por Matheus Lacombe O » Dom Mar 17, 2013 17:35
- Mais uma, de tantas outras intermináveis listas de exercícios e eis que surge-me uma dúvida comum entre esta a a lista de exercícios anterior. Simplesmente não consigo resolver o exercício, sempre que me deparo com o padrão descrito a seguir:
![\int_{a}^{b}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-b}} \int_{a}^{b}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-b}}](/latexrender/pictures/4c86720fab5fe7c4bae06986702ca588.png)
- Bom, segue a seguir como eu tentei resolver um problema prático que cai neste padrão - sem sucesso:
Cálculo 8ºed, HOWARD Anton, p.407:
![23) \int_{\sqrt[]{2}}^{2}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-1}} 23) \int_{\sqrt[]{2}}^{2}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-1}}](/latexrender/pictures/0be8461fc062c2ca85eacc43dcb43656.png)
- Realizando a substituição:
![u=\sqrt[]{{x}^{2}-1} u=\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/1ab9f42d8c65add3a3663dec558b40bd.png)

- Encontrando 'x' em termos de 'u':
![u=\sqrt[]{{x}^{2}-1} u=\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/1ab9f42d8c65add3a3663dec558b40bd.png)


![x=\sqrt[]{{u}^{2}+1} x=\sqrt[]{{u}^{2}+1}](/latexrender/pictures/81b7439d721ee3e2de323da07b113525.png)
- Ajustando 'du':



![\frac{du}{dx}=\frac{1}{2.\sqrt[]{{x}^{2}-1}} \frac{du}{dx}=\frac{1}{2.\sqrt[]{{x}^{2}-1}}](/latexrender/pictures/54615d0fc5629b34bc4dc83f6a83d55b.png)
![du=\frac{dx}{2.\sqrt[]{{x}^{2}-1}} du=\frac{dx}{2.\sqrt[]{{x}^{2}-1}}](/latexrender/pictures/48270038f2c2e6a6458a168b6cd60461.png)
![dx=du.2.\sqrt[]{{x}^{2}-1} dx=du.2.\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/17567e40dbbf70dadf3a0e277999edd6.png)

- Ajustando limite inferior:
![para: x=\sqrt[]{2} para: x=\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f17748cc7d95967364041d9ddc9938f4.png)
![u=\sqrt[]{{(\sqrt[]{2})}^{2}-1} u=\sqrt[]{{(\sqrt[]{2})}^{2}-1}](/latexrender/pictures/1c5ca37575e8eb4e09869888b85af507.png)
![u=\sqrt[]{2-1} u=\sqrt[]{2-1}](/latexrender/pictures/eb207bb3ed7ac805db5380f20ebed268.png)
![u=\sqrt[]{1} u=\sqrt[]{1}](/latexrender/pictures/537a0a6493222b8a0ffb8af9a09422ef.png)

- Ajustando limite superior:

![u=\sqrt[]{{2}^{2}-1} u=\sqrt[]{{2}^{2}-1}](/latexrender/pictures/ffba68815d089bbdf1bfb868dcb5fac1.png)
![u=\sqrt[]{4-1} u=\sqrt[]{4-1}](/latexrender/pictures/33d72061d324698f4dbd51868436da15.png)
![u=\sqrt[]{3} u=\sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/8e4042acd23b469ef88a7e251cb46f5d.png)
- Conclui-se então, que (considerando 'x' em termos de 'u'):
![\int_{\sqrt[]{2}}^{2}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-1}}=\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du.2u}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}.u} \int_{\sqrt[]{2}}^{2}\frac{dx}{x.\sqrt[]{{x}^{2}-1}}=\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du.2u}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}.u}](/latexrender/pictures/2fe50cc7433acad63c47520347deebf4.png)
![2.\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}} 2.\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}}](/latexrender/pictures/8be595226a1d999ca5c68c2ac77232fb.png)
- Sabendo que:
![\int_{}^{}\frac{dx}{\sqrt[]{{a}^{2}-{x}^{2}}}=arcsen\left(\frac{x}{a}\right) \int_{}^{}\frac{dx}{\sqrt[]{{a}^{2}-{x}^{2}}}=arcsen\left(\frac{x}{a}\right)](/latexrender/pictures/4fa31d225c1a1dc220e19fa755b941cb.png)
- Comparamos essa integral tabelada com a integral do problema, tendo que:

![\sqrt[]{{a}^{2}}=\sqrt[]{{u}^{2}} \sqrt[]{{a}^{2}}=\sqrt[]{{u}^{2}}](/latexrender/pictures/2590407c164f33148597f5e6e23a8552.png)




- Então:
![2.\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}}=\left[2.arcsen\left(\frac{1}{u} \right) {{\right]}_{1}}^{\sqrt[]{3}} 2.\int_{1}^{\sqrt[]{3}}\frac{du}{\sqrt[]{{u}^{2}+1}}=\left[2.arcsen\left(\frac{1}{u} \right) {{\right]}_{1}}^{\sqrt[]{3}}](/latexrender/pictures/42fabd6040f00fa770782d2733fefdd6.png)
- Resolvendo a integral entre este intervalo:
![\left[2.arcsen\left(\frac{1}{\sqrt[]{3}} \right)\right]-\left[2.arcsen\left(\frac{1}{1} \right) \right] \left[2.arcsen\left(\frac{1}{\sqrt[]{3}} \right)\right]-\left[2.arcsen\left(\frac{1}{1} \right) \right]](/latexrender/pictures/1228e3d729357e1bbc0dbc1813317090.png)



- Porém, a resposta do gabarito é:

- E agora, gente? Quem poderá me socorrer?
Grato, desde já.
Att. Matheus L. Oliveira
-
Matheus Lacombe O
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 36
- Registrado em: Sex Jun 03, 2011 22:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. Mecânica
- Andamento: cursando
por Matheus Lacombe O » Seg Mar 18, 2013 17:29
Alguém?
-
Matheus Lacombe O
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 36
- Registrado em: Sex Jun 03, 2011 22:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. Mecânica
- Andamento: cursando
por Matheus Lacombe O » Qua Mar 20, 2013 13:25
Sério gente, por favor, alguem da uma força ai. La na sala tava todo mundo dizendo que essa questão era impossível. A professora até anulou da lista. Mas eu queria saber.
-
Matheus Lacombe O
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 36
- Registrado em: Sex Jun 03, 2011 22:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eng. Mecânica
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Integral com Raiz de polinômio no denominador
por sandermec » Qui Jul 24, 2014 02:42
- 0 Respostas
- 2663 Exibições
- Última mensagem por sandermec

Qui Jul 24, 2014 02:42
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [calculo] dúvida - integral definida com raiz
por beel » Sex Nov 18, 2011 14:28
- 1 Respostas
- 2316 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Nov 18, 2011 16:25
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite com raiz de X no denominador
por janainasabidussi » Dom Out 26, 2014 17:42
- 1 Respostas
- 2084 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Seg Out 27, 2014 14:14
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [LIMITE] Com a raiz no numerador e denominador!!
por mih123 » Seg Ago 27, 2012 03:52
- 6 Respostas
- 5095 Exibições
- Última mensagem por mih123

Ter Ago 28, 2012 15:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite com raíz cubica sendo o denominador x
por danivelosor » Sáb Mar 28, 2015 21:49
- 1 Respostas
- 2390 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sáb Abr 04, 2015 18:48
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.