• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

AJUDA!! - DESENVOLVIMENTO DA CONTA DA ÁREA DE UM DECÁGONO

AJUDA!! - DESENVOLVIMENTO DA CONTA DA ÁREA DE UM DECÁGONO

Mensagempor jmatematica » Qua Mai 19, 2010 10:44

oii pessoal, eu ainda naum expert em matemática
mas eu to com uma conta que ta me deixando louco.
quero determinar a área de um decágono regular de lado ?.

eu sei que a resposta é:
[size=150]5/2?5+2?5?²[/size]

porém eu necessito do desenvolvimento da conta.
também sei que uma das formas de se resolver é calculando a
área de um dos triÂngulos que o decágono forma e depois multiplica-los
por 10(que eh a quantidade de lados que o decágono tem)
por favor, se alguém puder me ajudar ficaria muito agradecido de coração.
essa conta ta me dando nos nervos..
até..
jmatematica
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em matemática
Andamento: cursando

Re: AJUDA!! - DESENVOLVIMENTO DA CONTA DA ÁREA DE UM DECÁGON

Mensagempor Tom » Dom Jul 04, 2010 01:31

Inscreveremos(não estranhe! É assim que se escreve, mesmo :lol: ) o decágono em uma circunferência de raio r e o dividiremos em dez triângulos congruentes, conforme abaixo:

plan.png

Como todos os dez triângulos são congruentes, o ângulo central mede 36º e, como o triângulo é isóceles, os outros dois ângulos medem 72º.

Tracemos a bissetriz relativa a um dos ângulos de 72º , dividindo-o portanto em dois ângulos de 36º . Obteremos, assim, dois novos triângulos isóceles que são semelhantes, pelo critério ângulo-ângulo.

Na figura acima, os ângulos em verde medem 36º e em vermelho medem 72º . Pelos triângulos isóceles, os lados demarcados são congruentes e medem l, isto é, o lado do decágono.

Da semelhança dos triângulos supracitados, temos que:

\dfrac{r-l}{l}=\dfrac{l}{r}\rightarrow\dfrac{r}{l}-1=\dfrac{l}{r} , se chamarmos \dfrac{r}{l}=x, então: x-1=\dfrac{1}{x}\rightarrow x^2-x-1=0

Resolvendo a equação do segundo grau em x, obtemos duas raízes, uma delas negativa. Nos interessa somente a raiz positiva, a saber:

\dfrac{r}{l}=x=\dfrac{1+\sqrt{5}}{2} e, portanto, r=\dfrac{l(1+\sqrt{5})}{2}

Voltemos ao triângulo principal de lados r,r,l. Aplicando o Teorema dos Cossenos, temos que:

l^2=r^2+r^2-2r^2cos36º , isto é, l^2=2r^2(1-cos36) e fazendo uso da relação entre r e l, temos:

l^2=\dfrac{l^2(1+\sqrt{5})^2}{2}(1-cos36)\rightarrow cos36=1-\dfrac{2}{(1+\sqrt{5})^2} e, portanto, cos36=\dfrac{1+\sqrt{5}}{4}

Ora, do Teorema Fundamental da Trigonometria, temos que: sen^2\theta+cos^2\theta=1; assim sen36=\dfrac{\sqrt{10-2\sqrt{5}}}{4}

Ainda no triângulo principal, pela Lei das Áreas, temos que a área do triângulo pode ser dada por: \dfrac{r^2.sen36}{2} e, fazendo uso da relação já calculada entre r e l, bem como, do valor de sen36º, temos que:

S_{\triangle}=\dfrac{l^2(1+\sqrt{5})^2}{8}\times\dfrac{\sqrt{10-2\sqrt{5}}}{4}

Seja S a área do decágono, então S=10.S_{\triangle} . Assim:

S=\dfrac{10l^2\timesl^2(1+\sqrt{5})^2}{8}\times\dfrac{\sqrt{10-2\sqrt{5}}}{4}=\dfrac{5l^2(\sqrt{5}+1)^2\sqrt{10-2\sqrt{5}}}{16} , que é a área do decágono regular em função do comprimento do seu lado.

Não consegui entender o suposto gabarito, mas desde já digo que não existem erros nessa resolução. ;)
Depois você revê.
Tom
Tom
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Automação e Controle Industrial
Andamento: formado

Voltar para Geometria Plana

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1

Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!

Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.

Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.

Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?

Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)

Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.

Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D