• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Questão de polinômios(UFMG-2007)

Questão de polinômios(UFMG-2007)

Mensagempor Thiago Silveira » Dom Ago 15, 2010 18:07

Pessoal, sou novo aqui no fórum, como não encontrei lugar pra me apresentar, estou fazendo aqui mesmo. Meu nome é Thiago Silveira e tenho 18 anos. Prazer a todos. Estou estudando pra alguns vestibulares e queria ajuda na seguinte questão de polinômios da prova da ufmg de 2007: http://www.ufmg.br/copeve/site/arquivos/Provas/2007/2etapa/2matematica.pdf

QUESTÃO 03 (Constituída de três itens.)
As dimensões a, b e c, em cm, de um paralelepípedo retângulo são as raízes do polinômio
p (x) = 6x3 – 44x2 + 103x – 77

1. CALCULE o volume desse paralelepípedo.
2. CALCULE a soma das áreas das faces desse paralelepípedo.
3. CALCULE o comprimento da diagonal desse paralelepípedo.

Eu não consegui fazer nada da questão. Nunca estudei polinômios. A unica coisa que eu pensei foi igualar p(x)=0 e tentar fazer uma equação de 3º grau, mas eu nao tenho nenhuma ideia de como que faz. Preciso de ajuda. Só me mostrarem o caminho ou me dar alguma dica de polinomios por favor

até mais e obrigado desde já.

Thiago
Thiago Silveira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Ago 15, 2010 17:59
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: cursando

Re: Questão de polinômios(UFMG-2007)

Mensagempor Douglasm » Dom Ago 15, 2010 19:36

Olá Thiago, bem vindo ao fórum. Essa questão se resolve utilizando as Relações de Girard. Eu vou utilizar essas relações aqui sem explicá-las para não me delongar demais, por isso sugiro que dê uma olhada nelas para pode compreender a resolução.

a) O volume do paralelepípedo será o produto das suas três dimensões, que é igual ao produto das três raízes. As Relações de Girard nos dizem que esse produto é:

S_G^3 = a.b.c = \frac{-a_0}{a_3} = \frac{-(-77)}{6} = \frac{77}{6}

Consequentemente, o volume procurado é 77/6 cm³.