por Lia » Sáb Out 03, 2009 01:00
ESCOLAS Nº DE ESTUDANTES
------------ MASCULINO ------------ FEMININO
A ------------ 90 ---------------------85
B ------------ 112 ------------------- 120
C ------------ 100 ------------------- 97
D ------------ 132 ------------------- 208
E ------------ 160 ------------------- 140
F ------------ 295 ------------------- 300
Total --------889 ---------------- 950
Boa noite gente, ai está o quadro com o número de alunos de uma escola e a questão pede a amostra estratificada de 100 alunos.
A minha dúvida é a seguinte, tem que dividir 100 pelo total masculino (889) e o resultado têm que multiplicar pelo total na escola A, B, C, D, E e F, repetir todo o procedimento com o total feminino, e esse resultado é a tal amostra estratificada? Ou tem q fazer mais alguma coisa? E se for isso, como que fica a montagem certa do quadro? Me ajudem por favor!
Obs: nem é bem um quadro isso q eu fiz, mas o melhor modo q consegui, acho q dá pra entender né pessoal? rsrs
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Lia
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por carlos r m oliveira » Ter Out 06, 2009 15:35
Fiz da seguinte forma:
Escolas Masc Fem Total
A 90 85 175
B 112 120 232
C 100 97 197
D 132 208 340
E 160 140 300
F 295 300 595
Total 889 950 1839
1º calcule a amostra correspondente para cada escola
Escolas Amostra por escola (100/1839*total da escola)
A 10
B 13
C 11
D 18
E 16
F 32
Total 100
A seguir, aplique o mesmo conceito para o gênero:
Ex.: Escola A e Masculino: (10/175)*90 e assim por diante...
Escolas Masc Fem Total
A 5 5 10
B 6 7 13
C 5 5 11
D 7 11 18
E 9 8 16
F 16 16 32
Total 48 52 100
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carlos r m oliveira
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por Fe_Tavares » Qui Nov 05, 2009 16:30
Alguem poderia me ajudar com esses exercicios?
1) Qual a diferença entre Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão? Comente tudo o que julgar relevante.
2) Considere uma amostra de 45 valores para o preço de uma garrafa de água mineral de 500ml (em R$):
1,20
1,40
1,50
1,50
1,60
2,00
0,95
1,10
1,00
2,35
2,50
1,90
1,80
1,60
1,80
1,70
1,50
1,60
1,30
1,40
1,50
1,70
1,90
1,50
2,20
2,50
3,00
2,40
1,20
1,00
1,60
1,50
1,50
1,40
1,70
1,10
0,87
1,70
1,50
1,40
1,60
1,30
1,35
1,80
2,10
a) Agrupar os dados em classes, construindo a distribuição de freqüências.
b) Calcular a média, mediana e moda dos dados agrupados.
c) Calcular a variância e o desvio padrão dos dados agrupados
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Fe_Tavares
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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