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[INEQUAÇÃO] mais uma...

[INEQUAÇÃO] mais uma...

Mensagempor danielrodrigues » Seg Nov 05, 2012 23:49

Olá galera...eu novamente...tentei resolver essa inequação mas nao fui muito longe..
{2}^{x+2} + {2}^{-1-x} \leq 3
Fiz a separação dos numeros elevados e ficou assim
{2}^{x}.{2}^{2} + {2}^{-1}.{2}^{-x} \leq 3
certo...dai substitui
{2}^{x} por y ficou assim: 4y+\frac{1}{2}.{y}^{-1} \leq 3
após o MMC
ficou: {8y}^{2} - 6y +1 \leq 0
daí apliquei bhaskara e obtive:
y' \leq 1/2 e y" \leq1/4
não sei se o procedimento está incorreto...só sei que cheguei até aí e não soube continuar...
se vcs puderem me ajudar...
Obrigado
danielrodrigues
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Re: [INEQUAÇÃO] mais uma...

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 06, 2012 01:44

Até a inequação 8y^2 -6y +1 \leq 0 está OK. Agora calculando o discriminante temos \Delta = (-6)^2 -4 (8) (1) = 36 - 32 = 4, daí y = \frac{-(-6) \pm \sqrt{4}}{16}, que leva a \frac{8}{16} e \frac{4}{16} como raízes.

Como a parábola está virada de "boca para cima", ela será negativa entre as raízes. Logo teremos que, para que a inequação seja satisfeita, a variável está no intervalo \left[ \frac{4}{16}, \frac{8}{16} \right], ou seja, \frac{4}{16} = \frac{1}{4} = 2^{-2} \leq y \leq \frac{8}{16} = \frac{1}{2} = 2^{-1}.

Voltando à variável original, temos que 2^{-2} \leq 2^x \leq 2^{-1}, de onde concluímos que 1 \leq 2^{x+2} \leq 2. Finalmente, 0 \leq x+2 \leq 1 e portanto -2 \leq x \leq -1.
Editado pela última vez por MarceloFantini em Ter Nov 06, 2012 13:44, em um total de 1 vez.
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Re: [INEQUAÇÃO] mais uma...

Mensagempor danielrodrigues » Ter Nov 06, 2012 08:02

Cara só nao entendi pq vc nao resolveu a raiz de 4 na hora de calcular o y...vc simplesmente somou 6+4 e subtraiu 6-4 mas na verdade é raiz de 4=2
danielrodrigues
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Re: [INEQUAÇÃO] mais uma...

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 06, 2012 13:44

Porque eu errei, você está certo. Já corrigi. Obrigado.
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Re: [INEQUAÇÃO] mais uma...

Mensagempor danielrodrigues » Ter Nov 06, 2012 15:29

Imagina brother...eu quem agradeço!!
Agora entendi! Obrigado!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?