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Probabilidade Alunos e tipos música

Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 18:54

Boa Tarde.

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Não consegui resolver. Fiquei confusa. Não tem gabarito.
Na letra a) coloquei 120/200, está certo?
Letra b) não sei.
Na letra c) coloquei 50/200, está certo?
Na letra d) coloquei 120/200 x 150/200, está certo?
Muito obrigada.
Lana Brasil
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 19:11

Oi Lana,
boa tarde!

a)

A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim 40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,
\\ 120 - 80 = \\ \boxed{40 \; \text{alunos}}

Daí,

\\ \frac{40}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{5}}}


b)

A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:

(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10

Daí,

\\ \frac{10}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{20}}}

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique Diagrama de Venn
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 19:55

danjr5 escreveu:Oi Lana,
boa tarde!

a)

A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim 40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,
\\ 120 - 80 = \\ \boxed{40 \; \text{alunos}}

Daí,

\\ \frac{40}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{5}}}


b)

A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:

(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10

Daí,

\\ \frac{10}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{20}}}

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique Diagrama de Venn


Muito obrigada. Entendi muito bem.
Lana Brasil
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 20:39

Que bom!
E, os itens c e d? Encontraste como resposta...
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qui Abr 18, 2013 16:20

danjr5 escreveu:Que bom!
E, os itens c e d? Encontraste como resposta...


Depois da sua explicação entendi o raciocínio e respondi as outras. c) 50/200 e d) 80/200. Obrigada.
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 20, 2013 16:26

Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido \boxed{\text{ou}} com \boxed{\text{e}}!

Associe \boxed{\text{ou}} a UNIÃO;
E, \boxed{\text{e}} a INTERSECÇÃO!

Portanto, aquela não é a resposta correta!

Aguardo retorno!

Att,

Daniel.
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Sáb Abr 20, 2013 20:14

danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido \boxed{\text{ou}} com \boxed{\text{e}}!

Associe \boxed{\text{ou}} a UNIÃO;
E, \boxed{\text{e}} a INTERSECÇÃO!

Portanto, aquela não é a resposta correta!

Aguardo retorno!

Att,

Daniel.


Obrigada pela correção. Veja se entendi agora: a resposta é (40+70)/200? Se estiver errado então não sei como fazer. Obrigada.
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Sex Abr 26, 2013 21:07

Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:

Diagrama.png
Diagrama.png (8.52 KiB) Exibido 6102 vezes


Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

\\ \textup{eletronica ou sertaneja} = \\ \textup{apenas eletronica} \cup \textup{ambas} \cup \textup{apenas sertaneja} = \\ 70 + 80 + 40 = \\ \boxed{190}

Portanto,

\\ \frac{190}{200} = \\\\ \boxed{\boxed{\frac{19}{20}}}
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Sáb Abr 27, 2013 15:34

danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:

Diagrama.png


Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

\\ \textup{eletronica ou sertaneja} = \\ \textup{apenas eletronica} \cup \textup{ambas} \cup \textup{apenas sertaneja} = \\ 70 + 80 + 40 = \\ \boxed{190}

Portanto,

\\ \frac{190}{200} = \\\\ \boxed{\boxed{\frac{19}{20}}}


Nossa que bom que pode responder, tenho prova na segunda. Entendi o raciocínio agora do OU e do E. Muito obrigada pela sua ótima demonstração.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.