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Funçao de 2° Grau - Exercicios

Funçao de 2° Grau - Exercicios

Mensagempor Felipe_95 » Seg Out 04, 2010 20:47

Olá pessoal,
vou ter uma prova sexta feira, e preciso de ajuda!
Alguem pode me passar exercicios de função de 2° grau, oque pode cair em prova etc... to aprendendo isso...
Estudo do sinal e inequação do 2° grau
Estudar o sinal de cada função
f(x) = -3x² + 2x + 1
[...] fazer a reta real, por as 2 raizes, e escrever as soluções
f(x) = 0 se x ....
f(x) < 0 se ...
f(x) >0 se x...
E então vem inequação de 2° grau
y = x² - 3x + 2 \geq 0
entao resolvo com bhaskara, achando as 2 raizes, fazendo o "varalzinho" na parte que é pedido, e escrevendo a solução S=[xer/x<....>..]
Entao pessoal, é +/- isso que estou aprendendo nessa parte, sera que algum pode me passar uns exercicios, doqe pode cair de mais dificl na prova, dicas, etc... ?
vlw ae
Felipe_95
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Re: Funçao de 2° Grau - Exercicios

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 04, 2010 22:06

Estudar o sinal é apenas verificar onde a função se anula, e os pontos onde ela é negativa ou positiva. Veja:

f(x) = -3x^2 +2x +1 = -(x-1)(3x+1)

Portanto as raízes são x_1 = -1 e x_2 = 1, ou seja, f(x) se anula quando x for 1 ou \frac{-1}{3}.

Se você já tiver um certo conhecimento sobre funções do segundo grau, sabe que é uma parábola, e como o coeficiente do x^2 é negativo que é uma parábola com a boca para baixo. Assim, entre as raízes a função é positiva, e fora desse intervalo é negativa.

A segunda função é basicamente o mesmo método, mas pare e pense: quando você tem y = ax^2 +bx +c, com a \neq 0, o que isso quer dizer? Você está tomando os pontos da curva dada. Se y > ax^2 +bx +c, você está tomando os pontos ACIMA da curva, sem incluí-los (incluindo-os seria com um maior ou igual). Analogamente, y < ax^2 +bx +c quer dizer os pontos abaixo da curva.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?