:04
Que coisa feia em Renatinha............
Uma matemática formada........ com duvidas deste nivel no curso de pós graduação???
Será que seu orientador do REDEFOR sabe disso???
Quer um conselho.... faça faculdade de novo... pois vc está prejudicando os alunos que infelizmente tem uma professora tão vazia como vc.
Está ai mais um dos motivos pelos quais a educação publica é horrivel.
Professores formados aos montes.. e sem preparo nenhum.
LAMENTÁVEL
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por MarceloFantini » Sáb Nov 20, 2010 21:27
Ricardo Pinelli, se o seu propósito aqui no fórum é apenas criticar destrutivamente, sua presença não é bem-vinda. Isto não leva a nada, além de estar ofendendo às pessoas que vem aqui procurar ajuda.
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por ricardoorpinelli » Sáb Nov 20, 2010 22:55
Me desculpe ilustre colaborador.
Mas isso não é pedido de ajuda, é outra coisa. sinto muito se nossa concepções sobre o que é ajudar e o que é fazer o trabalho de alguém que deveria estar buscando pelo conhecimento, é completamente diferente.
Citarei aqui a regra 1 deste fórum, e que no caso em questão não foi em momento algum seguida.
"Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;"
A minha indignação está somente nisso. Como alunos que se dizem pós graduandos não conseguem ao menos iniciar o raciocinio dedutivo destes exercícios de COLEGIAL.
Se ter um espírito crítico não faz parte deste fórum, e se este fórum é um mero resolvedor de listas. Realmente não serei bem vindo aqui.
Fiz uma crítica construtiva, só isso.
meu nome é Ricardo Orpinelli.
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por MarceloFantini » Dom Nov 21, 2010 01:10
Então acredito que você se indignará com o fórum inteiro, pois posso afirmar que em quase 100% dos casos essa regra não é seguida (infelizmente). Eu concordo com a sua crítica, apenas acho que a maneira como a colocou é muito ofensiva e desrespeitosa.
Futuro MATEMÁTICO
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por ricardoorpinelli » Dom Nov 21, 2010 09:38
ok.... a mesma resposta que dei no outro tópico.
abraços
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por Renatinha » Dom Nov 21, 2010 10:02
Bom Dia!
Sei quem é você e não é da área,é o Paulo Cezar
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por ricardoorpinelli » Dom Nov 21, 2010 12:07
Cara Renatinha, se é que esse é mesmo o seu nome.
Não perca seu tempo tentando adivinhar quem sou, pois ao contrário de muitos, escrevo aqui o meu verdadeiro nome RICARDO ORPINELLI. Sou da área sim, formado em Matemática (bacharelado) pela Federal Fluminense (UFRJ) e pós graduado em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Apesar de não necessitar aqui decorrer sobre minha vida acadêmica.
Direcione o seu tempo em preencher as lacunas que a sua fraca graduação lhe proporcionou. Como por exemplo tentar resolver seus exercícios de "pós graduação(?)" e ai sim postar aqui suas duvidas, e não se esqueça, no seu curso da REDEFOR vc irá fazer uma avaliação sobre tudo isso que vc anda copiando daqui e ai minha querida, sinto muito lhe informar, mas não vai ter fórum no dia da prova.
Conselho: VAI ESTUDAR!!
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por Erasmo Magalhaes » Seg Nov 22, 2010 01:23
Caro ricardoorpinelli
Achei um absurdo as asneiras que escreveu para a renetinha, pode até saber um pouco de matemática, mais , não sabe respeitar as pessoas, não adianta nada saber matemática, se propor a ajudar e ser um estúpido como assim demonstrou. Deveriam excluí-lo deste tão sério fórum.
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por danidinizz » Seg Nov 22, 2010 09:39
oi
Mas que saco ... ele vai em todas pra criticar ! Não acredito que eu podia estar estudando e estou aqui indignada com as barbaridades que este cidadão fica escrevendo .. caro amigo , vai lavar louça ,ja que não tem nada mais importante para fazer
Desculpe , mais não aguentei
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por DanielFerreira » Seg Nov 22, 2010 18:00
Ricardo,
como vc afirma ser formado por um Instituição e não sabe a sigla?!
