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razões equivalentes, me ajudem!

razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Dom Mai 08, 2011 14:02

olá pessoal alguém aí pode me ajudar a encontrar uma escala? É o seguinte...(escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida corespondente ao comprimento real, consederados na mesma unidade).
eu tenho um triângulo isóles cujo lado mede 3cm, então gostaria de saber em que escala ele está, mas também quero explicado passoa a passo para saber como se chegou a determinada escala.
zig
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Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor Molina » Dom Mai 08, 2011 18:14

Boa noite, Zig.

Podemos debater este assunto. Não sei onde você quer chegar, mas vou tentar explicar o que eu acho ser a sua dúvida. Caso não seja, aguardo sua resposta com novas dúvidas, ok?

Sempre quando vou explicar semelhança de triângulo, passo exemplos que os alunos conseguem ver. Por exemplo: Um homem de 1,80m está ao lado de uma janela retangular, de lados 2m x 1m, que é fotografada de tal forma que a fotografia diminua a imagem original 50 vezes. Isso significa que qualquer elemento contido nesta fotografia será 50 vezes menor do que o original. Logo, ao medir os elementos homem e janela na fotografia vamos encontrar os valores: homem: 3,6cm e janela: 4cm x 2cm. Neste exemplo o nosso escalar foi \frac{1}{50}, pois todos os elementos foram multiplicados por \frac{1}{50} (equivalentemente dizer que foi dividido por 50).

Um exemplo parecido pode ser dado através do microscópio, onde, agora as imagens pequenas são aumentadas x vezes (dependendo do zoom do aparelho). Neste caso a imagem original será x vezes menos do que a imagem visualizada pelo microscópio.


Fico no aguardo de sua dúvida! :y:
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Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Seg Mai 09, 2011 21:27

a dúvida é a seguinte:
estou estudando razões equivalentes, então a medida que tem no desenho deve ter um correspondente em tamanho real, trata-se de um triângulo equilátero cujos lados têm 3cm, a pergunta é. Qual é a escala deste desenho? A resposta foi a seguinte: 3/500 esta é a escala. A dúvida é como se chegou até essa resposta?
gostaria que me explicasse passo a passo, para poder entender.
zig
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Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 10, 2011 00:22

A escala é o que você quiser. Se você resolver definir a escala como cada 3cm equivalerem a 50 km, você pode. Não está claro ainda.
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Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Ter Mai 10, 2011 08:39

vou por um contexto. é o seguinte:
em um determinado exercício, dizemos que a escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida correspondente ao comprimento real.
em seguida vem um desenho, (Um quadrado), cuja escala é de 1:100, por que cada segmento de 1cm equivale a 100cm, que corresponde a 1m, visto que o desenho tem lados com medida de 1m.
logo depois no mesmo exercício tem um retângulo, cuja base tem 4m e altura tem 1m, para dizermos qual é a escala, essa no entanto é de 1:80, para chegar a essa escala calculei o perímetro e achei uma fraçãode 10/8, multipliquei por um escala de 1/100, simplifiquei e achei a escala de 1/80.
então é que vem o outro desenho, um triângulo com três lados de 3cm para dizermos qual é a escala, a resposta é de 3:500, mas quero saber como se chegou até aí.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?