• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Será que há um jeito mais fácil???

Será que há um jeito mais fácil???

Mensagempor rebeca_souza » Ter Dez 08, 2009 15:17

Olá a todos,
Meu nome é Rebeca e estou estudando para fazer a prova do curso técnico do IFRN. Resolvendo as questoes da prova de 2008, tive dificuldade nessa questão, pois apesar de ter chegado à alternativa correta, não gostei do método que utilizei.

39. Suponha que duas partículas A e B se movem no plano cartesiano, de modo que, em cada instante t, as coordenadas da partícula A são dadas por (2t , 3-t) e as coordenadas da partícula B, (4t , 3t-2). Com base nessas informações, é correto afirmar que
a) as partículas colidem uma com a outra no instante t=2.
b) a partícula A passa pelo ponto (4,5).
c) a distância entre as partículas, no instante t=1, é igual a 5^(1/2).
d) a partícula B passa pelo ponto (4,8).

Eu tentei resolver por parametrização mas nao cheguei a lugar algum. Por favor me digam onde errei.
A: x=2t e y =3-t
t=(1/2)x
y=3-(1/2)x

B: x=4t e y=3t-2
t=(1/4)x
y=(3/4)x-2

Se as partículas colidem então elas estão no mesmo ponto certo??? Então eu assumi que eu deveria igualar as equações...
3-(1/2)x=(3/4)x-2
(3/4)x+(1/2)x=3+2
(5/4)x=5
x=4
Ai a coisa desandou....
para a partícula A, x=4 em t=2. Mas em t=2, x=8 para a partícula B :oops:
Então eu fui checando as alternativas, pois não sabia mais o que fazer...

b) a partícula A passa pelo ponto (4,5).
x=4
t=(1/2)x
t=2
y =3-t
y=3-2
y=1 que é diferente de 5

c) a distância entre as partículas, no instante t=1, é igual a 5.
A: x=2t
x=2
y=3-t
y=2
A: (2,2)

B: x=4t
x=4
y=3t-2
y=3-2=1
B: (4,1)

Bem eu não sou de decorar fórmulas, só sei que eu calculo a distância entre dois pontos assim:
d=\sqrt{(x-x')^2+(y-y')^2}
d=\sqrt{(2-4)^2+(2-1)^2}
d=\sqrt{2^2+1}
d=\sqrt{5}

d) a partícula B passa pelo ponto (4,8).
x=4
t=(1/4)x
t=1
y=3t-2
y=3-2
y=1 que é diferente de 8

Eu só gostaria de saber se existe um jeito mais prático de resolver esse tipo de questão, pois como estou estudando para um concurso, cada minuto é precioso...
Desde já, muito obrigada a todos.
Rebeca Souza
rebeca_souza
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 00:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Fisica bacharelado incompleto na ufrn
Andamento: cursando

Re: Será que há um jeito mais fácil???

Mensagempor Elcioschin » Qua Dez 09, 2009 13:28

Você poderia ter simplificado assim:

A ----> x = 2t ----> t = x/2 ----> y = 3 - t ----> y = 3 - x/2 ----> x = 6 - 2y ----> Equação I

B ----> x = 4t ----> t = x/4 ----> y = 3t - 2 ----> y = 3*(x/4) - 2 ----> 4y = 3x - 8 ----> Equação II

I em II ----> 4y = 3*(6 - 2y) - 8 ----> 4y = 18 - 6y - 8 ----> 10y = 10 ----> y = 1----> x = 4

Para a partícula A ----> tA = x/2 ----> tA = 4/2 ----> tA = 2 ----> OU y = 3 - tA ---> 1 = 3 - tA ----> tA = 2

Para a partícula B ----> tB = x/4 ----> tB = 4/4 ----> tB = 1 ----> OU y = 3tB - 2 ---> 1 = 3tB - - 2 ----> tB = 1

Os tempos são diferentes porque o movimento de A começou antes de B

a) Falso
b) Falso ----> Para xA = 4 ----> yA = 1
c) Verdadeira (Vc provou isto)
d) Falso ---> Para xB = 4 ----> yB = 1

Não existe jeito mais fácil.
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: Será que há um jeito mais fácil???

Mensagempor rebeca_souza » Qua Dez 09, 2009 14:41

Muiiiiiiiiiiiiiiito obrigada Elcioschin!

Bem o que você me mostrou é bem mais rápido do que o que eu fiz. ;) Confesso que nunca fui muito boa em matemática. Era daquele tipo de aluno que só resolvia as questões da lista de exercício sabe, :$ entretanto eu sempre me dava bem nas provas, mas a falta de prática me impediu de desenvolver meu raciocínio e de aprender um monte de conteúdo, até mesmo na faculdade...
Obrigada mais uma vez pela atenção.
Rebeca Souza
rebeca_souza
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 00:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Fisica bacharelado incompleto na ufrn
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?