UFRJ # UFF!!!
entenda # (diferente)
Cara Renatinha, se é que esse é mesmo o seu nome.
Não perca seu tempo tentando adivinhar quem sou, pois ao contrário de muitos, escrevo aqui o meu verdadeiro nome RICARDO ORPINELLI. Sou da área sim, formado em Matemática (bacharelado) pela Federal Fluminense (UFRJ) e pós graduado em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Apesar de não necessitar aqui decorrer sobre minha vida acadêmica.
Direcione o seu tempo em preencher as lacunas que a sua fraca graduação lhe proporcionou. Como por exemplo tentar resolver seus exercícios de "pós graduação(?)" e ai sim postar aqui suas duvidas, e não se esqueça, no seu curso da REDEFOR vc irá fazer uma avaliação sobre tudo isso que vc anda copiando daqui e ai minha querida, sinto muito lhe informar, mas não vai ter fórum no dia da prova.
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por Molina » Seg Nov 22, 2010 23:47
Boa noite!
Tentamos trabalhar num ambiente democrático, onde quem tem dúvidas entra para saná-las e quem tem o prazer de ajudar os outros usuários assim o faça. Procuro ajudar tanto alguém que cria um tópico perguntando quanto é 2 + 2 quanto aquele que faz perguntar de nível superior (limite, derivada, integral, etc.)
Confesso que o propósito do site (
AjudaMatematica.com! Discutindo caminhos, compartilhando idéias: - resoluções, + ajudas) muitas vezes não é seguido. É difícil "dar uma aula" por aqui, através de um comentário. O que eu tento fazer é mostrar não só a resposta, mas sim, toda a resolução da forma mais detalhada possível. As vezes falta paciência; as vezes falta tempo; e as vezes não tem como fazer a não ser dar a resposta que a pessoa deseja obter.
Quando um dia navegando pela internet achei o fórum e me registrei, não estava buscando uma explicação de algum problema. O que eu queria mesmo era o resultado! Mas não bastava o resultado por si só, precisava saber como chegar até lá. Acredito que 99% entra aqui pelo mesmo objetivo: obter a solução num menor tempo possível. Até que ponto vale apena eu dar uma aula de trigonometria aqui e a pessoa que colocou a pergunta não se manifestar nem em "entendi", "não entendi", "obrigado", "foi um lixo sua explicação", etc.
Não sei se a discussão aqui do fórum é algo pessoal ou não. Mas coisa do tipo: "vai estudar" eu não gostaria de ler quando eu postasse alguma dúvida. É um assunto chato de se tratar e garanto que preferia estar respondendo as
mensagens sem respostas do que tendo que tratar desse assunto. É raro ver um tópico com 10+ respostas e este que tem é só discussão.
Quem frequenta aqui a algum tempo sabe que sou uma pessoa super acessível e sempre me coloco a disposição para ajudar em qualquer sentido. Ninguém é dono da verdade e estamos "reunidos" por sermos semelhantes na questão matemática.
Obrigado a todos! O funcionamento do fórum depende de vocês.

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por caseveras » Ter Nov 23, 2010 10:04
Quando maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada. [ Adolf Hitler ]
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por Maria Helena » Ter Nov 15, 2011 21:12
MarceloFantini escreveu:Então acredito que você se indignará com o fórum inteiro, pois posso afirmar que em quase 100% dos casos essa regra não é seguida (infelizmente). Eu concordo com a sua crítica, apenas acho que a maneira como a colocou é muito ofensiva e desrespeitosa.
Estou perplexa com uma pessoa que nem o Ricardo... Realmente ele não leu a citação de Shakespeare no ínicio, que fala sobre os tolos... E com certeza ele não deve conhecer a ilustre frase de Eisten, onde diz " que o ignorante afirma a sua ignorância através de suas palavras e indignações e o verdadeiro sábio fica calado." Não estamos aqui pra julgar ninguém, e sim se possível ajudar. Agora lhe pergunto Ricardo vc tem PHD em Matemática, Física nuclear ou algo desse tipo? Com certeza não...
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Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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