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Bons estudos!
por admin » Qui Mai 15, 2008 15:44
Sendo

uma função do segundo grau, temos:

Com

e

.
O objetivo é encontrar uma expressão que determine as raízes desta função.
Ou seja, quais os valores para

onde:

Portanto, o que de fato buscamos é "isolar" x nesta equação:

Vamos dividir por

os dois membros da equação.




Agora, subtrairemos

:


Antes de prosseguir, lembre-se de um quadrado perfeito, onde:

Proveniente da propriedade distributiva

.
Vamos "criar" um quadrado perfeito no primeiro membro da equação.
Para facilitar a visualização, vamos reescrever o quadrado perfeito com outras letras:

Se chamarmos

, assim:

Podemos somar e em seguida subtrair

, sem alterarmos a equação, pois


De modo que assim podemos destacar um quadrado perfeito:


Com o quadrado perfeito visualizado, vamos reescrever a equação:

Somando

nos dois membros:



Deixando o segundo membro com o mesmo denominador (m.m.c.):

Extraindo a raiz quadrada dos dois membros:

Aqui, cuidado, note que:

Pois como

está elevado ao quadrado e a raiz deve ser positiva, eis o papel do módulo: garantir que o resultado da raiz seja positivo, mesmo que

seja negativo.
Lembrando a definição de módulo:

Veja em um exemplo o papel e importância do módulo, com


De fato, pois:

Veja o que aconteceria se não utilizássemos o módulo:

Não deve ocorrer no conjunto dos números reais.
Após estas observações, vamos utilizar módulo na simplificação da raiz:

Separando as raízes do segundo membro, numerador e denominador:

Extraindo a raiz do denominador e novamente, o módulo aparece:

Igualmente, também podemos escrever assim:

E pela definição de módulo:

Subtraindo

dos dois membros:



(fórmula de Bhaskara)
Como nos reais o radicando desta raiz

deve sempre ser positivo, ele é freqüentemente avaliado (estudo de sinal), chamado de discriminante (Delta):


Portanto, as raízes de uma função do segundo grau

, são obtidas pela expressão:

Sendo que:
Se

, as duas raízes são reais e distintas;
Se

, há um par de raízes reais e iguais;
Se

, há um par de raízes complexas.
-

admin
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-
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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