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Função - linha de raciocinio

Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:05

Por gentileza, ajude-me a entender a linha de raciocínio para resolver problemas semelhantes:

f(x)=X^2-4/x-1 , Encontrar f(1/t), f(1/2) e f(x-2).
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Sáb Mar 05, 2011 23:51

Fiz o seguinte para f(x)=x^2-4/x-1
f(1/2)= (1/2)^2 - 4/(1/2)-1=
(1/4) - 4/(-1/2)=
1-16/4 / (-1/2)
-15/4 . 2 = -30/4 = 15/2

Essa linha de raciocínio está correta? Como faço no caso de f(1/t)? t^-1?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 09:47

Analisando a sua solução, a função do exercício é f(x) = \frac{x^2 -4}{x - 1}, mas o que você escreveu foi f(x) = x^2 - \frac{4}{x} - 1.

Para escrever a função que você queria na notação que você usou, então deveria ter escrito:
f(x)=(x^2-4)/(x-1)

Agora, quanto a sua solução, você está certa. Para a função original do exercício, temos que f\left(\frac{1}{2}\right)= \frac{15}{2} .

Para calcular os outros valores pedidos no exercício você vai usar o mesmo procedimento. A única diferença é que você terá que fazer os cálculos de modo literal, isto é, usando incógnitas ao invés de números.

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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 12:10

Ok. Obrigado!
Só que não consegui resolver a questão:

f(\frac{1}{t})=\frac{(\frac{1}{t})^2-4}{\frac{1}{t}-1}

f(\frac{1}{t})=\frac{\frac{1}{t^2}-4}{\frac{1}{t}-1}

f(\frac{1}{t})=(\frac{1}{t^2}-4).(t-1)

f(\frac{1}{t})=\frac{t}{t^2}-\frac{1}{t^2}-4t+4

f(\frac{1}{t})={t}^{-1}-{t}^{-2}-4t+4\Rightarrow-{t}^{-2}+{t}^{-1}-4t+4

Está correto? Se não, como deveria ser feito? Onde eu errei? Se sim, como é dada a solução final?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:25

Pessoal, vou postar minhas dúvidas sobre funções neste tópico. Se possível, me ajudem, por gentileza!
Vou colocar a forma que encontrei de resolver e se estiver errado peço esclarecimentos.
Continuando:

f(x)= \frac{{x}^{2}-4}{x-1}

f(x-2)= \frac{({x-2})^{2}-4}{x-2-1}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x+4-4}{x-3}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x}{x-3}

f(x-2)= ({x}^{2}-4x})({x}^{-1}-\frac{1}{3}) ?

f(x-2)= x-\frac{1}{3}x^2-4+\frac{4x}{3}

f(x-2)=- \frac{1}{3}{x}^{2}+\frac{7x}{3}-4 ?

Acho que ja to fazendo bagunça...rsrs... me ajudem, please!
Editado pela última vez por vmouc em Dom Mar 06, 2011 14:50, em um total de 3 vezes.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:33

vmouc escreveu:
f(x-2)= \left(\frac{{x}^{2}-4x}{x-3} \right)x ?


Está certo?


Caro Vinicius eu, pessoalmente, não entendi porque você multiplicou por x nesta passagem... Eu acho que a sua função terminava mesmo em \frac{x^2 - 4x}{x - 3}.

[ ]'s
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:41

Tentei multiplicar todos por um fator comun para depois dividir os polinomios, mas acho que não deu certo. aí tentei denovo, da uma olhada, por favor, Renato!

[]'s
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 14:50

Vinicius, qual o problema da função ficar na forma de fração ?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 14:54

Pois de acordo com o professor o raciocinio estaria incompleto. E fica mais complicado encontrar "x". (Eu acho) Por isso preciso chegar até a forma mais simples e apresentar uma solução para esta função e expressá-la no gráfico.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:27

Vinicius, então estamos errando em algo... Eu fiz uma simplificação, veja...

\frac{x^2 - 4x}{x - 3} \Rightarrow \, \frac{(x - 2)^2}{x - 3} - \frac{4}{x - 3}

Mas você pode desenhar um gráfico de uma fração, sem problemas algum, só que você terá, provavelmente, uma assíntota....
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 15:45

Nossa, agora é q eu não entendi nada...rsrsrs....
Qual seria o valor do "x" pra esta questão?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 06, 2011 15:59

Bem, eu acho que seria x \in \mathbb{R} - {3}, pois se atribuirmos 3 a x, teremos o valor 0 no denominador da função, o que gera uma indeterminação...

