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Problema - idade

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

Problema - idade

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Set 08, 2012 21:39

A soma das idades atuais de Maria e Ana é 44 anos. Atualmente, a idade de Maria é o dobro da idade que Ana tinha quando Maria tinha a metade da idade que Ana terá quando a idade desta for o triplo da idade que Maria tinha quando Maria tinha o triplo da idade de Ana. Com base nessas informações calcule a idade de Ana.

Resp.: 16 anos 6 meses.
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Problema - idade

Mensagempor young_jedi » Seg Set 10, 2012 16:29

primeiros vamos definir a diferença de idade entre elas por d
segundo vamos calcular a idade de maria quando esta for o o triplo da idade de Ana.

I{maria}-\frac{I{maria}}{3}&=&d

I{maria}&=&\frac{3d}{2}

agora vamos calcular a idade de Ana quando esta for o triplo da idade que Maria tinha quando Maria tinha o triplo da idade de Ana.

I{ana}&=&3.\frac{3d}{2}

I{ana}&=&\frac{9d}{2}

agora vamos calcular a idade de Maria quando esta for a metade da idade que Ana terá quando a idade desta for o triplo da idade que Maria tinha quando Maria tinha o triplo da idade de Ana.

I{maria}&=&\frac{1}{2}\frac{9d}{2}

I{maria}&=&\frac{9d}{4}

Agora temos que calcular a idade que Ana tinha quando Maria tinha a metade da idade que Ana terá quando a idade desta for o triplo da idade que Maria tinha quando Maria tinha o triplo da idade de Ana

I{maria}-d&=&I{ana}

\frac{9d}{4}-d&=&I{ana}

I{ana}&=&\frac{5d}{4}

Agora calculamos a idade de Maria quando esta for o dobro da idade que Ana tinha quando Maria tinha a metade da idade que Ana terá quando a idade desta for o triplo da idade que Maria tinha quando Maria tinha o triplo da idade de Ana

I{maria}&=&2.\frac{5d}{4}

I{maria}&=&\frac{5d}{2}

Esta é a idade atual de Maria sendo assim temos que a idade de ana é

I{maria}-I{ana}&=&d

I{ana}&=&\frac{5d}{2}-d

I{ana}&=&\frac{3d}{2}

Como

I{maria}+I{ana}&=&44

entao

\frac{5d}{2}+\frac{3d}{2}&=&44

4d=44
d=11

sendo assim a idade de ana sera

I{ana}&=&\frac{3d}{2}

I{ana}&=&\frac{3.11}{2}
I{ana}&=&16,5 anos
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Re: Problema - idade

Mensagempor DanielFerreira » Seg Set 10, 2012 23:33

Young_jedi,
boa noite!
Devo confessar que se tivesse tentado fazer como você fez, não chegaria num resultado satisfatório. Segue a forma como fiz:

Maria tem: x
Ana tem: y

Maria tinha: x - a
Ana tinha: y - a

Maria terá: x + b
Ana terá: y + b

CONDIÇÃO I:
danjr5 escreveu:A soma das idades atuais de Maria e Ana é 44...

x + y = 44

CONDIÇÃO II:
danjr5 escreveu:Atualmente a idade de Maria é o dobro da idade que Ana tinha...

x = 2(y - a)

CONDIÇÃO III:
danjr5 escreveu:... Maria tinha a metade da idade que Ana terá...

x - a = \frac{1}{2}(y + b)

CONDIÇÃO IV:
danjr5 escreveu:... a idade desta (Ana) for o triplo da idade que Maria tinha...

y + b = 3(x - a)

CONDIÇÃO V:
danjr5 escreveu:... Maria tinha o triplo da idade de Ana.

x - a = 3(y - a)

- Devemos isolar a e b;
e,
- Substituir, sucessivamente, a última equação/condição na 'antecessora'.

Isolando a da CONDIÇÃO V teremos \boxed{a = \frac{- x + 3y}{2}}; Substituindo-a na CONDIÇÃO IV, resulta \boxed{b = \frac{9x - 11y}{2}}

Substituindo \boxed{b = \frac{9x - 11y}{2}} na CONDIÇÃO III, teremos \boxed{a = \frac{- 5x + 9y}{4}}

E finalmente, substituindo \boxed{a = \frac{- 5x + 9y}{4}} na CONDIÇÃO II, teremos \boxed{x = \frac{5y}{3}}

Agora...

\begin{cases}x + y = 44 \\ x = \frac{5y}{3} \end{cases}

Resolvendo-o...

y = 16 anos 6 meses

Até logo.
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Re: Problema - idade

Mensagempor young_jedi » Seg Set 10, 2012 23:48

danjr5

A grande sacada do exercicio realmente é separar ele em condições, eu parti da ultima condição e fui voltando ate a primeira, ja voce equacionou cada condição separadamente e depois fez um sistema de equações pra chegar ate a resposta, bacana. Valeu ai ate mais
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Re: Problema - idade

Mensagempor tenebroso » Qua Dez 18, 2013 16:34

quando eu chego até esse nível?
tenebroso
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Re: Problema - idade

Mensagempor tenebroso » Qua Dez 18, 2013 16:36

quero postar um desafio para voces resolverem...hehehehe..!! :-D :-D
tenebroso
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Re: Problema - idade

Mensagempor tenebroso » Qua Dez 18, 2013 16:38

quero postar um desafio para voces resolverem...hehehehe..!! :-D :-D
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Re: Problema - idade

Mensagempor tenebroso » Qua Dez 18, 2013 16:40

O lucro obtido por um comerciante na venda de determinado produto é dado , em reais, pela função L(x)= -1/10x²+ 15x, sendo x o número de unidades vendidas e o menor que x menor que 150.
Se L(m) é o lucro máximo que comerciante tem condições de obter, pode-se afirmar que log( l(m)/3m) é igual a:

a) 1+2log2
b) 2log2+log5
c) 2-log5 QUEM CONSEGUE RESOLVER? EU NÃO CONSEGUI, ALGUÉM CONSEGUE?
d) 1-2log2
e) 1-2log5
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Re: Problema - idade

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 18, 2014 11:46

Olá tenebroso,
abra um tópicos para suas dúvidas!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?