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Geometria

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Mensagempor Emilia » Qua Fev 16, 2011 12:06

1. Uma pirâmide hexagonal regular tem aresta da base medindo 6cm. Se sua altura é de
10cm, qual será o comprimento de cada aresta lateral? Desenhe uma planificação para ela. (Você
pode usar o programa computacional Geogebra ou o Cabri Géomètre)

2. Um octaedro regular é seccionado na terça parte de suas arestas que concorrem em um
mesmo vértice e retiradas as pirâmides de base quadrada, resulta um poliedro arquimediano
composto por faces hexagonais regulares e faces quadradas chamado Octaedro truncado.
Dica: Procure descobrir se é possível usar a relação de Euler para achar o número de
vértices. Para o cálculo do número de diagonais, deduza uma expressão geral, partindo do
seguinte raciocínio: Considerando todos os vértices existentes no polígono, quantos
segmentos de retas podemos formar, sabendo que cada um destes segmentos é formado
por dois vértices? Deste número obtido, o que eu preciso retirar, para sobrar apenas as
diagonais do polígono?
a) Determine o número de vértices desse novo poliedro;
b) O número de diagonais desse novo poliedro;
c) determine a distância entre duas de suas faces quadradas opostas (paralelas). Para isto,
considere que, originalmente, cada aresta do octaedro regular media a cm.
Emilia
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Re: Geometria

Mensagempor Renato_RJ » Qua Fev 16, 2011 12:31

Cara Emilia, tudo em paz ???

Seguinte, a primeira questão é bem tranquila, veja, se você tem uma piramide de base hexagonal regular, o ponto de encontro das arestas laterais terá projeção no centro da base, logo a distância entre um dos vértices do hexágono com o centro será 6 cm (lembre-se, o hexágono é regular), logo, use o teorema de Pitágoras (você verá um triângulo retângulo formado pela altura de 10 cm e a distância entre o vértice ao centro de 6 cm, a aresta lateral será a hipotenusa), e assim teremos uma aresta lateral de 2 \cdot \sqrt{34}.

O segundo problema eu não entendi muito bem, vou tentar aqui....
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Re: Geometria

Mensagempor Emilia » Qua Fev 16, 2011 17:07

Renato, obrigada pela ajuda.
No exercício 2 não consegui colocar a figura.
Emilia
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Re: Geometria

Mensagempor Emilia » Qua Fev 16, 2011 17:09

Renato, anexei um arquivo com a figura do ex. 2.
Obrigada.
Anexos

[O anexo não pode ser exibido, pois a extensão doc foi desativada pelo administrador.]

Emilia
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Re: Geometria

Mensagempor Renato_RJ » Qua Fev 16, 2011 18:24

Opa, com a figura melhorou sensivelmente, ainda mais levando em conta que geometria euclidiana não é a minha matéria favorita da matemática.. Desculpinha esfarrapada para os meus erros.. rsss...

Seguinte, o quê eu consegui fazer:

a) achei 24 vértices..

b) D = \frac {V \cdot (V - 1)}{2} - A - \Sigma df
Mas eu contei com 8 faces hexagonais e 8 faces quadradas, para um octaedro truncado. Logo:

D = \frac {24 \cdot (24 -1)}{2} - 36 - (8 \cdot 9) + (8 \cdot 2) \Rightarrow \, D = 152

c) Se você considerar que a distância entre o centro do octaedro truncado até o centro da face hexagonal mede \frac{\sqrt{6}}{2}, então teremos:
\sqrt{6a} cm de distância entre as faces hexagonais passando pelo centro... A primeira fórmula é encontrada nos livros e até mesmo no site do Wolfram.

Quanto a formula de Euler, sim, ela pode ser usada, pois o sólido continua regular...
Antes de escrever tudo isso, dá uma conferida nas contas e definições, posso ter deixado passar algo...

Abraços,
Renato.
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Re: Geometria

Mensagempor Emilia » Qua Fev 16, 2011 23:26

Renato, obrigada pela ajuda até agora!
Você viu que no ex. 1 pede para fazer a planificação da pirâmide? Pois é, já utilizei o winplot para construção de gráficos, agora o 'geogebra' nunca usei. Se você sabe como usar pode me passar o passo-a-passo de como construir a pirâmide?
Obrigada.
Emilia
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Re: Geometria

Mensagempor Renato_RJ » Qui Fev 17, 2011 01:11

Emilia, o que eu entendo por planificar uma pirâmide seria desenhar sua base... Mas, por via das dúvidas, segue um excelente canal do youtube que tem um tutorial do prof. Luiz Aquino (aqui do forum mesmo) - http://www.youtube.com/user/LCMAquino - foi onde eu aprendi a usar o Geogebra...

[ ]'s
Renato.
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Re: Geometria

Mensagempor lucio Miranda » Qui Fev 17, 2011 13:50

Olá Renata , só pra retificar um dado na solucão do octaedro truncado: Ele tem 6 faces quadradas. Abraço
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?