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[raiz] equação epcar

[raiz] equação epcar

Mensagempor Ederson_ederson » Seg Jul 13, 2015 10:12

Bom dia.

Por favor, me ajudem com essa questão, pois só consegui desenvolver até uma parte.

Considere p ? R+* e a equação \sqrt[]{x-p} - \sqrt[]{p} + \sqrt[]{2x-p} = 0 na variável x.

Sobre o conjunto solução dessa equação, pode-se afirmar que
a) possui um único elemento positivo.
b) não possui elemento.
c) possui dois elementos positivos.
d) possui dois elementos de sinais opostos.

Eu desenvolvi e cheguei em 4(2x-p) = 9(p-x).

Se eu continuar desenvolvendo não chego a nada. Eu fiz algo errado? Ou se está certo, o que faço a partir de agora?

A alternativa correta, segundo o gabarito é a A

Muito obrigado!!!
Ederson_ederson
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Re: [raiz] equação epcar

Mensagempor nakagumahissao » Ter Jul 14, 2015 11:00

\sqrt[]{x-p} - \sqrt[]{p} + \sqrt[]{2x-p} = 0

Sendo que:

p \in {\Re}_{*}^{+}

Sendo que p é um número positivo diferente de zero e de acordo com o enunciado, concluimos que para que as três raízes existam nos Reais, deveremos ter:

(x - p) > 0 \Rightarrow x > p

(2x - p) > 0 \Rightarrow x > \frac{p}{2}

p > 0


Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como p tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p.

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo e a resposta é a letra (a)

\blacksquare
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Re: [raiz] equação epcar

Mensagempor Ederson_ederson » Qui Jul 16, 2015 11:11

nakagumahissao escreveu:\sqrt[]{x-p} - \sqrt[]{p} + \sqrt[]{2x-p} = 0

Sendo que:

p \in {\Re}_{*}^{+}

Sendo que p é um número positivo diferente de zero e de acordo com o enunciado, concluimos que para que as três raízes existam nos Reais, deveremos ter:

(x - p) > 0 \Rightarrow x > p

(2x - p) > 0 \Rightarrow x > \frac{p}{2}

p > 0


Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como p tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p.

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo e a resposta é a letra (a)

\blacksquare




Olá, bom dia..

Eu não entendi a análise das condições. Como assim p > p/2? E se x > p, porque apenas um único valor positivo, pois se x é maior que p ele não poderia ser qualquer valor maior que p?

Por que a segunda condição não serve, afinal, se p é positivo e x é maior que p/2 o x continuará sendo positivo...

???

Obrigado!! :y:
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Re: [raiz] equação epcar

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jul 16, 2015 13:08

Houve um erro: Em vez de:

Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como p tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p.

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo e a resposta é a letra (a)



LEIA-SE:


Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como x tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p (porque o maior valor entre p/2 e p é ser maior que o próprio p). Lembre-se: x tem que ser maior do que p/2 E x tem que ser maior que p (ao mesmo tempo), ou seja, temos uma interseção:

\left(x > \frac{p}{2} \right) \cap \left(x > p \right) = (x > p)

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo (primeira condição) e deverá ser maior que p, e a resposta é a letra (a).



Explicação:

p tem que ser positivo (terceira condição). Sabemos que x tem que ser maior que p. Se você escolher um valor para p, existirá um valor para x tal que x seja maior que p de forma que o resultado das somas da equação dada resulte num total de ZERO (0). Por isto, dizemos que existe somente um valor para x, mas ele tem que obedecer as regras encontradas, ou seja, p tem que ser maior que zero, x > p/2, mas como x tem que ser também maior que p, então concluímos que x tem que ser maior que p (pela interseção dos resultados).

\left(x > \frac{p}{2} \right) \cap \left(x > p \right) = (x > p)

Isso para todo p > 0.


Exemplo:

Vamos dar um valor para p que seja maior que zero, por exemplo p = 4. Então:

\sqrt[]{x-4} - \sqrt[]{4} + \sqrt[]{2x-4} = 0 \Rightarrow \sqrt[]{x-4} - 2 + \sqrt[]{2x-4} = 0 \Rightarrow

\Rightarrow \sqrt[]{x-4} + \sqrt[]{2x-4} = 2 \Rightarrow

Elevando-se ao quadrado os dois lados da equação, tem-se que:

\Rightarrow x - 4 + 2\sqrt[]{(x-4)(2x-4)}  + 2x - 4 = 4 \Rightarrow 3x - 8 + 2\sqrt[]{2x^2 - 4x - 8x + 16} = 4 \Rightarrow

\Rightarrow 2\sqrt[]{2x^2 - 12x + 16} = 8 - 3x + 4 \Rightarrow 2\sqrt[]{2x^2 - 12x + 16} = 12 - 3x \Rightarrow

Elevando-se ao quadrado novamente, ambos os lados da equação final acima, teremos:

\Rightarrow 8x^2 - 48x + 64 = 144 - 72x + 9x^2  \Rightarrow

\Rightarrow x^2 - 24x -80 = 0

Para agilizar, resolendo esta equação quadrática teremos os seguintes valores para x:

x =4 (3 - \sqrt[]{14}) = -2,97...

x =4 (3 + \sqrt[]{14}) = 26,97...

