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derivadas e suas aplicações

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Mensagempor ssousa3 » Sex Mai 27, 2011 18:07

Peço ajuda nesse exercício por favor
Em uma plantação, analisou-se a produção mensal (P) de grãos em relação à quantidade (x) de fertilizante utilizada. Sendo a produção medida em toneladas e o fertilizante medido em g/m^2, estabeleceu-se que P(x) = -2x^3 + 60x^2 + 10000.
a)Qual a produção de grãos quando não se utilizar fertilizante?
b)Qual a quantidade de fertilizante que deverá ser utilizada para que a produção seja máxima?
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 27, 2011 18:10

Qual foi exatamente a sua dificuldade? Até onde você conseguiu desenvolver?
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sex Mai 27, 2011 18:21

a letra a eu não sei se derivo para jogar P(0) eu fiz a derivada da função que deu -6x^2 +60x e depois encontrei os pontos críticos 0 e 10 fiz a segunda derivada -12x+60 substitui os valores não sei se isso está certo. Faço curso a distância e aprender sozinho é terrível... desculpa eu tinha derivado errado
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sex Mai 27, 2011 18:34

se não for pedir muito gostaria de uma dica de algum lugar que eu possa entender melhor essa matéria não fazer apenas por fazer mas entender o porque das coisas. E se eu entender a resolução desse consigo fazer vários outros
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Mensagempor demolot » Sex Mai 27, 2011 19:20

para a 1ª fazes P(0) para saberes o valor;
para a segunda fazes P'(x) e encontras os zeros da derivada ("-6^2 + 120 x" formula resolvente x=20 , P'(x)=0=20) , e fazes o quadro

////-00| | 0| |20| |+00
P'(x) - - 0 + 0 - -
P(x) mim max


o teu maximo é x=20
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 27, 2011 19:28

a) Qual a produção de grãos quando não se utilizar fertilizante?

Não utilizar fertilizante significa que temos uma quantidade x = 0 de fertilizante. Desse modo, a produção será simplesmente igual a P(0).

b) Qual a quantidade de fertilizante que deverá ser utilizada para que a produção seja máxima?

Como você mesmo havia feito, primeiro será necessário encontrar os pontos críticos da função. Isto é, os valores de x para os quais P'(x) = 0. Em seguida, para cada valor encontrado você deve verificar se P''(x) é positivo ou negativo. Com base nisso, você irá determinar quais são os pontos de mínimo ou de máximo.

Aproveito para lembrar que P'(x) = -6x² + 120x e P''(x) = -12x + 120.

(...) Faço curso a distância e aprender sozinho é terrível... (...)

Qual o curso que você faz? É interessante você alterar o seu perfil no fórum, pois no campo "Área/Curso:" consta "**********".

(..) gostaria de uma dica de algum lugar que eu possa entender melhor essa matéria (...)

Com certeza usando o Google você irá localizar milhares de páginas abordando os conteúdos de cálculo diferencial e integral. Eu aproveito para indicar o meu canal no YouTube. Eu espero que ele possa lhe ser útil. O endereço do canal é:
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sex Mai 27, 2011 20:00

curso de administração de empresa. Colega eu achei os pontos críticos 0 e 20 daí substitui p"(20)=-12*20+120 p"(20)= -120 então se p"(20) é um número menor que zero logo 20 é ponto máximo. Está certo o que eu fiz?
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 27, 2011 20:39

Na verdade, P(20) = -2*(20³) + 60*(20²) + 10000 = 18000 é valor máximo. Já x = 20 é o valor do domínio que está associado ao máximo da função.

No caso desse exercício, a produção máxima será P = 18000, sendo que ela ocorre quando é utilizado a quantidade x = 20 de fertilizante.
Editado pela última vez por LuizAquino em Sáb Mai 28, 2011 23:33, em um total de 1 vez.
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sex Mai 27, 2011 22:50

Demolot e Aquino obrigado por tudo. Olha luizaquino seus videos vao me ajudar muito a sequencia e tranquila estou gostando demais. Vou dar essa ideia para professora. Muito melhor assistir ao video a ficar lendo lendo sem entender muito
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor LuizAquino » Sex Mai 27, 2011 23:00

O ideal é que as vídeo-aulas e as leituras sejam complementares entre si.

Ficar com apenas uma das duas não é recomendável.
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sáb Mai 28, 2011 22:09

para p(20) não consegui encontrar 18000 o que eu estou errando?
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Re: derivadas e suas aplicações

Mensagempor ssousa3 » Sáb Mai 28, 2011 22:13

encontrei meu erro ao invés de 60 estava jogando 6
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?