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Proporcionalidade

Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Qui Out 13, 2011 22:43

Num salào com 10.000 pessoas, 99% são homens. Quantos homens devem sair do salão para que fiquem 98% dos homes?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Neperiano » Sex Out 14, 2011 15:58

Ola

9999 homens - 100%
x - 98%

x = 9799

9999 - 9799 = 200 homens

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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sex Out 14, 2011 18:03

será isso mesmo?
eu acabei resolvendo assim
De acordo com o enunciado temos 9900 homens e 100 mulheres num total de 10000 pessoas. Seja x a quantidade de homens que deve sair da sala. Observe que quando tiramos uma quantidade x de homens num total de 9900 homens tiramos também a mesma quantidade x de homens num total de 10000 pessoas. Saindo x homens, teremos (9900 - x ) homens num total de ( 10000 - x ) pessoas.
Como queremos que a porcentagem de homens passe a ser 98%, temos que encontrar o valor de x na proporção.
( 9900 - x ) / ( 10000 - x ) = 98 / 100.
Resolvendo esta equação, encontramos: 990000 - 100x = 980000 - 98x , o que implica em 10000 = 2x.
Logo x = 5000 homens.
e agora fiquei mais em duvida?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:35

Ola

Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%

Outra forma de calcular seria

99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens

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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:45

Ola

Ops quanto ao outro jeito tá errado é assim

100 - 10000
99 - x
x = 9900 homens

99 - 9900
98 - x

x = 9800 que dá 100 pessoas

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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Sáb Out 15, 2011 10:03

A solução apresentada pela Silvia às 17:03h do dia 14/10 está correta. Verifique que no salão tinham 10000 pessoas, sendo, dessas, apenas 100 mulheres (1%). Com a saida dos 5000 homens, ficaram 5000 pessoas, sendo 100 mulheres, que agora representam 2% do total de pessoas. Portanto os homens agora representam 98% de pessoas como queria a pergunta.
A mesma prova pode ser feita considerando a quantidade de homens. Apenas fiz com a quantidade de mulheres, por ser um número menor e dai o cálculo mental ser mais facil de ser feito.
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 10:12

ANA CLELIA,
ENTÃO O MEU RACIOCIONIO ESTÁ CORRETO.
MUITO OBRIGADA PELA AJUDA!
SILVIA
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Neperiano » Sáb Out 15, 2011 12:38

Ola

Desculpe o incomodo

Realmente agora a ana falando me dei conta, estamos tratando de porcentagem,]

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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 12:44

Obrigada!
Não é incomodo nenhum, assim discutimos um pouco.
Silvia
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:21

Só uma pergunta: Vocês também estão fazendo a pós da REDEFOR?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:28

Sim, por que voce também está fazendo?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:31

Sim, estou. Qual a sua turma?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:32

A minha é a turma 4.
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:36

Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:40

Claro que não me importo....rsrs...Também achei ótimo encontrar alguém aqui por fora, onde podemos trocar informações sem sermos "vigiados".
É da capital?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:55

Que bom, Ana!
Não, sou do interiorde SP - Piracicaba.
Realmente no ambiente da Redefor - somos vigiados.
Ana meu e-mail é silviafillet@gmail.com, caso queira se comunicar comigo.
Estou tendo dificuldades, pois estou na coordenaçao pedagógica, faz 8 anos, entào voce pode imaginar como está o meu raciocinio.

Silvia
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Regina Moda » Sáb Out 15, 2011 18:28

Olá< pessoal também estou fazendo o redefor, meu email é rgcmm@hotmail.com
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 15:00

Olá Ana, Silvia e Regina,
Também estou no curso da Redefor e acho legal termos um espaço para podermos trocar idéias.

A resposta que a Silvia postou está corretíssima.
E parabéns: está muito bem estruturada.

Boa sorte para vocês no desenvolvimento da pós.
Eu ainda não conhecia esse site, mas achei muito interessante.
Parabéns aos moderadores !!!

Leandro
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Dom Out 16, 2011 16:18

Obrigada,

Leandro pela sua resposta
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Dom Out 16, 2011 17:29

Leandro, voce já resolveu o exercicio 1 da atividade 2?
Será que voce pode me ajudar?
obrigada
silvia fillet
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 23:56

Oi Silvia.

Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira

Solução:

Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.

Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.

----------

Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:

1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).

Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.

Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º

b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.

Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º

-------------

Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.

Um abraço

----------

Ah... O meu email é jleandromoraes@yahoo.com.br
Eu o acesso bastante e, talvez seja mais rápida a comunicação.

Até...
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:12

Olá silvia.
Eu também estou fazendo o redefor.
Eu fiquei revoltada com a nota que tirei na primeira atividde!
Vamos manter contato

Vanessa
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:19

Neperiano escreveu:Ola

Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%

Outra forma de calcular seria

99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens

Atenciosamente


Eu fz do jeito que o Neperiano fez Silvia

Ass. vanessa
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:30

silvia fillet escreveu:Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia

Olá Silvia, minha turma é a 38
Adorei encontrar este site para nos comunicarmos

Vanessa
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:32

LeandroMoraes escreveu:Oi Silvia.

Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira

Solução:

Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.

Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.

----------

Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:

1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).

Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.

Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º

b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.

Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º

-------------

Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.

Um abraço

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Até...



A resposta que deu naminha resolução foi 65º

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Re: Proporcionalidade

Mensagempor LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 10:16

Vanessa,
Como foi que você chegou nesse número ?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor ana clelia » Seg Out 17, 2011 15:49

Gente, minha tutora de MA002 corrigiu minha questão e comentou que, como eu, muita gente havia interpretado a questão dos homens equivocadamente e que a questão era muito mais simples do que a gente estava pensando. Disse que deveria ficar 98% dos homens existentes. Logo a resolução correta, que consta do gabarito deles é: 10000 x 0,99 - 10000 x 0,99 x 0,98 = 198 homens - ela já confirmou que está correta. Ela disse também que muitos tutores estavam questionando, mas que a solução dada era essa.
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Seg Out 17, 2011 16:21

Ana, boa tarde!
será que a resoluçao é assim?
No enunciado não fala quantidade de homens existentes?
E agora?
Beijus
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 17:27

Silvia,

Como eu havia comentado no email, a questão será interpretada como a Ana Clélia colocou.
E você perguntou direitinho: "não seria a quantidade de homens ?"

Mas não é assim que está no enunciado... lá está constando "a quantidade dos homens", que fica diferente....

Um abraço...
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor silvia fillet » Seg Out 17, 2011 17:35

Obrigada Leandro,
Já vi o seu e-mail.
Até mais
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Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?