por emsbp » Qui Jun 07, 2012 17:57
Boa tarde. Necessito de ajuda no seguinte problema:
«O Nuno, para se deslocar de casa para a escola, costuma ir no carro da mãe ou de camioneta. O horário de trabalho da mãe permite-lhe ir com ela 76% das vezes. Como o trânsito está cada vez mais complicado, a probabilidade de chegar atrasado às aulas, independentemente do transporte utilizado é de 15%. A probabilidade de chegar atrasado e ir com a mãe é de 7%. Determine a probabilidade de o Nuno ir de camioneta e chegar atrasado.»
Comecei por tentar representar a informação num diagrama de Venn, mas estou com dificuldades em representar toda a informação.
Obrigado.
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por joaofonseca » Qui Jun 07, 2012 21:34
emsbp escreveu:A probabilidade de chegar atrasado e ir com a mãe é de 7%. Determine a probabilidade de o Nuno ir de camioneta e chegar atrasado.
A redação desta parte está correcta?
Eu perguntaria qual probabilidaade de chegar atrasado, dado ter ido de camioneta?
Os acontecimentos "ir de camioneta" e "chegar atrasado as aulas"
não são acontecimentos independentes. Porque existe uma razão de causualidade entre os dois.
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por emsbp » Sex Jun 08, 2012 07:34
Sim, está correta. Transcrevi tal e qual como está no manual.
Obrigado.
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por joaofonseca » Sex Jun 08, 2012 10:49
Assim sendo, sejam dois acontecimentos:
A-"O Nuno vai de carro para a escola"
"O Nuno vai de camioneta para a escola" será o acontecimento contrário.
B-"O Nuno chega atrasado às aulas"
Sabemos que

e

.
Deste tipo de exercicios também sabemos que

. Está conclusão pode ser obtida através da construção de uma tabela ou de um diagrama em árvore. Agora basta substituir com os valores conhecidos e resolver em ordem a

.
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por emsbp » Ter Jun 12, 2012 07:14
Bom dia.
Muito obrigado. Faltava-me chegar a [quote="joaofonseca"]Assim sendo, sejam dois acontecimentos:
Deste tipo de exercicios também sabemos que

.
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por SARAABRANCO » Qua Jun 13, 2012 17:57
estou com duvidas nestes exercicios gostava que me ajudassem pf:
- no bar de uma escola estão à venda 5 tipos de pasteis (laranja, feijão, nata, coco e amendoa). 4 amigos, joao, maria , paulo e rui , decidem comer um pastel cada um. o joao escolhe pastel de laranja ou de feijao. a maria nao escolhe pastel de nata. de quantas maneiras diferentes podem ser escolhidos os pasteis?
eu pensei assim: o joao tem 2 hipoteses de pastel , a maria tem 3 (pois no total eram 4 pois ela nao come o pastel de nata mas como o joao ja tinnha escolhido um, seriam 3) e os outros dois 2! e depois multiplicando tudo por 4x4 pois a ordem de escolha de cada um poderia ser de 4 maneiras diferentes para cada um deles) . nao sei o qe pensei de errado..
- numa confenrencia de alto nivel encontram-se 12 politicos de 4 paises sendo 3 de cada país. de quantas maneiras diferentes podem disporse as 12 pessoas em fila para uma foto de modo que os representantes de cada pais fiquem juntos?
para esta eu raciocinei assim: primeiro sabemos que temos que aglomerar 12 pessoas em 4 grupos (4 paises) e sabemos que dentro de cada grupo as posieçoes mudam 3! . depois multiplicaria tudo por 4 pois sao 4 grupos...
- 3 raparigas e os respectivos namorados posam p uma foto. de quantas maneiras se podem dispor, lado a lado, de modo que cada par de namorados fique junto na foto?
aqui eu pensei que temos que aglomerar 6 pessoas em grupos de 2, send que dentr de cada grupo podese mudar de posiçoes 2 vezes
agradeço sugestoes ! obrigadaa
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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