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Mensagempor jose henrique » Qua Set 29, 2010 13:42

a sequência de números reais e positivos dado por (x-2, \sqrt[]{{x}^{2}+11}, 2x+2, ...) cujo o sétimo termo vale:

{\left(\sqrt[]{{x}^{2}+11} \right)}^{2}=\left(x-2 \right)\left(2x+2 \right)
{x}^{2}+11=2{x}^{2}+2x-4
{x}^{2}+2x+15
x (x+2)=-15x=-15
ou 
x= -2


fiz correto?
pois se fiz o enunciado pede uma pg de números reais e positivos
jose henrique
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Re: pg

Mensagempor DanielRJ » Qua Set 29, 2010 14:09

Olá amigo josé eu fiz aqui e achei X=5, e para este tipo de exercicio voce usará sempre este artificio aqui.

q=\frac {a_2}{a_1}

q=\frac {a_3}{a_2}

Logo podemos montar uma equação:

\frac{a_2}{a_1}=\frac{a_3}{a_2}

Substituindo..

\frac{\sqrt{x^2+11}}{x-2}=\frac{2x+2}{\sqrt{x^2+11}}

(\sqrt{x^2+11})^2=(x-2)(2x+2)

x^2+11=2x^2+2x-4x-4

-x^2+2x+15=0

Onde as raizes são:

x'=5 e x"=-3

Logo X só pode ser 5

Peço desculpas se errei algo.. :y: vamos espera a correção de um professor.
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Re: pg

Mensagempor DanielFerreira » Qua Set 29, 2010 14:38

Olá José,
seu raciocínio foi certinho, você errou apenas a passagem de Produtos Notáveis
(x - 2)(2x + 2) =

x * 2x + x * 2 - 2 * 2x - 2 * 2 =

2x^2 + 2x - 4x - 4

2x^2 - 2x - 4

2x² - 2x - 4 = x² + 11
x² - 2x - 15 = 0
(x - 5)(x + 3) = 0

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Re: pg

Mensagempor MarceloFantini » Qua Set 29, 2010 19:51

Danjr, não notei o erro:

-x^2 +2x -15 = (-1)(x^2 -2x +15)

Como ambos são iguais a zero, é apenas uma questão de contas mais fáceis, tanto que as respostas foram as mesmas.
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Re: pg

Mensagempor Elcioschin » Qua Set 29, 2010 20:29

Fantini

O danielcdd e o danjr acertaram.
Quem errou foi o José ao calcular o produto (x - 2)*(2x + 2) = 2x² - 2x - 4
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Re: pg

Mensagempor MarceloFantini » Qua Set 29, 2010 20:37

Ah. Obrigado pelo esclarecimento, Elcio.
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Re: pg

Mensagempor jose henrique » Qui Set 30, 2010 08:08

obrigado a todos !!
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Re: pg

Mensagempor jose henrique » Qui Set 30, 2010 08:12

obrigado a todos !!
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Re: pg

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 30, 2010 21:26

Jose Henrique, apenas note que a pergunta ainda não foi respondida, pois o problema pede pelo sétimo termo, não pelo x.
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Re: pg

Mensagempor jose henrique » Qui Set 30, 2010 21:38

fantini, obrigado pelo o alerta. eu estava ciente disso mas a dúvida foi esclarecida. Peço novamente obrigado!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?