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Analise combinatoria

Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 14:13

Olá estou com duvida neste exercicio.

{A}_{n,3} - {C}_{n,3} = 25  {C}_{n,n-1}

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12

Se alguem puder me ajudar agradeço
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 15:49

cristina escreveu:Olá estou com duvida neste exercicio.

{A}_{n,3} - {C}_{n,3} = 25  {C}_{n,n-1}

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12

Se alguem puder me ajudar agradeço


Olá amiga a segunda eu consegui fazer vo demonstrar para voce:

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12


\displaystyle { \frac{ \frac {8!}{(n+2)!(n+2-8)!}}{\frac {8!}{(n+1)!(n+1-8)!} }}=12 corta 8! de cima com o debaixo fica assim.



\frac {(n+2)!(n-6)!} {(n+1)!(n-7)!}=12 desenvolve (n+2) e (n-6) para poder cortar em baixo.


\frac {(n+2)(n+1)!(n-6)(n-7)!} {(n+1)!(n-7)!}=12 corta (n+1) e (n-7)!

{(n+2)(n-6)=12 faz a distributiva!

n^2-6n+2n-12=12

n^2-4n-24=0 faz baskara e acha o N!! valeu depois eu resolvo a outra.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 16:50

Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 19:34

cristina escreveu:Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.


Oi amiga essa questão é de concurso? tem resposta?
porque eu tambem não consegui achar o valor de n não. vamos esperar uma almar boa ajudar agente.. mas as conta em cima estão tudo certinho ok?
sobre a primera questão que voce postou ela é um pouco trabalhosa consegui fazer mas vai demorar pra min fazer um latex dela então aguarda ai vlw . :y:
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 19:43

Oi amigo, já tentei de tudo tbem e não consegui, as alternativas que tenho são:
a) 5
b) 6
c) 1
d) 7
e) 9
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 20:21

cristina escreveu:Oi amigo, já tentei de tudo tbem e não consegui, as alternativas que tenho são:
a) 5
b) 6
c) 1
d) 7
e) 9


vo levar ela para um professor tentei substituir umas das opçoes no lugar de N para ver se zera a equação mas não deu.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 26, 2010 21:30

Bom, vamos ao primeiro:

A_{n,3} - C_{n,3} = 25C_{n,n-1} \;\therefore

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;\therefore

n^3 - 3n^2 + 2n = 30n \;\therefore

n^2 - 3n - 28 = 0 \;\therefore

n = 7 \;\mbox{(note que a raiz negativa nao nos interessa)}

Agora para o segundo problema:

\frac{C_{8,n+2}}{C_{8,n+1}} = 2

\frac{8!}{(n+2)!.(8-n-2)!} . \frac{(n+1)!.(8 - n - 1)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{8!}{(n+2)!.(6-n)!} . \frac{(n+1)!.(7- n)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{(7-n)}{(n+2)} = 2 \;\therefore

7-n = 2n + 4 \;\therefore

n = 1

Até a próxima.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 22:10

Douglasm escreveu:Bom, vamos ao primeiro:

A_{n,3} - C_{n,3} = 25C_{n,n-1} \;\therefore

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;\therefore

n^3 - 3n^2 + 2n = 30n \;\therefore

n^2 - 3n - 28 = 0 \;\therefore

n = 7 \;\mbox{(note que a raiz negativa nao nos interessa)}

Agora para o segundo problema:

\frac{C_{8,n+2}}{C_{8,n+1}} = 2

\frac{8!}{(n+2)!.(8-n-2)!} . \frac{(n+1)!.(8 - n - 1)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{8!}{(n+2)!.(6-n)!} . \frac{(n+1)!.(7- n)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{(7-n)}{(n+2)} = 2 \;\therefore

7-n = 2n + 4 \;\therefore

n = 1

Até a próxima.


Douglas é igual a 12 graças a você percebi que botei a formula na ordem errada! vo postar a resolução:
Editado pela última vez por DanielRJ em Qui Ago 26, 2010 22:36, em um total de 1 vez.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 26, 2010 22:32

Em seu segundo post, Cristina afirmou ter errado, que na verdade a segunda expressão é igual a 2. Veja só:

cristina escreveu:Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 22:39

aff. to aqui igual um troxa fazendo erradoe entao
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Sex Ago 27, 2010 00:48

Amigo, desulpe te incomodar mais uma vez,
não entendi em relação ao primeiro problema, da onde surgiu o 3 fatorial - 1 e de subtração pasou para multiplicação
não compreendi o seu raciocinio.
abs
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Sex Ago 27, 2010 09:46

Vou detalhar um pouco mais só essa parte, veja se compreende:

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n\;\therefore

\frac{3!}{3!}.\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n

Agora, colocando o n!/3!.(n-3)! em evidência temos:

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(6-1).\frac{n.(n-1).(n-2).(n-3)!}{6.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;(...)

Ai é só continuar como já fiz anteriormente.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Sex Ago 27, 2010 11:37

Obrigada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?