• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

razões equivalentes, me ajudem!

razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Dom Mai 08, 2011 14:02

olá pessoal alguém aí pode me ajudar a encontrar uma escala? É o seguinte...(escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida corespondente ao comprimento real, consederados na mesma unidade).
eu tenho um triângulo isóles cujo lado mede 3cm, então gostaria de saber em que escala ele está, mas também quero explicado passoa a passo para saber como se chegou a determinada escala.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor Molina » Dom Mai 08, 2011 18:14

Boa noite, Zig.

Podemos debater este assunto. Não sei onde você quer chegar, mas vou tentar explicar o que eu acho ser a sua dúvida. Caso não seja, aguardo sua resposta com novas dúvidas, ok?

Sempre quando vou explicar semelhança de triângulo, passo exemplos que os alunos conseguem ver. Por exemplo: Um homem de 1,80m está ao lado de uma janela retangular, de lados 2m x 1m, que é fotografada de tal forma que a fotografia diminua a imagem original 50 vezes. Isso significa que qualquer elemento contido nesta fotografia será 50 vezes menor do que o original. Logo, ao medir os elementos homem e janela na fotografia vamos encontrar os valores: homem: 3,6cm e janela: 4cm x 2cm. Neste exemplo o nosso escalar foi \frac{1}{50}, pois todos os elementos foram multiplicados por \frac{1}{50} (equivalentemente dizer que foi dividido por 50).

Um exemplo parecido pode ser dado através do microscópio, onde, agora as imagens pequenas são aumentadas x vezes (dependendo do zoom do aparelho). Neste caso a imagem original será x vezes menos do que a imagem visualizada pelo microscópio.


Fico no aguardo de sua dúvida! :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Seg Mai 09, 2011 21:27

a dúvida é a seguinte:
estou estudando razões equivalentes, então a medida que tem no desenho deve ter um correspondente em tamanho real, trata-se de um triângulo equilátero cujos lados têm 3cm, a pergunta é. Qual é a escala deste desenho? A resposta foi a seguinte: 3/500 esta é a escala. A dúvida é como se chegou até essa resposta?
gostaria que me explicasse passo a passo, para poder entender.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 10, 2011 00:22

A escala é o que você quiser. Se você resolver definir a escala como cada 3cm equivalerem a 50 km, você pode. Não está claro ainda.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Ter Mai 10, 2011 08:39

vou por um contexto. é o seguinte:
em um determinado exercício, dizemos que a escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida correspondente ao comprimento real.
em seguida vem um desenho, (Um quadrado), cuja escala é de 1:100, por que cada segmento de 1cm equivale a 100cm, que corresponde a 1m, visto que o desenho tem lados com medida de 1m.
logo depois no mesmo exercício tem um retângulo, cuja base tem 4m e altura tem 1m, para dizermos qual é a escala, essa no entanto é de 1:80, para chegar a essa escala calculei o perímetro e achei uma fraçãode 10/8, multipliquei por um escala de 1/100, simplifiquei e achei a escala de 1/80.
então é que vem o outro desenho, um triângulo com três lados de 3cm para dizermos qual é a escala, a resposta é de 3:500, mas quero saber como se chegou até aí.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.