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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por rebeca_souza » Ter Dez 08, 2009 15:17
Olá a todos,
Meu nome é Rebeca e estou estudando para fazer a prova do curso técnico do IFRN. Resolvendo as questoes da prova de 2008, tive dificuldade nessa questão, pois apesar de ter chegado à alternativa correta, não gostei do método que utilizei.
39. Suponha que duas partículas A e B se movem no plano cartesiano, de modo que, em cada instante t, as coordenadas da partícula A são dadas por (2t , 3-t) e as coordenadas da partícula B, (4t , 3t-2). Com base nessas informações, é correto afirmar que
a) as partículas colidem uma com a outra no instante t=2.
b) a partícula A passa pelo ponto (4,5).
c) a distância entre as partículas, no instante t=1, é igual a 5^(1/2).
d) a partícula B passa pelo ponto (4,8).
Eu tentei resolver por parametrização mas nao cheguei a lugar algum. Por favor me digam onde errei.
A:
e
B:
e
Se as partículas colidem então elas estão no mesmo ponto certo??? Então eu assumi que eu deveria igualar as equações...
Ai a coisa desandou....
para a partícula A, x=4 em t=2. Mas em t=2, x=8 para a partícula B
Então eu fui checando as alternativas, pois não sabia mais o que fazer...
b) a partícula A passa pelo ponto (4,5).
que é diferente de 5
c) a distância entre as partículas, no instante t=1, é igual a 5.
A:
A: (2,2)
B:
B: (4,1)
Bem eu não sou de decorar fórmulas, só sei que eu calculo a distância entre dois pontos assim:
d) a partícula B passa pelo ponto (4,8).
que é diferente de 8
Eu só gostaria de saber se existe um jeito mais prático de resolver esse tipo de questão, pois como estou estudando para um concurso, cada minuto é precioso...
Desde já, muito obrigada a todos.
Rebeca Souza
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rebeca_souza
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por Elcioschin » Qua Dez 09, 2009 13:28
Você poderia ter simplificado assim:
A ----> x = 2t ----> t = x/2 ----> y = 3 - t ----> y = 3 - x/2 ----> x = 6 - 2y ----> Equação I
B ----> x = 4t ----> t = x/4 ----> y = 3t - 2 ----> y = 3*(x/4) - 2 ----> 4y = 3x - 8 ----> Equação II
I em II ----> 4y = 3*(6 - 2y) - 8 ----> 4y = 18 - 6y - 8 ----> 10y = 10 ----> y = 1----> x = 4
Para a partícula A ----> tA = x/2 ----> tA = 4/2 ----> tA = 2 ----> OU y = 3 - tA ---> 1 = 3 - tA ----> tA = 2
Para a partícula B ----> tB = x/4 ----> tB = 4/4 ----> tB = 1 ----> OU y = 3tB - 2 ---> 1 = 3tB - - 2 ----> tB = 1
Os tempos são diferentes porque o movimento de A começou antes de B
a) Falso
b) Falso ----> Para xA = 4 ----> yA = 1
c) Verdadeira (Vc provou isto)
d) Falso ---> Para xB = 4 ----> yB = 1
Não existe jeito mais fácil.
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por rebeca_souza » Qua Dez 09, 2009 14:41
Muiiiiiiiiiiiiiiito obrigada Elcioschin!
Bem o que você me mostrou é bem mais rápido do que o que eu fiz.
Confesso que nunca fui muito boa em matemática. Era daquele tipo de aluno que só resolvia as questões da lista de exercício sabe,
entretanto eu sempre me dava bem nas provas, mas a falta de prática me impediu de desenvolver meu raciocínio e de aprender um monte de conteúdo, até mesmo na faculdade...
Obrigada mais uma vez pela atenção.
Rebeca Souza
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rebeca_souza
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por Evaldo » Sáb Jan 16, 2010 09:08
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- Última mensagem por Molina
Sáb Jan 16, 2010 10:07
Álgebra Elementar
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- Eu tento mas nao consigo de jeito nenhum!
por Liliani » Qui Fev 25, 2010 14:50
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Desafios Médios
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- Não consigo resolver de jeito nenhum.
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por manoelcarlos » Qua Ago 21, 2013 18:31
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Sáb Nov 02, 2013 09:08
Equações
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- Ajuda por favor, não consegui de jeito nenhum...
por Pynot » Sex Nov 27, 2009 14:48
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- Última mensagem por Pynot
Sex Nov 27, 2009 14:48
Estatística
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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