por Raffz » Seg Nov 24, 2014 02:23
Bom, sou novo aqui no fórum e já começo com uma dúvida, sinto por imcomodar-vos.
Pois bem:
A questão pede para eu dizer se o vetor abaixo pertence a W = [(2,1,0,3), (3,-1,5,2), (-1,0,2,1)]
O vetor é v = (2,3,-7,3)
Eu fiz a relaçao v = aW1+bW2+W3 (onde Wn são os vetores de W, enfim, fiz a relação de combinação linear)
Dai obtive a matriz ampliada que escalonei e me deu a seguinte situação:
1 0 0 -12/5
0 1 0 -1
0 0 1 -1
0 0 0 0
Ai entra a dúvida:
Substituindo o que encontrei em a,b e c não dá o vetor v! Mas como isso se isso foi exatamente o que a matriz me desvendou?
Ou eu fiz tudo errado... Ou eu fiz tudo errado rs
Então agradeceria muito quem me ajudasse nessa questão.
Ps: Estou usando o fórum no celular, por curiosidade, é possível usar o sistema Latex para colocar as fórmulas bonitinhas pelo celular? Ou só na versão desktop?
Abs.
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Raffz
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por adauto martins » Seg Nov 24, 2014 13:47
se v e vetor de W, entao existem a,b,c reais tal q.

...
![(2,3,-7,3)=a(2,1,0,3)+b(3,-1,5,2)+c(-1,0,2,1)...[tex]\Rightarrow 2a+3b-c=2,a-b=3,5b+2c=-7,3a+2b+c=3... (2,3,-7,3)=a(2,1,0,3)+b(3,-1,5,2)+c(-1,0,2,1)...[tex]\Rightarrow 2a+3b-c=2,a-b=3,5b+2c=-7,3a+2b+c=3...](/latexrender/pictures/94a2085d4d392bfa25ac50f419bc620b.png)
sao as equaçoes,colocando-as em uma matriz completa ...
A=

,escalonandom,teremos
...

[tex]\begin{pmatrix}
a ultima linha da matriz deveria ser toda nula,pois temos tres incgnitas(a,b,c),sistema e incompativel,nao tem soluçao...e como tem-se 0=9/10,caimos em uma incoerencia,uma contradiçao...logo o vetor v,nao pode ser tomado como uma combinaçao linear dos vetores deW=[....]...logo o vetor v,nao pertence ao subespaço gerado pela base W...
ps-costumo errar em contas,pisso e bom refaze-las...
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por Raffz » Seg Nov 24, 2014 14:27
Agradeço pela ajuda. Agora compreendi o que aconteceu:
De início, permutei a L2 com a L1, isso é permitido porém é provável que isso tenh atrapalhado meus cálculos e errei em alguma besteira...
Fiz novamente o escalonamento, desta vez sem fazer essa permutação, e realmente, a última linha dá uma incoerência, o que mostra que o vetor não pertence a W.
Vlw!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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