por my2009 » Qua Set 16, 2015 12:54
olá pessoal, por favor.. preciso resolver essa questão hoje... eu fiz e marquei a alternativa A), porém no gabarito está a alternatica C)
Uma marcenaria comprou caixas do parafuso A, com 50
unidades cada, e caixas do parafuso B, com 80 unidades
cada, em um total de 1240 parafusos. Sabendo-se que
o número de caixas compradas de A e de B foram diretamente
proporcionais a 3 e 2, respectivamente, é correto
afirmar que o número de parafusos do tipo A comprados
foi igual a
(A) 744.
(B) 640.
(C) 600.
(D) 540.
(E) 496.
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my2009
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por Cleyson007 » Qua Set 16, 2015 20:04
Olá My2009, boa noite!
Quanto tempo hein.. Espero que esteja bem
Para a alternativa "c" ser a correta o problema deveria ter dito "inversamente proporcional". Dessa forma, teríamos:
50x + 80y = 1240
x/3 = y/2
Resolvendo o sistema acima encontramos x = 12 e y = 8.
Para o tipo A ---> (50)*(12) = 600
Conheça melhor o nosso trabalho:
viewtopic.php?f=151&t=13614Bons estudos

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Cleyson007
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por biancaogcosta » Qui Jan 14, 2016 07:26
Bom dia!
Desculpe, mas eu não entendi por que x = 12 e y = 8 ?
Como chegou nesses números? Me perdi! Poderia me explicar por favor? Estou tentando resolver essa questão há horas!
Agradeço desde já!

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por Cleyson007 » Sex Jan 22, 2016 18:14
Olá Bianca!
Para encontrar os valores de x e y, respectivamente, basta resolver o sistema de equações de 1º grau.
Repare que da segunda equação --> x = 3y/2
Substitua esse valor na primeira equação e encontre o valor de y.
Encontrando o valor de y fica fácil! Para encontrar o valor de x, basta substituir o valor de y encontrado no passo anterior na equação x = 3y/2.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Bons estudos
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por biancaogcosta » Qui Jan 28, 2016 23:12
Primeiro tenho que achar o valor do y por meio da equação x=3y/2. E como eu resolvo essa equação? Poderia me mostrar por favor?
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biancaogcosta
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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