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estatistica

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Mensagempor Lia » Sáb Out 03, 2009 01:00

ESCOLAS Nº DE ESTUDANTES
------------ MASCULINO ------------ FEMININO
A ------------ 90 ---------------------85
B ------------ 112 ------------------- 120
C ------------ 100 ------------------- 97
D ------------ 132 ------------------- 208
E ------------ 160 ------------------- 140
F ------------ 295 ------------------- 300

Total --------889 ---------------- 950



Boa noite gente, ai está o quadro com o número de alunos de uma escola e a questão pede a amostra estratificada de 100 alunos.
A minha dúvida é a seguinte, tem que dividir 100 pelo total masculino (889) e o resultado têm que multiplicar pelo total na escola A, B, C, D, E e F, repetir todo o procedimento com o total feminino, e esse resultado é a tal amostra estratificada? Ou tem q fazer mais alguma coisa? E se for isso, como que fica a montagem certa do quadro? Me ajudem por favor!


Obs: nem é bem um quadro isso q eu fiz, mas o melhor modo q consegui, acho q dá pra entender né pessoal? rsrs
Lia
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Re: estatistica

Mensagempor carlos r m oliveira » Ter Out 06, 2009 15:35

Fiz da seguinte forma:

Escolas Masc Fem Total
A 90 85 175
B 112 120 232
C 100 97 197
D 132 208 340
E 160 140 300
F 295 300 595
Total 889 950 1839

1º calcule a amostra correspondente para cada escola

Escolas Amostra por escola (100/1839*total da escola)
A 10
B 13
C 11
D 18
E 16
F 32
Total 100

A seguir, aplique o mesmo conceito para o gênero:

Ex.: Escola A e Masculino: (10/175)*90 e assim por diante...

Escolas Masc Fem Total
A 5 5 10
B 6 7 13
C 5 5 11
D 7 11 18
E 9 8 16
F 16 16 32
Total 48 52 100
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Re: estatistica

Mensagempor Fe_Tavares » Qui Nov 05, 2009 16:30

Alguem poderia me ajudar com esses exercicios?

1) Qual a diferença entre Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão? Comente tudo o que julgar relevante.







2) Considere uma amostra de 45 valores para o preço de uma garrafa de água mineral de 500ml (em R$):

























1,20









1,40









1,50









1,50









1,60









2,00















0,95









1,10









1,00









2,35









2,50









1,90















1,80









1,60









1,80









1,70









1,50









1,60















1,30









1,40









1,50









1,70









1,90









1,50















2,20









2,50









3,00









2,40









1,20









1,00















1,60









1,50









1,50









1,40









1,70









1,10















0,87









1,70









1,50









1,40









1,60









1,30















1,35









1,80









2,10




a) Agrupar os dados em classes, construindo a distribuição de freqüências.







b) Calcular a média, mediana e moda dos dados agrupados.







c) Calcular a variância e o desvio padrão dos dados agrupados
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Re: estatistica

Mensagempor Lucio Carvalho » Ter Nov 10, 2009 10:43

Olá fe_Tavares,
Tentarei ajudar na resolução dos exercícios.
Quanto à primeira pergunta, devemos lembrar que:
As Medidas de Tendência Central (média, moda e mediana) localizam o centro das observações.
Já as Medidas de Dispersão (desvio médio, variância e desvio-padrão) medem a variabilidade dos dados em relação ao centro das observações.

Apresento, em anexo, uma ajuda para a segunda pergunta.

Espero ter ajudado e até breve!
Anexos
Tabela de frequências.jpg
Tabela de frequência
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.