por Flavia Araujo » Qui Mai 21, 2009 14:38
Prof,
Boa tarde!
Sou funcionária da TNL Contax, empresa de telecomunicações, e o grupo de instrutores está participando de uma série de estudos matemáticos, dentre eles, P.G.
Houve um exercício que me chamou muito atenção e tentei resolvê-lo inclusive, mas não obtive êxito. Gostaria de sua ajuda se possível, para encontrar a resposta correta, cujo gabarito acusa letra “D”.
Segue exercício em questão:
A figura a seguir mostra um molusco Triton tritoris sobre uma estrela do mar.
Um corte transversal nesse molusco permite visualizar, geometricamente, uma seqüência de semicírculos. O esquema abaixo indica quatro desses semicírculos.
Admita que as medidas dos raios formem uma progressão tal que
AB = BC = CD = DE
BC CD DE EF
(essa relação é uma divisão: AB/ BC = BC/ CD = CD/DE = DE/ EF)
Assim, considerando AB = 2, a soma AB + BC +CD + DE + ..., será equivalente a
(A) 2+
(B) 2+
(C) 3+
(D) 3+
( APÓS OS SINAIS DE + VEEM SINAIS DE "RAIZ" DE 3,5,3,5, RESPECTIVAMENTE)
Poderia me ajudar com um tipo de passo-passo para resolvê-lo?
Preciso muito disso o mais rápido possível, pois os grupos de estudo começam amanhã!
Segue a figura em anexo.
( apenas a figura do corte, do molusco não tem importância)
Desde já agradeço!!
[O anexo não pode ser exibido, pois a extensão doc foi desativada pelo administrador.]
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por Cleyson007 » Qui Mai 21, 2009 14:53
Boa tarde Flávia Araújo! Tudo bem?
Primeiramente, gostaria de dar-lhe as boas vindas
Estou estudando sua questão. Quando acabar de concluir o raciocínio coloco no fórum, ok?
Um abraço.
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por Cleyson007 » Sex Mai 22, 2009 08:39
Bom dia Flávia Araújo, tudo bem?
Aqui está a explicação do exercício de maneira detalhada...
Note que B é o centro do 1º círculo ----> BD = AB ---> BD = 2
BD = BC + CD ---> 2 = BC + CD -----> BC = 2 - CD ----> Equação I
Da relação dada ----> AB/BC = BC/CD -----> BC² = AB*CD ----> BC² = 2*CD ----> Equação II
Substituindo I em II:
(2 - CD)² = 2*CD ----> 4 - 4*CD + CD² = 2*CD ----> CD² - 6*CD - 4 = 0
Bhaskara -----> Delta = b² - 4ac ----> D = (-6)² - 4*1*(-4) ----> D = 20 -----> V(D) = V(20) ----> V(D) = 2*V5
CD = (6 - 2*V5)/2 ----> CD = 3 - V5
Já temos o 1º termo da PG (a1 = AB = 2) e o 3º termo (a3 = CD = 3 - V5). Vamos calcular o 2º termo (BC):
BC = 2 - CD -----> BC = 2 - (3 - V5) ----> BC = V5 - 1 ----> a2 = V5 - 1
Vamos agora calcular a razão q da PG:
q = a2/a1 ----> q = (V5 - 1)/2
A PG é infinita e tem razão q < 1, logo a soma dos seus termos vale:
S = a1/(1 - q) ----> S = 2/[1 - (V5 - 1)/2] -----> S = 2*2/[2 - (V5 - 1)] ----> S = 4/(3 - V5)
Racionalizando ----> S = 4*(3 + V5)/(3² - 5) ----> S = 4*(3 + V5)/4
Solução = 3 + V5 (Alternativa D)Espero ter ajudado.
Um abraço
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por Flavia Araujo » Sex Mai 22, 2009 13:09
Prof,
Quero agradecer a ajuda que me deu!
E o melhor é que realmente me pôs a pensar de uma forma mais ampla!
Mais uma vez, muito obrigada!
Flávia Araújo
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por Cleyson007 » Sex Mai 22, 2009 14:29
Boa tarde Flávia Araújo!
Fico feliz em saber que pude ajudá-la
Sempre que precisar, pode contar com os membros do Ajuda Matemática
Agradecemos por fazer desse fórum, um espaço dedicado ao conhecimento e interação de seus membros.
Um abraço.
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por Flavia Araujo » Sex Mai 22, 2009 15:06
Prof,
Desculpa incomodá-lo mais uma vez, mas ao tentar resolver a questão através da resposta enviada, me " bati" com o valor encontrado de"CD". Parece ser uma fórmula, ou algo assim! Poderia me dizer como aquele valor foi encontrado? entendi como encontrei as raízes da equação, mas daí a achar o valor de "CD" ( 6- 2V5/2), eu não consegui...
No aguardo!
Mais uma vez,
Muito Obrigada!
