-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478517 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 533385 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 496906 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 710246 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2129459 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por ALPC » Qua Mai 22, 2013 17:50
Estou tendo problemas para resolver essa questão de trigonometria no triângulo retângulo no qual eu creio que se pode ser resolvido com Teorema de Pitágoras:
No jogo de bocha, disputado num terreno plano, o objetivo é conseguir lançar uma bola de raio 8 o mais próximo possível de uma bola menor, de raio 4. Num lançamento, um jogador conseguiu fazer com que as duas
bolas ficassem encostadas, conforme ilustra a figura abaixo. A distância entre os pontos A e B, em que as bolas
tocam o chão, é
a) 8
b) 6?2
c) 8?2
d) 4?3
e) 6?3
Resposta: C
Eu tentei resolver da seguinte maneira:
Simplificando:
-
ALPC
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 19
- Registrado em: Sex Jan 04, 2013 16:26
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Pedro123 » Qui Mai 23, 2013 16:45
Seu raciocinio esta 100% correto, porém, na hora de escrever o cateto conhecido, esqueceu de descontar os raios, no caso, nao seria 8, e sim 4 cm. Tente fazer assim. Abraços
-
Pedro123
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Qui Jun 10, 2010 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Mecanica - 1° Período
- Andamento: cursando
por ALPC » Qui Mai 23, 2013 18:30
Oi Pedro, ainda não estou conseguindo entender o motivo daquele cateto medir 4 e não 8.
O exercício diz:
No jogo de bocha, disputado num terreno plano, o objetivo é conseguir lançar uma bola de raio 8 o mais próximo possível de uma bola menor, de raio 4.
Pelo que eu entendi disso, esse cateto que vai do raio da maior bola até o ponto A deve medir 8, pois esse cateto começa do raio(8) até o ponto A.
Você poderia me explicar isso?
-
ALPC
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 19
- Registrado em: Sex Jan 04, 2013 16:26
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Pedro123 » Qui Mai 23, 2013 21:51
Então... Pelo que eu estou vendo, creio que está confundindo onde o triângulo retângulo é formado, tomei a liberdade de usar o desenho acima para ilustrar melhor o que acontece. O fato é, o triângulo retângulo é formado pelos pontos CFD, e não pelos pontos CAB. Porém, como podemos ver, o segmento AB é igual ao segmento DF, portanto basta calcularmos DF para sabermos AB. Veja tambem que o cateto CF não é igual à 8, pois não é CA, sendo assim, ele é uma diferença entre CA (8) e FA, onde FA é igual a BD, que vale 4, pois é o raio da esfera menor. Assim, CF = CA - AF = 8 - 4 = 4
Creio que agora ficou um pouco menos confuso o meu pensamento. Se tiver mais dúvidas, é so falar. abraços
- Anexos
-
- exer_01.jpg (5.54 KiB) Exibido 6638 vezes
-
Pedro123
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Qui Jun 10, 2010 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Mecanica - 1° Período
- Andamento: cursando
por ALPC » Dom Mai 26, 2013 00:20
Agora eu consegui entender Pedro, obrigado.
-
ALPC
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 19
- Registrado em: Sex Jan 04, 2013 16:26
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Teorema de Pitágoras - dúvidas no problema
por Sal » Sáb Mar 24, 2012 20:03
- 0 Respostas
- 4534 Exibições
- Última mensagem por Sal
Sáb Mar 24, 2012 20:03
Geometria Plana
-
- teorema de pitagoras
por stanley tiago » Sex Jan 21, 2011 15:59
- 5 Respostas
- 4150 Exibições
- Última mensagem por stanley tiago
Sáb Jan 22, 2011 15:49
Geometria Analítica
-
- teorema de pitagoras
por stanley tiago » Dom Fev 13, 2011 18:35
- 4 Respostas
- 3068 Exibições
- Última mensagem por stanley tiago
Seg Fev 14, 2011 22:00
Geometria Analítica
-
- teorema de pitagoras
por stanley tiago » Sáb Fev 19, 2011 10:26
- 1 Respostas
- 1643 Exibições
- Última mensagem por stanley tiago
Dom Fev 20, 2011 17:48
Geometria Analítica
-
- Teorema de Pitágoras
por Lorrane12 » Sex Mar 23, 2012 19:50
- 9 Respostas
- 11492 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira
Sex Mar 30, 2012 00:19
Trigonometria
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.