por kika » Ter Nov 25, 2008 00:37
Boa noite!
Amanhã eu terei prova de calculo 3, e existem alguns exercicios da lista que não consegui chegar a um resultado, será que alguém pode me auxiliar a resolução?
1)resolver a equação

no conjunto dos números reais complexos e represente as soluções.
Resposta:
![{z}_{0}=3\left(\frac{\sqrt[]{2}}{2} +i\frac{\sqrt[]{2}}{2}\right) {z}_{0}=3\left(\frac{\sqrt[]{2}}{2} +i\frac{\sqrt[]{2}}{2}\right)](/latexrender/pictures/503b5d617997dfefda442c594a30f787.png)
e
![{z}_{1}=3\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} -i\frac{\sqrt[]{2}}{2}\right) {z}_{1}=3\left(-\frac{\sqrt[]{2}}{2} -i\frac{\sqrt[]{2}}{2}\right)](/latexrender/pictures/e8f94a93811589f67e0dcefdbd73138d.png)
so que quando eu tentei resolver usando a formula das raizes eu consegui chegar em 4 respostas
2)Desenho o lugar geométrico dos afixos dos números complexos z tais que:

considerar o (z) como Z barra ou (x-iy);
Sei que tenho que achar a equação e achar os pontos para traçar no plano de Argand-gauss, mas chego na equação:

como devo simplificar para achar os pontos, ou dessa equação tiro os pontos e coloco no gráfico? essa seria uma equação de reta, separando o y e tirando a raíz do resto?
Mas uma dúvida, em série de fourier, como achar a equação da reta paralela ao eixo x (negativo em x com os pontos

e

) outra inclinada(com os pontos

e

), para iniciar os calculos?
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por kika » Qui Nov 27, 2008 06:54
A primeira questão eu descobri que trocando

eu chego e duas equações e igualando parte real com real e imaginária com imaginária, eu consigo achar que x=y chegando assim nas duas respostas:
![{z}_{0}=3(\frac{\sqrt[]{2}}{2}+i\frac{\sqrt[]{2}}{2}) {z}_{0}=3(\frac{\sqrt[]{2}}{2}+i\frac{\sqrt[]{2}}{2})](/latexrender/pictures/6b4ad10bb237f425bc202f1bc9e99732.png)
e
![{z}_{1}=3(-\frac{\sqrt[]{2}}{2}-i\frac{\sqrt[]{2}}{2}) {z}_{1}=3(-\frac{\sqrt[]{2}}{2}-i\frac{\sqrt[]{2}}{2})](/latexrender/pictures/34006f2dcc3178f9259e73c13c753c30.png)
Para a série de Fourier a primeira equação é

e na segunda por matriz eu chego na equação

Se alguém ainda puder me dizer como continuo o segundo exercício ficaria agradecida!
Obrigada!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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