Forte Abraço
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por Flavia Araujo » Dom Mai 24, 2009 11:53
Prof,
Bom dia!
Lembrei-me na verdade do complemento da fórmula da equação do 2º grau! O que encontramos foi na verdade o valor de Bháskara, faltando o valor da equação em si!
Fórmula: x = -b+-Vb²-4ac/2.a ( -b mais ou menos raiz de delta sobre 2.a). Certo! Mas aí surge minha dúvida: Por que utilizamos o sinal de menos (-) e não o adicionamos? O que fez com que utilizasse o sinal negativo?
No aguardo!
Obrigada mais uma vez!
Flávia Araújo
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por Neperiano » Dom Mai 24, 2009 12:24
Ola
Cleyson aproveitando q vc respondeu aki, vc tem algum msn ou orkut, eu adorei o geito q vc responde e eh sempre bom te pessoas add para ajudar quando precisa?
Abraços
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por Cleyson007 » Dom Mai 24, 2009 19:49
Boa noite Flávia Araújo!
Desculpe por não respondê-la antes, mas é porque estava um pouco ocupado esses dias.
Flávia, você experimentou usar o valor positivo para
![\frac{6+2\sqrt[2]{5}}{2} \frac{6+2\sqrt[2]{5}}{2}](/latexrender/pictures/6612bcf736d4fe2cf0329ee1116b8de0.png)
?
Compare os resultados e veja se satisfaz o que o problema pede, ok?
Um abraço.
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por Cleyson007 » Dom Mai 24, 2009 19:56
Maligno escreveu:Ola
Cleyson aproveitando q vc respondeu aki, vc tem algum msn ou orkut, eu adorei o geito q vc responde e eh sempre bom te pessoas add para ajudar quando precisa?
Abraços
Boa noite "Maligno", tudo bem?
Tenho orkut sim (embora uso muito pouco)..
Pode me passar seu e-mail para manter-mos contato?
Um abraço.
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por Neperiano » Dom Mai 24, 2009 20:05
Ola
Meu email é
andrey-andrey-nh@hotmail.comSe vc quiser me add no orkut, bote assim:
Andrey Novo Hamburgo, um de oculos
Abraços
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por Cleyson007 » Dom Mai 24, 2009 20:09
Maligno escreveu:Ola
Meu email é
andrey-andrey-nh@hotmail.comSe vc quiser me add no orkut, bote assim:
Andrey Novo Hamburgo, um de oculos
Abraços
Boa noite Maligno!
Vou adicioná-lo!
É bom mater contato com pessoas que gostam de Matemática.
Um abraço
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por Flavia Araujo » Seg Mai 25, 2009 13:19
Prof,
Antes mesmo da sua resposta, eu já havia pensando nela. O valor de CD é menor do que BC; logo se o adicionarmos a resposta será maior.
Mais uma vez obrigada, viu?!
Forte abraço!
Flávia Araújo
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por Cleyson007 » Seg Mai 25, 2009 13:44
Flavia Araujo escreveu:Prof,
Antes mesmo da sua resposta, eu já havia pensando nela. O valor de CD é menor do que BC; logo se o adicionarmos a resposta será maior.
Mais uma vez obrigada, viu?!
Forte abraço!
Flávia Araújo
Boa tarde Flávia Araújo!
Fico feliz em saber que compreendeu a resolução e em saber que de alguma forma fui útil
Sempre que precisar, pode contar com minha ajuda.
--> É bom olhar para todos nós e ver que somos pessoas interessadas com o aprendizado de maneira em geral.
Se quiser passar o seu e-mail (assim como o Andrey passou) seria interessante.
Um forte abraço.
Até mais
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por Flavia Araujo » Seg Mai 25, 2009 14:12
Prof,
Claro que sim!!!
Foi um prazer ter te "conhecido"...
Segue meu email:
flavia.araujog@hotmail.com ( msn tbm) e Orkut!
Forte abraço e até mais!!!
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por Cleyson007 » Seg Mai 25, 2009 17:17
Flavia Araujo escreveu:Prof,
Claro que sim!!!
Foi um prazer ter te "conhecido"...
Segue meu email:
flavia.araujog@hotmail.com ( msn tbm) e Orkut!
Forte abraço e até mais!!!
Boa tarde Flávia Araújo, tudo bem?
Fico feliz em "conhecê-la" também, e saber que de alguma forma pude ajudá-la
Está adicionada, ok?
Um forte abraço.
Até mais
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por Flavia Araujo » Qui Mai 28, 2009 13:24
Andrey,
Boa Tarde!
Tudo bem contigo?
Vou abusar mais uma vez, viu? rs
Segue!
A uma taxa de 25% ao período, uma quantia de 100 no fim do período "t", mais uma quantia de 200 no fim do período "t+2" são equivalentes; no fim do período "t+1", há uma quantia de:
a) 406,25 ; b) 352,5 ; c) 325 ; d) 300 ; e) 285
No aguardo!!
