• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

[FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

Mensagempor Miya » Seg Mar 30, 2015 10:21

NÃO CONSIGO ENTENDER por favor me ajudem! *-)

Dados os conjuntos A={x?R|1?x?3} B={x?R|-2?x?2} e C={x?R|-4?x?1} representar graficamente os seguintes produtos:
a) AxB
b)AxC
c)BxC
Miya
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Mar 05, 2015 16:27
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

Mensagempor adauto martins » Seg Mar 30, 2015 21:25

a)
AXB={(a,b)/a\in A,b\in B}...eh o conjunto de todos os pares ordenadas (a,b)...aqui a\in\Re,b\in\Re,logo AXB\subset {\Re}^{2}q. sera um quadrado no plano ,de lados 2 e 4...2=3-1,4=2-(-2)
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: [FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

Mensagempor Miya » Ter Mar 31, 2015 10:20

Então é certo fazer assim ?
se A={x?R|1?x?3} então o conjunto A são os números 1,2,3
se B={x?R|-2?x?2} então sãos os números -2,-1,0,1 e 2
e se C={x?R|-4< x?1} então -3,-2,-1,0 e 1

aí eu faço por exemplo a letra a
a) AxB = {1,-2; 1,-1; 1,0; 1,1; 1,2}

e coloco eles no gráfico, certo isso?
Miya
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Mar 05, 2015 16:27
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [FUNÇÕES] PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

Mensagempor adauto martins » Ter Mar 31, 2015 12:27

nao cara miya,
veja o intervalo,ou conjunto A,eh de numeros reais,entao entre (1,3) existem infinitos num.reais,assim tbem e o conj.B...vc esta os colocando como num.inteiros,e o problema diz x\in\Re,q.eh uma propriedade dada no problema...logo o conj. de todos pares ordenados AXB,eh um retangulo contido no plano...o grafico aqui nao eh uma curva,e sim uma area,eh como vc desenhasse um retangulo,no sistema cartesiano e o colorisse... como vc esta os colocando(num.inteiros) ai sim seriam pontos no plano cartesiano...vc deve prestar sempre atençao na propriedade dada no conjunto...um conj. generico eh assim definido...seja A={x\inconj./x tem propriedade tal}...exemplo...seja A={plantas/as plantas sao arvores frutiferas}...e por ai...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?