por Miya » Seg Mar 30, 2015 10:21
NÃO CONSIGO ENTENDER por favor me ajudem!
Dados os conjuntos A={x?R|1?x?3} B={x?R|-2?x?2} e C={x?R|-4?x?1} representar graficamente os seguintes produtos:
a) AxB
b)AxC
c)BxC
-
Miya
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Qui Mar 05, 2015 16:27
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por adauto martins » Seg Mar 30, 2015 21:25
a)

...eh o conjunto de todos os pares ordenadas (a,b)...aqui

,logo

q. sera um quadrado no plano ,de lados 2 e 4...2=3-1,4=2-(-2)
-
adauto martins
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1171
- Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
- Formação Escolar: EJA
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por Miya » Ter Mar 31, 2015 10:20
Então é certo fazer assim ?
se A={x?R|1?x?3} então o conjunto A são os números 1,2,3
se B={x?R|-2?x?2} então sãos os números -2,-1,0,1 e 2
e se C={x?R|-4< x?1} então -3,-2,-1,0 e 1
aí eu faço por exemplo a letra a
a) AxB = {1,-2; 1,-1; 1,0; 1,1; 1,2}
e coloco eles no gráfico, certo isso?
-
Miya
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Qui Mar 05, 2015 16:27
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por adauto martins » Ter Mar 31, 2015 12:27
nao cara miya,
veja o intervalo,ou conjunto A,eh de numeros reais,entao entre (1,3) existem infinitos num.reais,assim tbem e o conj.B...vc esta os colocando como num.inteiros,e o problema diz

,q.eh uma propriedade dada no problema...logo o conj. de todos pares ordenados AXB,eh um retangulo contido no plano...o grafico aqui nao eh uma curva,e sim uma area,eh como vc desenhasse um retangulo,no sistema cartesiano e o colorisse... como vc esta os colocando(num.inteiros) ai sim seriam pontos no plano cartesiano...vc deve prestar sempre atençao na propriedade dada no conjunto...um conj. generico eh assim definido...seja A={

conj./x tem propriedade tal}...exemplo...seja A={plantas/as plantas sao arvores frutiferas}...e por ai...
-
adauto martins
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1171
- Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
- Formação Escolar: EJA
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?
por Miya » Seg Abr 06, 2015 09:11
- 1 Respostas
- 1163 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Seg Abr 06, 2015 13:06
Funções
-
- Podem me ajudar...
por Fiel8 » Sáb Jun 27, 2009 20:00
- 1 Respostas
- 1488 Exibições
- Última mensagem por Molina

Seg Jun 29, 2009 20:50
Funções
-
- [questao IFRN geometria plana] sera que podem me ajudar
por kdeyse » Dom Jan 27, 2013 10:06
- 2 Respostas
- 1708 Exibições
- Última mensagem por kdeyse

Dom Jan 27, 2013 12:59
Geometria Plana
-
- Fatoração: por favor quem poder me ajudar
por ewerton220179 » Ter Nov 13, 2012 13:09
- 1 Respostas
- 2157 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Ter Nov 13, 2012 14:06
Polinômios
-
- Alguem pode me ajudar neste exercício, por favor...
por caducustodio » Sex Ago 17, 2012 09:00
- 1 Respostas
- 1714 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Sex Ago 17, 2012 09:50
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.