por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 14:13
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por young_jedi » Sex Nov 16, 2012 14:52
a equação é


mais repare que

então

simplificando

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por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 15:10
young_jedi escreveu:a equação é


mais repare que

então

simplificando

Obigada, eu entendi o procedimento até aqui. Mas, como continua?
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por young_jedi » Sex Nov 16, 2012 15:20
daqui em diante não encontrei nenhuma maneria de simpificar mais
poderia ficar

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por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 15:42
young_jedi escreveu:daqui em diante não encontrei nenhuma maneria de simpificar mais
poderia ficar

As alternativas são 0, 1, 2 e log

=s
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por young_jedi » Sex Nov 16, 2012 16:39
não encontrei nenhuma maneira de chegar a uma destas alternativas...
verifique se o enunciado é este mesmo que voce postou, se não tem nada mais informando no exercicio
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por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 18:23
young_jedi escreveu:não encontrei nenhuma maneira de chegar a uma destas alternativas...
verifique se o enunciado é este mesmo que voce postou, se não tem nada mais informando no exercicio
Não vejo qual é o problema... Esta é uma questão da UFOP-MG e o enunciado diz somente "Ao simplificar a expressão obtém-se". Acabei de verificar e eu digitei corretamente a expressão. =/
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por young_jedi » Sex Nov 16, 2012 19:39
tem como voce me passar um link com a questão?
ai eu do uma olhada
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por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 20:13
young_jedi escreveu:tem como voce me passar um link com a questão?
ai eu do uma olhada
Desculpe, não encontrei na internet. Ela está na minha apostila de matemática feita pela minha própria escola. Mas ela está exatamente assim:
(UFOP-MG)Ao simplificar a expressão
![log(1-{a}^{3})-log(1-a)-log[(1+a)+1] log(1-{a}^{3})-log(1-a)-log[(1+a)+1]](/latexrender/pictures/7246a6235c5d971c4218c27b4512f88a.png)
obtém-se:
a) 0
b) 1
c) 2
d)

A não ser que contenha algum erro de digitação na apostila.
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por young_jedi » Sex Nov 16, 2012 21:06
obrigado tamysoares
verifiquei a questão e realmente não consegui chegar em nenhuma das respostas, talvez tenha algo que agente não esteja conseguindo visualizar, mas o mais provavel é que exista algum erro de digitação em sua apostila, se tiver como voce conferir com o pessoal que faz a apostila ou com algum professor é melhor.
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por thamysoares » Sáb Nov 17, 2012 09:36
young_jedi escreveu:obrigado tamysoares
verifiquei a questão e realmente não consegui chegar em nenhuma das respostas, talvez tenha algo que agente não esteja conseguindo visualizar, mas o mais provavel é que exista algum erro de digitação em sua apostila, se tiver como voce conferir com o pessoal que faz a apostila ou com algum professor é melhor.
ok, muito obrigada =D
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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