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estatistica

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Mensagempor Lia » Sáb Out 03, 2009 01:00

ESCOLAS Nº DE ESTUDANTES
------------ MASCULINO ------------ FEMININO
A ------------ 90 ---------------------85
B ------------ 112 ------------------- 120
C ------------ 100 ------------------- 97
D ------------ 132 ------------------- 208
E ------------ 160 ------------------- 140
F ------------ 295 ------------------- 300

Total --------889 ---------------- 950



Boa noite gente, ai está o quadro com o número de alunos de uma escola e a questão pede a amostra estratificada de 100 alunos.
A minha dúvida é a seguinte, tem que dividir 100 pelo total masculino (889) e o resultado têm que multiplicar pelo total na escola A, B, C, D, E e F, repetir todo o procedimento com o total feminino, e esse resultado é a tal amostra estratificada? Ou tem q fazer mais alguma coisa? E se for isso, como que fica a montagem certa do quadro? Me ajudem por favor!


Obs: nem é bem um quadro isso q eu fiz, mas o melhor modo q consegui, acho q dá pra entender né pessoal? rsrs
Lia
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Re: estatistica

Mensagempor carlos r m oliveira » Ter Out 06, 2009 15:35

Fiz da seguinte forma:

Escolas Masc Fem Total
A 90 85 175
B 112 120 232
C 100 97 197
D 132 208 340
E 160 140 300
F 295 300 595
Total 889 950 1839

1º calcule a amostra correspondente para cada escola

Escolas Amostra por escola (100/1839*total da escola)
A 10
B 13
C 11
D 18
E 16
F 32
Total 100

A seguir, aplique o mesmo conceito para o gênero:

Ex.: Escola A e Masculino: (10/175)*90 e assim por diante...

Escolas Masc Fem Total
A 5 5 10
B 6 7 13
C 5 5 11
D 7 11 18
E 9 8 16
F 16 16 32
Total 48 52 100
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Re: estatistica

Mensagempor Fe_Tavares » Qui Nov 05, 2009 16:30

Alguem poderia me ajudar com esses exercicios?

1) Qual a diferença entre Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão? Comente tudo o que julgar relevante.







2) Considere uma amostra de 45 valores para o preço de uma garrafa de água mineral de 500ml (em R$):

























1,20









1,40









1,50









1,50









1,60









2,00















0,95









1,10









1,00









2,35









2,50









1,90















1,80









1,60









1,80









1,70









1,50









1,60















1,30









1,40









1,50









1,70









1,90









1,50















2,20









2,50









3,00









2,40









1,20









1,00















1,60









1,50









1,50









1,40









1,70









1,10















0,87









1,70









1,50









1,40









1,60









1,30















1,35









1,80









2,10




a) Agrupar os dados em classes, construindo a distribuição de freqüências.







b) Calcular a média, mediana e moda dos dados agrupados.







c) Calcular a variância e o desvio padrão dos dados agrupados
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Re: estatistica

Mensagempor Lucio Carvalho » Ter Nov 10, 2009 10:43

Olá fe_Tavares,
Tentarei ajudar na resolução dos exercícios.
Quanto à primeira pergunta, devemos lembrar que:
As Medidas de Tendência Central (média, moda e mediana) localizam o centro das observações.
Já as Medidas de Dispersão (desvio médio, variância e desvio-padrão) medem a variabilidade dos dados em relação ao centro das observações.

Apresento, em anexo, uma ajuda para a segunda pergunta.

Espero ter ajudado e até breve!
Anexos
Tabela de frequências.jpg
Tabela de frequência
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.