por Erick » Dom Mar 17, 2013 13:30
Estou tentando resolver o seguinte limite:
![\lim_{x->2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{x-2} \lim_{x->2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{x-2}](/latexrender/pictures/9e328d21f2f24b18164967a6b92e3070.png)
, mas estou tendo problemas para utilizar a formula de

(a-b)*(a^2+ab+b^2) pois eu pesquisei em outros locais mas eles resolvem apenas deixando a parte de baixo (x-2) como a de cima. Estou em duvida se posso resolver a parte de cima ao inves da parte de baixo e se qnd for "simplificar" eu devo sempre colocar a
![\sqrt[3]{x} \sqrt[3]{x}](/latexrender/pictures/6833f4eaccfb60d5c13fdf6b6cc30aef.png)
ou somente

para "a".
Ou seja, devo resolver fazendo assim:
![\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2} \sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}](/latexrender/pictures/5ff21f1fed38444f63a4e01c32543170.png)
=........ ou apenas assim

=.....
Nao sei se vcs entenderam a pergunta e peço desculpas se postei em local errado ou com tema incorreto. Grato desde ja
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Erick
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por e8group » Dom Mar 17, 2013 14:32
Observe que
![x - 2 = (x^3)^{1/3} - (2^3)^{1/3} = (\sqrt[3]{x})^3 - (\sqrt[3]{2})^3 x - 2 = (x^3)^{1/3} - (2^3)^{1/3} = (\sqrt[3]{x})^3 - (\sqrt[3]{2})^3](/latexrender/pictures/eec1f1f7da0f0770630cbef599a293a9.png)
.
Sabemos que

.Substituindo-se
![a = \sqrt[3]{x} a = \sqrt[3]{x}](/latexrender/pictures/fcb7438849ec4c127e7b09d293d32897.png)
e
![b = \sqrt[3]{2} b = \sqrt[3]{2}](/latexrender/pictures/a90aa25ac8706f1f972723d12adfb9ed.png)
obtemos
![(\sqrt[3]{x})^3 - (\sqrt[3]{2})^3 = (\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2} )( [\sqrt[3]{x}]^2 + \sqrt[3]{x} \cdot \sqrt[3]{2} + (\sqrt[3]{2})^2) (\sqrt[3]{x})^3 - (\sqrt[3]{2})^3 = (\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2} )( [\sqrt[3]{x}]^2 + \sqrt[3]{x} \cdot \sqrt[3]{2} + (\sqrt[3]{2})^2)](/latexrender/pictures/979a77505951b5effaf8888254ad3c2a.png)
.
Ou seja ,
![x - 2 = (\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2} )( [\sqrt[3]{x}]^2 + \sqrt[3]{x} \cdot \sqrt[3]{2} + (\sqrt[3]{2})^2) x - 2 = (\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2} )( [\sqrt[3]{x}]^2 + \sqrt[3]{x} \cdot \sqrt[3]{2} + (\sqrt[3]{2})^2)](/latexrender/pictures/43736e0f325424fa0e199739dd3236de.png)
.
Agora tente concluir .
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e8group
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por Erick » Dom Mar 17, 2013 14:42
Eu estava com exatamente esta duvida. Agr eu entendi, mt obrigado
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Erick
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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