por SauloRJ » Qua Jun 24, 2015 15:35
Boa Tarde amigos do Fórum!
Gostaria que alguém explicasse como resolver esta questão de RLM, qual é o raciocínio utilizado, sou péssimo em matemática RLM então...
(FCC) Duas pessoas que sabiam lógica, um estudante e um garçom, tiveram o seguinte diálogo numa lanchonete:
Garçom : O que deseja ?
Estudante : Se eu comer um sanduíche então não comerei salada, mas tomarei sorvete.
A situação que torna a declaração do estudante FALSA é:
a) O estudante não comeu salada, mas tomou sorvete
b) O estudante comeu sanduíche, não comeu salada e tomo sorvete
c) O estudante não comeu sanduíche
d) O estudante comeu sanduíche, mas não tomou sorvete
e) O estudante não comeu sanduíche, mas comeu salada
Gabarito: D ( Não entendi porque foi a alternativa D, para mim a negação seria a alternativa E)
Desde já agradeço a colaboração!
-

SauloRJ
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Mai 06, 2014 11:08
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sáb Jun 27, 2015 09:43
Olá, bom dia!
Tem que ser letra d mesmo. Acompanhe o raciocínio:
O estudante diz: Se eu comer um sanduíche então não comerei salada, mas tomarei sorvete.
Na letra "d" diz que ele come o sanduíche mas não toma o sorvete. (Isso é falso)
Abraço
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por SauloRJ » Qui Jul 02, 2015 16:32
Cleyson007 escreveu:Olá, bom dia!
Tem que ser letra d mesmo. Acompanhe o raciocínio:
O estudante diz: Se eu comer um sanduíche então não comerei salada, mas tomarei sorvete.
Na letra "d" diz que ele come o sanduíche mas não toma o sorvete. (Isso é falso)
Abraço
Muito Obrigado Cleyson007!
Depois, lendo com calma, que fui entender o que a questão pedia!

-

SauloRJ
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Ter Mai 06, 2014 11:08
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Lógica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- raciocinio lógico
por TEKA » Qui Mar 25, 2010 20:30
- 3 Respostas
- 8772 Exibições
- Última mensagem por TEKA

Sex Mar 26, 2010 10:44
Álgebra Elementar
-
- Raciocínio lógico
por Abelardo » Seg Mar 07, 2011 05:03
- 1 Respostas
- 7606 Exibições
- Última mensagem por Renato_RJ

Seg Mar 07, 2011 06:20
Álgebra Elementar
-
- Raciocínio lógico!
por GABRUEL » Sáb Jul 16, 2011 00:09
- 2 Respostas
- 2815 Exibições
- Última mensagem por GABRUEL

Sáb Jul 16, 2011 00:43
Álgebra Elementar
-
- Raciocínio Lógico
por glau » Ter Nov 08, 2011 13:26
- 2 Respostas
- 2737 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Nov 08, 2011 16:57
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Raciocínio Lógico
por Marcling » Qua Mar 28, 2012 10:16
- 1 Respostas
- 2411 Exibições
- Última mensagem por profmatematica

Qui Mar 29, 2012 16:03
Desafios Médios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.