por Ana Paula MMS » Sáb Jan 11, 2014 14:59
Por favor, poderiam me ajudar a compreender a resolução desta questão?
Um aluno ganha 5 pontos por exercício que acerta e perde 3 pontos por exercício que erra. Ao final de 50 exercícios tinha 130 pontos. Quantos exercícios o aluno acertou?
Agradeço desde já a ajuda.
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Ana Paula MMS
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por Cleyson007 » Sáb Jan 11, 2014 17:27
Olá, boa tarde Ana!
Pense da seguinte forma:
"a" --> Quantidade de acertos.
"e" --> Quantidade de erros.
5a - 3e = 130 (A cada exercício acertado o aluno ganha 5 ptos. A cada exercício que errar, ele perde 3 ptos. Ao final do processo, o aluno estava com 130 ptos.)
a + e = 50 (Entre acertos e erros houve 50 exercícios).
Bom, agora ficou fácil! Basta resolver o sistema de equações e encontrar os valores de "a" e "e". Veja:
Da segunda equação, temos: a = 50 - e
Substituindo esse valor de "a" na primeira equação, temos: 5 (50 - e) - 3e = 130
250 - 5e - 3e = 130
-8e = 130 - 250
-8e = -120
e = 15 (Quantidade de erros)
Logo, a = 50 - e ---> a = 50 - 15 ---> a = 35
Qualquer dúvida estou a disposição.
Bons estudos.
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Cleyson007
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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