Eu acho, posso ter me enganado...

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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:07

Na minha linha de racícionio para resolver esta questão(acima) você saberia me informar onde errei?

Obrigado!
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 16:56

A questão de f(\frac{1}{t})= está certa? (Veja acima)
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:11

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\left(\frac{1}{t}\right)^2-4}{\frac{1}{t}-1}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\frac{1}{t^2}-4}{\frac{1}{t}-1}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{\frac{1-4t^2}{t^2}}{\frac{1-t}{t}}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{1-4t^2}{t^2} \cdot \frac{t}{1-t}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{1-4t^2}{t(1-t)}

f\left(\frac{1}{t}\right)=\frac{(1-2t)(1+2t)}{t(1-t)}


-----------------

f(x-2)= \frac{({x-2})^{2}-4}{x-2-1}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x+4-4}{x-3}

f(x-2)= \frac{{x}^{2}-4x}{x-3}

f(x-2)= \frac{x(x-4)}{x-3}

-----------------

Pois de acordo com o professor o raciocínio estaria incompleto.

Qual é o texto do exercício original?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 18:20

Me refiro á deixar incognita no denominador... esta seria a solução final da função?
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 18:59

vmouc escreveu:Me refiro á deixar incógnita no denominador... esta seria a solução final da função?

Nesses exemplos sempre teremos a variável aparecendo no denominador.

Ainda que possamos escrever f\left(\frac{1}{t}\right)=(1-2t)(1+2t)[t(1-t)]^{-1} e f(x-2)= x(x-4)(x-3)^{-1}, essas potências negativas farão com que a variável volte a aparecer no denominador de qualquer maneira.

Observação
Na função f(x)=2x+4 a letra "x" representa uma variável, isto é, algo que pode assumir qualquer valor. Nesse caso, esses valores são aqueles no domínio da função.

Por outro lado, na equação 2x+4=0 a letra "x" representa uma incógnita, isto é, um valor desconhecido a ser determinado.
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Dom Mar 06, 2011 20:18

ok. Obrigado!!!! :-D
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor vmouc » Ter Mar 08, 2011 14:55

Boa tarde,

Pessoal,

Gostaria de saber se resolvi da forma correta:

Se f(x)={x}^{2}+2x, determine \frac{f(a+h)-f(a)}{h}

Resolução:
f(a+h)= {(a+h)}^{2}+2(a+h)\Rightarrow f(a+h)={a}^{2}+2ah+{h}^{2}+2a+2h

f(a)={a}^{2}+2a

f(a+h)-f(a)= {a}^{2}-2ah+{h}^{2}+2a+2h-{a}^{2}-2a\Rightarrow f(a+h)-f(a)= {h}^{2}-2ah+2h

\frac{f(a+h)-f(a)}{h}= \frac{{h}^{2}-2ah+2h}{h}\Rightarrow h-2a+2

Está correto?

Obrigado!!! :-D
Vinícius Costa
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Re: Função - linha de raciocinio

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 18:36

Procure não usar tópicos anteriores para postar novos exercícios.

Nós temos que f(x)={x}^{2}+2x e queremos determinar \frac{f(a+h)-f(a)}{h}. Primeiro, note que necessariamente h é diferente de 0, já que ele aparece no denominador.

\frac{f(a+h)-f(a)}{h} = \frac{(a+h)^2+2(a+h) - a^2 - 2a}{h}

Arrumando de forma conveniente:
= \frac{(a+h)^2 - a^2  + 2a - 2a + 2h}{h}

Usando o produto notável x^2-y^2=(x-y)(x+y) e simplificando 2a com -2a:
= \frac{(a+h- a)(a+h+a)  + 2h}{h}

= \frac{h(2a+h)  + 2h}{h}

Colocando h em evidência:
= \frac{h(2a+h + 2)}{h}

Simplificando o h no numerador com o h no denominador (o que pode ser feito já que h não é zero):
= 2a+h + 2
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.