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Probabilidade Alunos e tipos música

Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 18:54

Boa Tarde.

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Não consegui resolver. Fiquei confusa. Não tem gabarito.
Na letra a) coloquei 120/200, está certo?
Letra b) não sei.
Na letra c) coloquei 50/200, está certo?
Na letra d) coloquei 120/200 x 150/200, está certo?
Muito obrigada.
Lana Brasil
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 19:11

Oi Lana,
boa tarde!

a)

A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim 40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,
\\ 120 - 80 = \\ \boxed{40 \; \text{alunos}}

Daí,

\\ \frac{40}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{5}}}


b)

A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:

(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10

Daí,

\\ \frac{10}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{20}}}

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique Diagrama de Venn
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 19:55

danjr5 escreveu:Oi Lana,
boa tarde!

a)

A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim 40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,
\\ 120 - 80 = \\ \boxed{40 \; \text{alunos}}

Daí,

\\ \frac{40}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{5}}}


b)

A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:

(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10

Daí,

\\ \frac{10}{200} = \\\\\\ \boxed{\boxed{\frac{1}{20}}}

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique Diagrama de Venn


Muito obrigada. Entendi muito bem.
Lana Brasil
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 20:39

Que bom!
E, os itens c e d? Encontraste como resposta...
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Qui Abr 18, 2013 16:20

danjr5 escreveu:Que bom!
E, os itens c e d? Encontraste como resposta...


Depois da sua explicação entendi o raciocínio e respondi as outras. c) 50/200 e d) 80/200. Obrigada.
Lana Brasil
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Abr 20, 2013 16:26

Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido \boxed{\text{ou}} com \boxed{\text{e}}!

Associe \boxed{\text{ou}} a UNIÃO;
E, \boxed{\text{e}} a INTERSECÇÃO!

Portanto, aquela não é a resposta correta!

Aguardo retorno!

Att,

Daniel.
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Sáb Abr 20, 2013 20:14

danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido \boxed{\text{ou}} com \boxed{\text{e}}!

Associe \boxed{\text{ou}} a UNIÃO;
E, \boxed{\text{e}} a INTERSECÇÃO!

Portanto, aquela não é a resposta correta!

Aguardo retorno!

Att,

Daniel.


Obrigada pela correção. Veja se entendi agora: a resposta é (40+70)/200? Se estiver errado então não sei como fazer. Obrigada.
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor DanielFerreira » Sex Abr 26, 2013 21:07

Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:

Diagrama.png
Diagrama.png (8.52 KiB) Exibido 6407 vezes


Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

\\ \textup{eletronica ou sertaneja} = \\ \textup{apenas eletronica} \cup \textup{ambas} \cup \textup{apenas sertaneja} = \\ 70 + 80 + 40 = \\ \boxed{190}

Portanto,

\\ \frac{190}{200} = \\\\ \boxed{\boxed{\frac{19}{20}}}
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Re: Probabilidade Alunos e tipos música

Mensagempor Lana Brasil » Sáb Abr 27, 2013 15:34

danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:

Diagrama.png


Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

\\ \textup{eletronica ou sertaneja} = \\ \textup{apenas eletronica} \cup \textup{ambas} \cup \textup{apenas sertaneja} = \\ 70 + 80 + 40 = \\ \boxed{190}

Portanto,

\\ \frac{190}{200} = \\\\ \boxed{\boxed{\frac{19}{20}}}


Nossa que bom que pode responder, tenho prova na segunda. Entendi o raciocínio agora do OU e do E. Muito obrigada pela sua ótima demonstração.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.