por Bruhh » Seg Set 06, 2010 16:02
Olá, Boa Tarde a todos!!
Estou resolvendo um trabalho de álgebra linear, no qual tenho que calcular a temperatura de uma placa, que está exposta a diferentes temperaturas, em diversas regiões. Montando o sistema de equações para encontrar essas temperaturas, obtive um sistema com quinze equações e com quinze incógnitas diferentes.
Tenho que resolve-lo através do escalonamento, mas não consigo de jeito nenhum. Tentei somar as mais diferentes equações para encontrar o valor de uma letra mas não deu certo. Cada vez que tento escalonar uma equação aparecem mais e mais letras o que torna ainda mais complicado o sistema. Abaixo esta o sistema em questão:
4a-b=90
-a+4b-c-d=120
-b+4c-e=140
-b+4d-e-g=130
-c-d+4e-f-h=0
-e+4f-i=120
-d+4g-h-l=140
-e-g+4h-i-m=0
-f-h+4i-j-n=0
-i+4j-k=120
-g+4l-m=260
-h-l+4m-n=90
-i-m+4n-k=80
-j-n+4k-p=80
-d+4p=80
(a=44,180); (b=86,723); (c=78,388); (d= 104,326); (e=86,828); (f=71,173); (g=113,750); (h=93,424); (i=77,865); (j=66,525); (l=117,251); (m=95,253); (n=80,339); (k=68,236); (p=46,081);
Obtive os resultados resolvendo esse sistema no excel mas preciso mostrar a resolução através do escalonamento. Por qual equação começo? Qual somo? Por favor, alguém me ajuda a resolver o sistema?
Muito Obrigada
-
Bruhh
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 47
- Registrado em: Seg Mar 01, 2010 14:30
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Bacharelado em Eng. Química
- Andamento: cursando
por Douglasm » Seg Set 06, 2010 18:37
Olá Bruhh. Isso vai dar um pouco de trabalho, mas montando a matriz e escalonando segundo o método cujo link segue abaixo, não tem erro.
http://rpanta.com/downloads/material/Gauss_01.PDF
-

Douglasm
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 270
- Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Bruhh » Qua Set 08, 2010 22:32
Obrigada mas não consegui entender muito bem. Por favor você poderia me ajuda a escalonar o sistema para eu poder achar pelo menos o valor de uma incgónita??? Por faaaavor, já estou ficando desesperada com esse sistema ;( ;(
-
Bruhh
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 47
- Registrado em: Seg Mar 01, 2010 14:30
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Bacharelado em Eng. Química
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qui Set 09, 2010 14:56
Basicamente, você tem que formar uma matriz onde os elementos da primeira coluna são zeros menos o primeiro, todos os elementos da segunda coluna são zeros menos o segundo, etc. No seu caso, por exemplo, somente a segunda linha tem

, você zera ele e não mexe mais na primeira equação com as demais.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Álgebra Linear
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Sistema de Equaçoes com 3 Incognitas
por -Ricke » Qui Mar 17, 2011 20:26
- 1 Respostas
- 4613 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Qua Mar 23, 2011 14:55
Sistemas de Equações
-
- Sistema de Equaçoes com 3 Incognitas
por Sherminator » Sáb Out 20, 2012 09:59
- 4 Respostas
- 2603 Exibições
- Última mensagem por Sherminator

Sáb Out 20, 2012 13:00
Sistemas de Equações
-
- Sistema de 2 equações com 3 incógnitas
por Jessiica » Dom Nov 11, 2012 16:22
- 1 Respostas
- 9620 Exibições
- Última mensagem por CaptainObvious

Dom Nov 11, 2012 17:16
Sistemas de Equações
-
- SISTEMA COM 3 INCÓGNITAS !!
por mateuscastelo » Dom Out 28, 2012 00:56
- 1 Respostas
- 1863 Exibições
- Última mensagem por young_jedi

Dom Out 28, 2012 18:09
Sistemas de Equações
-
- Sistema de equacao com 2 incognitas
por -Rafael- » Qua Fev 29, 2012 13:23
- 2 Respostas
- 1626 Exibições
- Última mensagem por -Rafael-

Qua Fev 29, 2012 15:01
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.