por Pessoa Estranha » Ter Nov 18, 2014 00:38
Olá, pessoal! Preciso de ajuda para o seguinte exercício: "Determinar onde o gráfico da função dada tem concavidade positiva, onde a concavidade é negativa e obter os pontos de inflexão, caso existam."
![\sqrt[5]{x-2} \sqrt[5]{x-2}](/latexrender/pictures/3077b32665829a49219836be64d5ac4d.png)
Fiz o seguinte:
Derivei duas vezes a função dada, chegando à:

. Daí, não há pontos reais para os quais a derivada segunda da f se anula. Contudo, x = 2 está no domínio da f e é, realmente, a abscissa do ponto de inflexão, mas como chegar neste resultado usando as derivadas e sem observar o gráfico da f? Pq não deu certo?
Por favor, eu preciso muito de ajuda!
Muito Obrigada!

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Pessoa Estranha
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por adauto martins » Qua Nov 19, 2014 11:46
![f(x)=\sqrt[5]{x-2}=0\Rightarrow x=2 f(x)=\sqrt[5]{x-2}=0\Rightarrow x=2](/latexrender/pictures/ea0c85a502ea218a13a208284cf1a0ff.png)
,x=2 e o ponto onde f,cruza o eixo xx...
![df/dx=(1/5)1/(\sqrt[5]{{x-2}^{4}})=0\Rightarrow df/dx=(1/5)1/(\sqrt[5]{{x-2}^{4}})=0\Rightarrow](/latexrender/pictures/dfb72ab60de1da46a82ae0ce046cfa4a.png)
nao existem pontos nem de maximos e minimos,mas a funçao e crescente,pois

,p/ qquer x do dominio,

...
![({df/dx})^{2}=(-4/25)(\sqrt[5]{({x-2})^{9}})=0 ({df/dx})^{2}=(-4/25)(\sqrt[5]{({x-2})^{9}})=0](/latexrender/pictures/2c0f115f91028ad44ed6806e741b495c.png)

q. nao tem concavidades...portanto f e uma funçao sem pontos criticos,mas cresce indefinidamente,pois
![\lim_{x\rightarrow\infty}(\sqrt[5]{x-2})=\infty \lim_{x\rightarrow\infty}(\sqrt[5]{x-2})=\infty](/latexrender/pictures/12ec7e0fbcdd23d3bd585d69a80a9dfc.png)
...
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por trickpsv » Sex Nov 21, 2014 16:06
Bem, não podemos esquecer que ponto de inflexâo é onde a função muda de concavidade, e não necessariamente onde a segunda derivada é 0, ela pode também não existir.
Analisando o gráfico da função dada vemos claramente que a função muda de concavidade no ponto x=2. Utilizando a derivada de ordem 2, basta verificar se há algum ponto onde ela é igual a 0 ou ela onde não está definida, nesse caso x=2.
Depois basta tomar um valor menor que 2 para x e outro maior que 2 e verificar se mudou o sinal da segunda derivada, se sim, é ponto de inflexão.
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trickpsv
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por adauto martins » Sex Nov 21, 2014 17:01
aqui e vc lembrar de cinematica...qdo o movel muda p/uma direçao inversa,sua velocidade tem q. ser nula e consequentemente sua aceleraçao...
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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