• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Área destinada para assuntos gerais ou considerados off-topic, excluindo quaisquer propagandas comerciais ou anúncios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

[Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Pessoa Estranha » Ter Ago 13, 2013 20:23

Olá pessoal. Estou cursando Matemática e, no final deste ano, tenho que optar entre Bacharelando e Licenciatura e, se optar por Bacharelando, tenho que escolher entre Pura e Aplicada. Já procurei informações em várias páginas da internet, mas nada me ajudou. Conversei também com algumas pessoas, colegas e professores, mas obtive pouca ajuda. Então, resolvi criar este tópico para uma nova tentativa de resolver o meu problema. Até pouco tempo, estava certa de que queria Bacharelando em Matemática Aplicada. Agora, venho tendo dúvidas. Gostaria muito de ser professora, contudo sei que é uma carreira bastante desvalorizada nos dias atuais. Mesmo assim, ainda pretendo lutar para conquistar um bom espaço nessa área. O que ocorre, porém, é que se eu fizer Licenciatura, pelo menos foi o que ouvi dizer, não poderei ser docente em universidades e sim, somente no Ensino Fundamental e Médio. Por outro lado, se fizer Bacharelando, terei mais opções de trabalho, o que é bom; contudo, já li que não poderei lecionar ou ser docente, a não ser que faça novamente o curso ou acrescente matérias da Licenciatura durante o Bacharelado, fato que não trouxe-me muita segurança ou fez cessar minha dúvida. Bem, agora, no caso de escolher Bacharelando, terei que optar entre Pura e Aplicada. Tais opções não foram esclarecidas o bastante para mim. Algumas pessoas dizem que a Matemática Pura é extremamente difícil e que a Aplicada nos traz mais opções de emprego. Assim, gostaria de informações, esclarecimento, uma ajuda. Valeu!
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Renato_RJ » Ter Ago 20, 2013 21:30

Boa noite !!

Olha, eu estou no último período de Licenciatura em Matemática e te digo, o licenciado em matemática pode lecionar nas universidades DESDE QUE faça um doutorado (atualmente as federais estão exigindo o doutorado, algumas particulares pedem apenas o mestrado - para pagar menos). A diferença entre licenciatura e bacharelado é que o bacharel tem foco na pesquisa/indústria enquanto o licenciando tem foco na educação se preocupando não apenas com os saberes matemáticos bem como a forma de transmissão e nas metologias que devem ser abordadas em função das dificuldades da turma.

Uma vantagem da licenciatura é que, caso você queira trabalhar logo que terminar a universidade, basta entrar em um colégio (você pode ir de professor até diretor de escola, coisa que um bacharel não pode), mas para fazer um mestrado (dependendo da sua faculdade e das disciplinas opcionais que você fizer) você vai ralar mais do que um bacharel, mas nada "do outro mundo". Acredite, conheci muitos que iniciaram a faculdade de matemática com "gás total" e chegaram no final sem "gás" para seguir o mestrado, logo acabaram por optar em lecionar em colégios.

Eu gostaria de ter feito o bacharelado, mas a minha universidade não possui o curso (somente licenciatura) e, praticamente, todos os professores do curso dizem que a licenciatura é mais flexível do que o bacharelado em questão de mercado de trabalho. Enfim, acho que acaba sendo mais gosto pessoal do que qualquer outra coisa...

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Pessoa Estranha » Ter Ago 20, 2013 22:29

Olá. Sim, ajudou bastante. Muito Obrigada! Acho que vou optar mesmo por licenciatura e talvez "puxar" algumas matérias (necessárias para ser aceita no mestrado) do bacharel só para garantir caso um dia eu queria fazer mestrado e seguir além mais; mas é como você mesmo disse, a licenciatura é um tanto mais flexível. Ouvi dizer que uma vez que se escolhe bacharelando, é preciso fazer mestrado e seguir adiante, além de que parece que há uma certa dificuldade para dar aulas no ensino médio, por exemplo. Então, o limite da escolha tende à licenciatura! ;)
Valeu!

Um abraço!
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Renato_RJ » Ter Ago 20, 2013 22:40

Eu faço licenciatura, mas fiz como opcionais as disciplinas Geometria Diferencial e Análise Complexa, e farei neste último período EDP e Cálculo Numérico como um reforço para o mestrado...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Pessoa Estranha » Qua Ago 21, 2013 15:30

Olha, me disseram que são poucas disciplinas necessárias, umas quatro ou cinco. Acho, não tenho certeza (vou procurar informar-me), que as disciplinas adicionais que você citou são algumas das necessárias, mas, de qualquer forma, você perguntar lá na faculdade onde estudo e depois escrevo aqui, ok? Parece que Cálculo Numérico, Geometria Diferencial, Análise Complexa são bastante importantes. Veja também se poderá fazer Cálculo Avançado....
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Renato_RJ » Qui Ago 22, 2013 12:35

Cálculo avançado pode sim (desde que tenha feito todos as cadeiras de cálculo). Uma disciplina que eu recomendo fortemente é Topologia, eu fiz como eletiva e é excelente !! Me ajudou muito em análise na reta e análise complexa.....
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: [Assuntos Gerais] Bacharelando ou Licenciatura.

Mensagempor Pessoa Estranha » Qui Ago 22, 2013 14:50

Eu procurei informar-me sobre aquelas disciplinas, porém a parte de pós-graduação da faculdade onde estudo estava fechada (greve). Contudo, as disciplinas para fazer um mestrado, na verdade, variam de uma faculdade para outra e, portanto não faria sentido eu lhe dizer quais são tais matérias, então acho que estamos no caminho certo! Valeu a ajuda. Agora estou mais direcionada para uma escolha e estou tendendo à licenciatura. Acho que será uma boa escolha, pois já faz muito tempo que tenho vontade de ser professora.... Então, sucesso para você e despeço-me por aqui. Até! Obrigada! ;)
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: [calculo] derivada
Autor: beel - Seg Out 24, 2011 16:59

Para derivar a função

(16-2x)(21-x).x

como é melhor fazer?
derivar primeiro sei la, ((16-2x)(21-x))' achar o resultado (y)
e depois achar (y.x)' ?


Assunto: [calculo] derivada
Autor: MarceloFantini - Seg Out 24, 2011 17:15

Você poderia fazer a distributiva e derivar como um polinômio comum.


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:26

Funciona da mesma forma que derivada de x.y.z, ou seja, x'.y.z+x.y'.z+x.y.z' substitui cada expressão pelas variáveis e x',y' e z' é derivada de cada um


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:31

derivada de (16-2x)=-2
derivada de (21-x)=-1
derivada de x=1
derivada de (16-2x)(21-x)x=-2.(21-x)x+(-1).(16-2x)x +1.(16-2x)(21-x)