Sabemos que se x for negativo, a equação não será válida no conjunto dos números Reais. Assim, x deverá ter o valor 26,97... para que a equação

\sqrt[]{x-4} - \sqrt[]{4} + \sqrt[]{2x-4} = 0

resulte em zero, como esperado. Como vê, nenhum outro valor de x vai satisfazer a equação para que resulte num total de zero para um valor de p = 4. Assim, para cada valor de p escolhido, existirá um, e somente um valor de x > p > 0 que satisfaça a equação dada no enunciado.
Eu faço a diferença. E você?

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Re: [raiz] equação epcar

Mensagempor Ederson_ederson » Qui Jul 16, 2015 16:56

nakagumahissao escreveu:Houve um erro: Em vez de:

Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como p tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p.

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo e a resposta é a letra (a)



LEIA-SE:


Como p > 0, a terceira condição já é satisfeita. Como x tem que ser maior que p/2 (segunda condição) e também ser maior do que p, então concluimos que x > p (porque o maior valor entre p/2 e p é ser maior que o próprio p). Lembre-se: x tem que ser maior do que p/2 E x tem que ser maior que p (ao mesmo tempo), ou seja, temos uma interseção:

\left(x > \frac{p}{2} \right) \cap \left(x > p \right) = (x > p)

Sendo assim, x possui somente um único valor positivo pois p é positivo (primeira condição) e deverá ser maior que p, e a resposta é a letra (a).



Explicação:

p tem que ser positivo (terceira condição). Sabemos que x tem que ser maior que p. Se você escolher um valor para p, existirá um valor para x tal que x seja maior que p de forma que o resultado das somas da equação dada resulte num total de ZERO (0). Por isto, dizemos que existe somente um valor para x, mas ele tem que obedecer as regras encontradas, ou seja, p tem que ser maior que zero, x > p/2, mas como x tem que ser também maior que p, então concluímos que x tem que ser maior que p (pela interseção dos resultados).

\left(x > \frac{p}{2} \right) \cap \left(x > p \right) = (x > p)

Isso para todo p > 0.


Exemplo:

Vamos dar um valor para p que seja maior que zero, por exemplo p = 4. Então:

\sqrt[]{x-4} - \sqrt[]{4} + \sqrt[]{2x-4} = 0 \Rightarrow \sqrt[]{x-4} - 2 + \sqrt[]{2x-4} = 0 \Rightarrow

\Rightarrow \sqrt[]{x-4} + \sqrt[]{2x-4} = 2 \Rightarrow

Elevando-se ao quadrado os dois lados da equação, tem-se que:

\Rightarrow x - 4 + 2\sqrt[]{(x-4)(2x-4)}  + 2x - 4 = 4 \Rightarrow 3x - 8 + 2\sqrt[]{2x^2 - 4x - 8x + 16} = 4 \Rightarrow

\Rightarrow 2\sqrt[]{2x^2 - 12x + 16} = 8 - 3x + 4 \Rightarrow 2\sqrt[]{2x^2 - 12x + 16} = 12 - 3x \Rightarrow

Elevando-se ao quadrado novamente, ambos os lados da equação final acima, teremos:

\Rightarrow 8x^2 - 48x + 64 = 144 - 72x + 9x^2  \Rightarrow

\Rightarrow x^2 - 24x -80 = 0

Para agilizar, resolendo esta equação quadrática teremos os seguintes valores para x:

x =4 (3 - \sqrt[]{14}) = -2,97...

x =4 (3 + \sqrt[]{14}) = 26,97...

Sabemos que se x for negativo, a equação não será válida no conjunto dos números Reais. Assim, x deverá ter o valor 26,97... para que a equação

\sqrt[]{x-4} - \sqrt[]{4} + \sqrt[]{2x-4} = 0

resulte em zero, como esperado. Como vê, nenhum outro valor de x vai satisfazer a equação para que resulte num total de zero para um valor de p = 4. Assim, para cada valor de p escolhido, existirá um, e somente um valor de x > p > 0 que satisfaça a equação dada no enunciado.



Perfeito, agora eu entendi.

Muito obrigado pela explicação.

:) :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?