por Fernanda Lauton » Qui Jun 17, 2010 15:40
em um exercício de divisão proporcional cheguei a seguinte resolução:

Então para achar K eu tenho que passar

para o segundo membro certo?
Mas como é que eu passo? multiplico ou divido por

inverto a fração ou conservo do jeito que está antes de dividir ou de multiplicar? e Porque?
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por Cleyson007 » Qui Jun 17, 2010 15:54
Olá Fernanda!
Partindo do que você escreveu:

Repare que o primeiro membro (antes da igualdade) é uma divisão de fração. Para resolvê-la, conserva-se a primeira e multiplica pelo inverso da segunda. Veja:


Fazendo a multiplicação cruzada:


Simplicando o numerador com o denomidor (dividindo por 12), temos:

É isso mesmo que você está querendo entender?
Comente qualquer dúvida
Até mais.
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por Fernanda Lauton » Qui Jun 17, 2010 16:42

, se eu fizer

e multiplicar

, estará correto.
Mas se eu fizer como me ensinou:

vai dar

, e

, isso é que está me confundindo :S
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por Cleyson007 » Qui Jun 17, 2010 17:11
Boa tarde Fernanda!
Não encontrei erro na resolução que postei.
Vou comentar sua passagem:

(Está correto)
A segunda passagem é
falsa -->

Em que parte da resolução que te expliquei isso?
--> Divisão de frações: Conserva-se a primeira e multiplica pelo inverso da segunda.
Comente qualquer dúvida
Até mais.
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por MarceloFantini » Sex Jun 18, 2010 08:33
Fernanda, o que você fez (que está errado) é que você multiplicou o segundo lado da equação pelo inverso da fração de baixo. Quando você multiplica o outro lado, você não inverte, só quando é o mesmo lado.
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por Fernanda Lauton » Sex Jun 18, 2010 12:40

Pois bem amigos isso é mt simples mas está mais complicado do que eu previ ^^ ainda não consegui chegar numa resposta definitiva:
Este é o problema que ele passou:
Dividir o número 72 inversamente proporcional aos números 3, 4 e 6 pois bem,
ele fez:

E então ele tirou o mmc, até aqui tudo bem


e então diferente do que Fantini disse ele foi e multiplicou a fração depois da igualdade pelo inverso da fração antes da igualdade e ficou

.
Eu tinha feito exatamente como Cleyson tinha feito dando a constante de proporcionalidade K = 54, mas fui ver a resposta no livro e realmente deu o que o professor tinha proposto k = 72 para os valore de A, B e C.
agora entendem a minha aflição

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por MarceloFantini » Sex Jun 18, 2010 18:24
Porque você pode afirmar que 3A = 4B = 6C?
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por DanielFerreira » Sex Jun 18, 2010 19:38
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por MarceloFantini » Sex Jun 18, 2010 19:44
Obrigado danjr.
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por DanielFerreira » Seg Jun 21, 2010 12:41
vlw.
acho esse método mais simples!
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por Fernanda Lauton » Seg Jun 21, 2010 18:13
Nossa meu!!
Muito obrigada a todos vcs, Fantini, danjr e ao Cleyson007.
Com essa assistência toda é até difícil não aprender não é?
pois bem eu entendi as 3 formas de fazer porém acho que vou ficar com a terceira mesmo mas obrigada a todos pq com cada um eu aprendi um poukinho.

até a próxima pessoal!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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