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Mensagempor Ederson_ederson » Ter Jun 23, 2015 19:20

Olá, estou tentando resolver uma questão dificílima:

É a questão 8 do link http://www.futuromilitar.com.br/portal/ ... Epcar_.pdf

a primeira proposição eu consegui fazer e é verdadeira

A segunda possui expoente 'n' e eu tentei começar somando e subtraindo os expoentes, mas acho que está errado porque tem um sinal de menos no meio e então eu não sei como fazer:

\frac{{(-1)}^{n+1}}{{(-1)}^{2n}-{(-1)}^{2n+1}}

Eu pensei em: {(-1)}^{(n+1)-(2n)+(2n+1)}

Se estiver errado, por onde eu devo começar?

Já a terceira eu consegui fazer e deu \frac{3(\sqrt[2]{6}+1)}{5} portanto é falsa, certo???

Eu quebrei a cabeça, mas na segunda não consegui visualizar nada que pode ser feito...

obrigado
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Re: [potência]

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jun 27, 2015 15:14

Ederson, do enunciado tiramos que n pertence ao conjunto dos naturais não nulo. Ora, n poderá ser par ou ímpar, e devemos analisar ambas possibilidades.

Inicialmente, resolva a expressão como se n fosse PAR; então:

(- 1)^n é positivo;
(- 1)^{n + 1} é negativo;
(- 1)^{2n + 1} é negativo;
...

Lembre-se que números negativos elevados a expoentes pares resultam em números positivos; e quando elevados a expoentes ímpares são negativos!

Encontrei \boxed{- 0,5} \; \text{se n} \;\; \acute{e} \;\; \text{par}.

Conclua o exercício considerando n ímpar. Se encontrar - 0,5; então a resposta será este valor. Entretanto, se obter outro valor saberá que é FALSA!!
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Re: [potência]

Mensagempor Ederson_ederson » Sáb Jun 27, 2015 19:49

Olá danjr5

etendi, valeu. Eu não sabia por onde começar porque estava pensando em fatoração. Com a sua explicação consegui fazer para n sendo ímpar e deu +0,5 , logo essa proposição é falsa.

Valeu!!!
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Re: [potência]

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jun 27, 2015 20:51

Não há de quê! A propósito, responda quando souber, ok?!

Até a próxima, se houver! :y:
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Re: [potência]

Mensagempor Ederson_ederson » Dom Jun 28, 2015 23:41

Valeu... pode deixar... ajudo sempre que puder... :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?