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Última mensagem por Janayna
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por Brunna013 » Ter Jun 03, 2008 11:22
Bom dia!!!
Por favor me ajude na resolução de 2 exercios não sei como começar...segue:
Se x é um arco de 3° quadrante e COSx= -4/5 então calcule:
a- Sen x
b- Tg x
c-Cotg x
d- Sec x
e- Cossec x
Me ajude preciso entregar issu hoje!!!!!!!!!
POr favor!!!!
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Brunna013
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por Molina » Ter Jun 03, 2008 12:39
d- Sec x
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por admin » Ter Jun 03, 2008 16:56
Olá Brunna, boa tarde, seja bem-vinda!
Acredito que você tenha lido as regras do fórum.
Entendo sua necessidade para entrega, mas o objetivo aqui não é simplesmente fornecer a resolução, mas sim, interagir a partir das dúvidas, tentativas e dificuldades, visando colaborar com o estudo e entendimento alheio.
Neste contexto, caso queira ajuda sobre "como começar", seguem algumas dicas.
Em primeiro lugar, ao falarmos de círculo trigonométrico e funções trigonométricas, é preciso ter em mente suas representações, utilizando triângulos semelhantes. Eu preparei uma figura do círculo unitário, reunindo as medidas das funções:
As relações trigonométricas são provenientes da semelhança entre os triângulos retângulos.
Repare que algumas delas são aplicações diretas do teorema de Pitágoras, veja e compare com a figura:
Veja abaixo como relações mais comuns como a tangente e secante são obtidas por semelhança.
Para a tangente, partimos da semelhança entre os triângulos OAF e OBC, pelo caso ângulo-ângulo:
De onde segue:
A secante, utilizada no cálculo pelo
molina, tem origem da semelhança entre os mesmos triângulos OAF e OBC, compare localizando na figura:
Brunna, note que o ângulo x nesta figura está no primeiro quadrante, mas as relações são válidas para os quatro quadrantes.
Convém utilizar a idéia desta construção para fazer a sua figura no terceiro quadrante, só assim você visualizará o que está calculando.
De qualquer forma, apenas com o que foi apresentado aqui, você já pode exercitar os cálculos pedidos utilizando as relações.
Comente suas dúvidas e bons estudos!
Espero ter ajudado.
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por Neperiano » Seg Mai 03, 2010 13:07
Ola
Por favor crie um topico em outro lugar para responder-mos sua perguntas, pois assim fica mais facil de fazer referencia depois
Obrigado
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por Molina » Seg Mai 03, 2010 14:33
Maligno escreveu:Ola
Por favor crie um topico em outro lugar para responder-mos sua perguntas, pois assim fica mais facil de fazer referencia depois
Obrigado
Obrigado, Maligno.
O tópico foi movido para cá:
viewtopic.php?f=106&t=1975
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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