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Lei de Hooke

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Lei de Hooke

Mensagempor Douglaspimentel » Dom Mar 07, 2010 20:21

Um atleta de "bung-jump" de 72kg salta de uma ponte de 40 metros de altura,preso por uma corda elástica de constante elástica 100N/m. Qual deve ser o máximo comprimento da corda para que o aleta chegue com velocidade nula ao chão. Considere que a corda obedece a lei de Hooke, e que o módulo da aceleração da gravidade é constante e igual a 10m/s2.
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Re: Lei de Hooke

Mensagempor Neperiano » Dom Mar 07, 2010 21:57

Ola

Eu não aprendi isto na escola, entretanto fui pesquisar e entendi, mas quero que saiba que o meu raciocínio pode não estar correto.

Primeiramente, anote os dados que você tem:

Massa: 72 Kg
Altura: 40 m
Constante elástica: 100 N/m
Comprimento da corda: ?
Acelaração da Gravidade: 10m/s^2

A formula da lei de hooke é:
P=k.x

Observação: Na verdadeira formula é delta de x, mas vamos usar so x aki.

p= força peso
k= constante elástica
x=valor da deformação

aplicando os valores a formula, tem-se:

p=100.x

p=m.g
p=72.10
p=720

720=100.x
x=7,2

Como ele estava a 40 metros: diminua - 40 (pois é queda livre)
7,2-40= 32,8 metros

Favor consultar gabarito, caso esteja errado avise que vou tentar entender e corrigir

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Re: Lei de Hooke

Mensagempor Douglaspimentel » Seg Mar 08, 2010 17:58

O gabarito dá 16m. Obrigado!!
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Re: Lei de Hooke

Mensagempor Neperiano » Ter Mar 09, 2010 14:08

Ola

Vou ser bem sincero,

Não consegui achar 16 de jeito nenhum, o unico resultado perto que consegui foi 18 m, de uma olhada, se realmente é 16m.

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Re: Lei de Hooke

Mensagempor Luna_J » Sáb Mai 29, 2010 03:45

Maligno, não deu certo porque você usou Fel=Fp, ou seja, FR=0. Não tem como as forças resultantes serem 0, porque o sistema não está em equilíbrio, a mola está deformada.

Eu também não sei a resposta, tentei do mesmo jeito que você, mas aí vi que não tinha sentindo. Vou tentar fazer por Conservação de Energia, se eu conseguir, posto aqui. A resposta é 16 mesmo.

beijos
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Re: Lei de Hooke

Mensagempor Luna_J » Sáb Mai 29, 2010 03:55

ACHEI A RESPOSTA!

No ponto em que o atleta pulou, não havia velocidade, ou seja Ecinética= 0. Portanto só havia Energia Potencial Gravitacional.
No solo, não havia altura e a velocidade era nula, portanto só havia Epotencial Elástica, então:

Epg=Epel

mgh=kx²/2

72.10.40=100.x²/2
(isolando o x)

x²= 576
x= 24

logo, 40m ( que é a altura total) - 24( que é a corda esticada) = 16. O comprimento da corda em repouso ( sem ser esticado) deve ser 16m no máximo.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?