Um beijo
Flávia Araújo
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por Cleyson007 » Sex Mai 29, 2009 09:33
Bom dia Flávia Araújo!
Segue a resposta do problema proposto:
Fluxo de Caixa:
0________1____________2
100---------X----------------200
Portanto:
(Alternativa e)--> Flávia, por favor abra um novo tópico para cada questão que você postar, ok?
Lhe enviei um e-mail, você recebeu?
Comente qualquer dúvida.
Um forte abraço.
Até mais
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por Flavia Araujo » Sex Mai 29, 2009 14:23
OI Andrey!
Boa tarde!
Obrigada mais uma vez pela ajuda!
Ainda não acessei a internet, mas neste final de semana verei meus e-mail's e lhe repondo, tá?
Mais uma vez obrigada!
Bj
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por Cleyson007 » Sex Mai 29, 2009 17:35
Boa tarde Flávia Araújo!
Fico feliz em saber que pude ajudá-la
Quando ver seus e-mail's, responda-me.
Aguardo.
Um forte abraço.
Até mais
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por Flavia Araujo » Sex Fev 19, 2010 19:42
Prof,
Boa noite!
Preciso de uma ajuda para o exercício abaixo:
1. Determinar o capital que diminuído de seu juros 1 ano e 7meses, à taxa de 3% aa,reduz-se a R$ 13.716. (resp: 14.367,51)
Eu o resolvi da seguinte forma:
tempo: 19/12 de ano
i: 0,03
c-j= 13.716
Da fórmula: j= cit
c- cit= 13.716
c- ( c* 0,03*19/12)=13.716
c- 0.19/4c = 13.716
3,81/4c = 13.716
c = 13.716/3,81/4
c= 13.716*4/3,81
c= 14.400
Esse é o resultado que tenho encontrado,porém de acordo com o gabarito está errado. Tenho que achar 14.367,51.
Onde foi que eu errei?
No aguardo.
Desde já agradeço.
Flávia Araújo
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por Cleyson007 » Sex Fev 19, 2010 23:44
Boa noite Flávia!
Flávia, que bom revê-la!
Fico muito feliz em encontra-la novamente no Ajuda Matemática
Vou estar analisando sua questão e dando o meu parecer, ok?
Logo, logo comento o que consegui fazer!
Até mais.
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por Neperiano » Dom Fev 21, 2010 21:20
Ola Flávia
Analisei a sua questão e percebi que não se necessita usar fórmula para ela.
Resolução
São 19 meses (1 ano = 12 meses + 7 meses), e a taxa é 3% ao ano.
Os juros totais são de 4,75%. Porque:
A taxa dividida pelo ano, para descubrir o valor de cada mês (3/12) = 0,25%, como são 19 meses, 0,25 vezes 19 = 4,75%
Aplica-se a regra de 3
13716 - 100%
x (você quer descubrir quanto é) - 104,75%
Obs: Quando for questão de o valor ser descontado você iguala o valor a 100 e o que quer descubrir sempre maior que 100.
Resolvendo a regra de 3 da 14367,51.
Quanto a questão de se utilizar formula eu vou dar uma estuda e resolver
Qualquer duvida favor perguntar
Atenciosamente
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por Flavia Araujo » Seg Fev 22, 2010 17:44
Oi Cleysson!!!
Como está?
Quanto tempo, hein?
Pois é...estou me dedicando mais uma vez e agora com mais ímpeto,pois estou com planos de novo vestibular e até mesmo concurso público!!
Não some!!!
Na verdade vou te abusar bastante..rsrs!!
Bjs
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por MarceloFantini » Seg Fev 22, 2010 20:22
Não quero roubar o lugar do Cleyson, mas existem outras pessoas que também podem te ajudar!
Aliás, te adicionei no MSN também Flávia.
Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
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por Neperiano » Ter Fev 23, 2010 12:19
Isso aki ja ta virando campeonato de trova kkkkkkkkkkkkkkkkk
Desculpe o comentário pessoal
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por Flavia Araujo » Ter Fev 23, 2010 13:37

Tudo bem então Fantini...aliás obrigada pela disposição em ajudar tbm...e me desculpa!
Vamos formar então um grande grupo de estudos, independente de onde estejamos, tá melhor assim? E pq não um grupo de amigos, né?
Forte abraço!
P.S.: assim que entrar no msn te deixo um recadinho...
Flávia Araújo
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por Flavia Araujo » Ter Fev 23, 2010 13:39
Gente,
Boa tarde!!
Como faço pra trocar minha senha?
Quem pode me ajudar?
Obrigada!
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por Neperiano » Ter Fev 23, 2010 13:50
Oi
Entre em painel de controle do usuario embaixo daonde esta escrito pagina principal, vai em perfil, e em editar configuração da conta do usuario.
Atenciosamente
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Sex Set 14, 2012 12:31
Probabilidade
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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