por GMAT2010 » Qua Fev 03, 2010 20:59
Olá. Sei que o site pede que informem as tentativas, porém, na questão abaixo, não consegui sair do ponto de partida.
Para cada número inteiro, par e positivo "n", a função h(n) é definida como o produto de todos os inteiros pares de 2 até n. Se "p" é o menor fator primo de h(100) + 1, então p é?
a) menor que 10
b) de 10 a 20
c) de 20 a 30
d) de 30 a 40
e) maior de 40
Resp. E
Meu raciocinio foi tentar o h(6) + 1, por exemplo. nesse caso, teríamos h(6) + 1 = 2x4x6 + 1 = 49, que tem como fator 7.
-
GMAT2010
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Jan 05, 2010 20:54
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng de Produção
- Andamento: formado
por GMAT2010 » Qui Fev 04, 2010 22:59
Alguém tem idéia de como fazer???
-
GMAT2010
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Jan 05, 2010 20:54
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng de Produção
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Sex Fev 05, 2010 14:01
Boa tarde GMAT.
Ainda não cheguei na resposta, porém conversando com um professor amigo meu, ele recomendou que desse uma olhada no teorema da infinidade de primos de Euclides.
Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por GMAT2010 » Sáb Fev 06, 2010 07:40
Obrigado pela dica Fantini.
Mas o que não entendo é que esse problema está numa prova (o GMAT) que deveria conter somente conteúdo de ensino médio, porém na qual não se pode usar calculadora. Será que não tem outra maneira de resolver?
-
GMAT2010
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Jan 05, 2010 20:54
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng de Produção
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Como eu acho os fatores primos de um número?
por Antony Shuazter » Seg Jun 18, 2012 09:40
- 5 Respostas
- 3879 Exibições
- Última mensagem por Antony Shuazter

Ter Jun 19, 2012 23:22
Sistemas de Equações
-
- [Integral por frações parciais] Por fatores quadráticos
por luan de andrade » Seg Abr 20, 2015 17:55
- 0 Respostas
- 1055 Exibições
- Última mensagem por luan de andrade

Seg Abr 20, 2015 17:55
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- PRIMOS
por ckde » Qua Jul 14, 2010 12:20
- 11 Respostas
- 4205 Exibições
- Última mensagem por Tom

Sáb Jul 17, 2010 22:29
Álgebra Elementar
-
- Números primos
por mony0771 » Qui Abr 23, 2009 10:54
- 2 Respostas
- 3958 Exibições
- Última mensagem por mony0771

Qui Abr 23, 2009 15:28
Álgebra Elementar
-
- Numeros Primos
por Neperiano » Sex Abr 24, 2009 20:15
- 6 Respostas
- 5506 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Sáb Abr 25, 2009 10:23
Problemas do Cotidiano
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.