• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

estatistica

estatistica

Mensagempor Lia » Sáb Out 03, 2009 01:00

ESCOLAS Nº DE ESTUDANTES
------------ MASCULINO ------------ FEMININO
A ------------ 90 ---------------------85
B ------------ 112 ------------------- 120
C ------------ 100 ------------------- 97
D ------------ 132 ------------------- 208
E ------------ 160 ------------------- 140
F ------------ 295 ------------------- 300

Total --------889 ---------------- 950



Boa noite gente, ai está o quadro com o número de alunos de uma escola e a questão pede a amostra estratificada de 100 alunos.
A minha dúvida é a seguinte, tem que dividir 100 pelo total masculino (889) e o resultado têm que multiplicar pelo total na escola A, B, C, D, E e F, repetir todo o procedimento com o total feminino, e esse resultado é a tal amostra estratificada? Ou tem q fazer mais alguma coisa? E se for isso, como que fica a montagem certa do quadro? Me ajudem por favor!


Obs: nem é bem um quadro isso q eu fiz, mas o melhor modo q consegui, acho q dá pra entender né pessoal? rsrs
Lia
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Out 03, 2009 00:24
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: marketing
Andamento: cursando

Re: estatistica

Mensagempor carlos r m oliveira » Ter Out 06, 2009 15:35

Fiz da seguinte forma:

Escolas Masc Fem Total
A 90 85 175
B 112 120 232
C 100 97 197
D 132 208 340
E 160 140 300
F 295 300 595
Total 889 950 1839

1º calcule a amostra correspondente para cada escola

Escolas Amostra por escola (100/1839*total da escola)
A 10
B 13
C 11
D 18
E 16
F 32
Total 100

A seguir, aplique o mesmo conceito para o gênero:

Ex.: Escola A e Masculino: (10/175)*90 e assim por diante...

Escolas Masc Fem Total
A 5 5 10
B 6 7 13
C 5 5 11
D 7 11 18
E 9 8 16
F 16 16 32
Total 48 52 100
carlos r m oliveira
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Out 05, 2009 11:13
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: administração
Andamento: cursando

Re: estatistica

Mensagempor Fe_Tavares » Qui Nov 05, 2009 16:30

Alguem poderia me ajudar com esses exercicios?

1) Qual a diferença entre Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão? Comente tudo o que julgar relevante.







2) Considere uma amostra de 45 valores para o preço de uma garrafa de água mineral de 500ml (em R$):

























1,20









1,40









1,50









1,50









1,60









2,00















0,95









1,10









1,00









2,35









2,50









1,90















1,80









1,60









1,80









1,70









1,50









1,60















1,30









1,40









1,50









1,70









1,90









1,50















2,20









2,50









3,00









2,40









1,20









1,00















1,60









1,50









1,50









1,40









1,70









1,10















0,87









1,70









1,50









1,40









1,60









1,30















1,35









1,80









2,10




a) Agrupar os dados em classes, construindo a distribuição de freqüências.







b) Calcular a média, mediana e moda dos dados agrupados.







c) Calcular a variância e o desvio padrão dos dados agrupados
Fe_Tavares
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 05, 2009 15:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Ciências Contábeis
Andamento: cursando

Re: estatistica

Mensagempor Lucio Carvalho » Ter Nov 10, 2009 10:43

Olá fe_Tavares,
Tentarei ajudar na resolução dos exercícios.
Quanto à primeira pergunta, devemos lembrar que:
As Medidas de Tendência Central (média, moda e mediana) localizam o centro das observações.
Já as Medidas de Dispersão (desvio médio, variância e desvio-padrão) medem a variabilidade dos dados em relação ao centro das observações.

Apresento, em anexo, uma ajuda para a segunda pergunta.

Espero ter ajudado e até breve!
Anexos
Tabela de frequências.jpg
Tabela de frequência
Avatar do usuário
Lucio Carvalho
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 11:33
Localização: Rua 3 de Fevereiro - São Tomé
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Física/Química
Andamento: formado


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?